Novo conceito traz reformulação das rações DogChow

By Dog Dicas on 14 de junho de 2011

Ração para filhotes Purina DogChow
O novo aspecto visual das embalagens da Purina DogChow (foto: Nestlé Purina)

Todos nós sabemos o quanto é importante alimentarmos nossos cães adequadamente, com uma dieta equilibrada, saudável, saborosa e adequada para cada fase da vida de nossos melhores amigos. E, é claro, para isso não medimos esforços e cuidamos da alimentação de nossos cães assim como fazemos com os membros de nossas famílias.

Pensando nisso, é que a Nestlé Purina, presente em 75 países, lançou recentemente um novo conceito para a linha de alimentos DogChow: “Ele é mais que um cão, é parte da família”.

Definido após uma pesquisa com mais de 4 mil proprietários de cães e gatos, cujos resultados demonstraram que a preocupação dos donos com a alimentação dos animais de estimação é a mesma que com os demais membros da família.

O novo conceito da marca DogChow Nutrição + Vida Saudável chegou no começo de junho ao mercado brasileiro – composto por cea de 32 milhões de cães, segundo dados de 2010 da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (ANFAL) – com novo aspecto visual das embalagens, que vêm com cores marcantes e com mais informações sobre nutrientes, idade e porte do cão.

Além disso, de acordo com a fabricante, a DogChow Nutrição + Vida Saudável, apresentada em sete tipos de alimentos secos, teve sua composição nutricional enriquecida para auxiliar o desenvolvimento do sistema imunológico nos filhotes, melhorar as funções orgânicas e o funcionamento de órgãos como o pulmão e o coração e ainda servir como um alimento completo para a saúde de cães e gatos com idade acima de 7 anos.

Ainda segundo a Nestlé Purina, cuja fábrica fica em Ribeirão Preto (SP), a DogChow Nutrição + Vida Saudável será sua primeira marca a ingressar nas redes sociais. A previsão é de que até o final do mês de junho a DogChow Nutrição + Vida Saudável já esteja com perfis ativos no Orkut, Twitter e Facebook.

Cães serviam de alimento para humanos pré-históricos

By Dog Dicas on 17 de fevereiro de 2011

Samuel Belknap III
Samuel Belknap III posando com crânio de cão doméstico (foto: Associated Press)

O cachorro é o melhor amigo do homem. Disso, todo mundo sabe. Afinal, assim vem sendo há milhares de anos. Desde os tempos em que nossos ancestrais viviam em cavernas, os cães vem oferecendo proteção e companhia ao ser humano.

Mas, algo que ninguém sabia sobre o nosso amigo canino acaba de ser revelado por uma equipe de paleontólogos dos Estados Unidos. Dez mil anos atrás, os cães também serviam de alimento para humanos. Esse estranho hábito alimentar ficou provado quando foi achado um pedaço de osso de cachorro em meio a excrementos humanos pré-históricos.

O pesquisador responsável pela descoberta, Samuel Belknap III disse não ter se surpreendido com o fato de cachorros servirem de alimentação aos seres humanos. Segundo ele, era uma prática aceita em diversas populações.

O hábito pode parecer estranho e causar repulsa aos amantes de cães, mas ainda é comum nas culturas orientais. Na China, é um prato muito apreciado. Mas, até mesmo aqui no Brasil, já foi encontrado um abatedouro de cachorros.

Se você ficou com medo de seu melhor amigo ir parar na panela, não se preocupe. No Brasil, por lei, não é permitido matar e comer animais domésticos, como cachorro e gato. Mas, a verdade é que existe muita carne suspeita sendo vendida pelas ruas, seja no cachorro-quente ou no famoso “filé miau”.

Cães órfãos pedem ajuda depois de desastre ambiental na serra

By Dog Dicas on 20 de janeiro de 2011

Mais de vinte cães já foram adotados (foto: Glauco Araújo / G1)

O maior desastre ambiental da história do país devastou a região serrana do Rio de Janeiro. No desespero para salvar a própria vida – ao mesmo tempo em que se perdia casa e familiares – muitos cães foram deixados para trás.

Muitos desses órfãos caninos sobreviveram e 150 foram resgatados em Teresópolis – uma das cidades afetadas pelas enchentes e deslizamentos. Depois das chuvas, muitos donos voltaram às suas casas para procurar seus animais de estimação e não os encontraram.

Alguns animais desaparecidos puderam ser localizados por seus antigos proprietários no abrigo da ONG Estimação. Entretanto, a maioria deles aguarda para ser adotada. Enquanto novos donos não aparecem, eles são cuidados por voluntários.

20 adoções já foram realizadas, mas é preciso mais. Mesmo quem não pode dar um novo lar para esses cães, também pode ajudar. Os abrigos pedem doações de ração, coleiras ou dinheiro.

Conheça os locais para doação:

Pelo Próximo e Clube do Totó (Postos de Coletas no Rio de Janeiro):
Flamengo: Rua Correa Dutra-99/loja5
Méier: Carla Bello -8829-9026Copacabana: Loja Bicho Bacana- Rua Sta. Clara, 110
Lojas Patas & Penas: Botafogo, Urca e Norte Shopping
Gávea: loja Pet Gávea- R. Marquês de São Vicente

Suipa – Sociedade União Internacional Protetora Dos Animais
Banco Itaú
Agência: 0584
Conta Poupança: 54979-4 / 511 (complemento)
CNPJ: 00.108.055/0001-10

Univida – Instituto Univida de Proteção Animal
Banco Itaú
Agência: 6542
Conta corrente: 06841-3

Grupo Estimação
Banco Itaú
Agência: 6103
Conta Corrente: 19918-5
CNPJ: 08.996.430/0001-17

WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal)
Banco Bradesco
Agência: 0279
Conta-poupança: 172813-0
CNPJ: 04.363.242/0001-09

Snoopy completa 60 anos e ainda conquista fãs pelo mundo todo

By Dog Dicas on 30 de dezembro de 2010

Snoopy e Charlie Brown (foto: www.snoopy.com)

Você conhece o beagle carismático, dono de uma imaginação fantasiosa, que acaba de completar 60 anos? A resposta é: sim! Estamos falando de Snoopy, o famoso personagem de história em quadrinhos criado por Charles Schulz no final de 1950.

Snoopy chegou inesperadamente aos lares americanos numa tira de quadrinhos chamada Peanuts. Contudo, somente dois anos depois é que o beagle verbalizou pela primeira vez seus pensamentos aos leitores por meio de balões.

A partir daí, o cão, cujo nome inicial seria Sniffy (o nome mudou por coincidir com outro personagem de história em quadrinhos da época) conquistou uma legião de fãs cada vez maior com seu jeito divertido e seus sonhos engraçados enquanto dormia no teto de sua casinha.

Numa tentativa do autor de ‘humanizar’ o personagem e fazer com que os leitoresse enxergassem no pequeno beagle, no seu mundo de fantasia, Snoopy assumia a faceta de várias personalidades de renome, como, por exemplo, a de um piloto da Primeira Guerra Mundial (quando o personagem colocava óculos de aviador e capacete e voava em sua casinha) ou Joe Cool (quando colocava seus óculos de sol e se encostava na parede sem fazer nada). Mas na vida real Snoopy era um excelente shortstop da equipe de baseball de Charlie Brown, seu dono.

Seu melhor amigo era Woodstock, um pássaro amarelo que dialogava por meio de balões com apóstrofes e símbolos, o que, segundo o autor, era a “linguagem dos pássaros”.

Snoopy piloto (foto: Schulz)

Charles Schulz faleceu em 2000, mas sua esposa, Jeannie Schulz, conta que Snoopy foi influenciado por diversos cães que a família teve durante todos esses anos. Além disso, Jeannie lembra que, apesar de Snoopy ser um personagem da ficção, o autor se debruçava em pesquisas de profundidade antes de compor as histórias em quadrinhos visando tornar as temáticas o mais próximo possível da realidade, como ocorreu na série de Snoopy feita nos anos 60 sobre ambliopia (deficiência visual).

“Ele foi atrás de um amigo oftalmologista para obter informações sobre a doença e levou um bom tempo para processá-las antes de fazer uma história engraçada sobre o assunto. Charles constantemente aprendia coisas novas nessas pesquisas aprofundadas e suas tiras refletem todo esse conhecimento acumulado”, lembra Jeannie.

Outro fato curioso das tiras de Snoopy foi quando, ao invés de colocar notas musicais aleatórias nos balões, o autor colocou as notas de uma composição de Beethoven, seu ídolo, e se emocionou quando um pianista lhe escreveu uma carta comentando sobre o episódio.

Embora novas tiras não estejam mais sendo criadas, Snoopy ainda é distribuído em mais de 2.600 jornais do mundo todo e Jeannie fez do legado de seu falecido marido o trabalho de sua vida. Atualmente, ela está à frente da marca Snoopy e do Charles M. Schulz Museum, localizado Califórnia, que recebe visitantes de vários países.

Snoopy e Woodstock (foto: Schulz)

“Sempre dizemos ‘Charlie não teria gostado disso ou feito dessa maneira’. Por isso, espero que as pessoas que comandarem o museu e a marca Snoopy quando eu também me for digam: vamos fazer dessa maneira, pois foi assim que Jeannie nos ensinou”, confessa a esposa.

Mesmo com 60 anos, o cão, que odiava doces de coco e bolachas e tinha medo dos pedaços de gelo que balançavam em cima de sua casa, ainda tem sua imagem estampada em produtos pelo mundo todo e sua marca é sucesso absoluto de vendas.

Desenho animado

O sucesso das tiras de quadrinhos Peanuts foi tamanho, que em 1973 transformaram-nas em desenho animado de mesmo nome. O primeiro episódio da série, “A Charlie Brown Thanksgiving” (O Dia de Ação de Graças de Charlie Brown), foi o primeiro passo para popularizar ainda mais Snoopy e seus amigos e rendeu, inclusive, a filmagem de quatro longa-metragens de Snoopy.

Além de Snoopy e Woodstock, o desenho Peanuts também tinha como personagens de destaque:

  • Charlie Brown: é o dono de Snoopy e, apesar de ter oito anos e meio, vive cheio de preocupações. Possui humor melancólico, é calvo e está sempre de calças curtas.
  • Patty Pimentinha (ou Patrícia Pimentinha): a personagem caracteriza-se por ser bem humorada, não ir bem na escola e possuir uma paixão secreta por Charlie Brown, a quem chama pelo telefone, carinhosamente, de “Minduim”.
  • Marcie: é uma garota tímida, míope e boa aluna. Assim como sua melhor amiga (Patty Pimentinha), ela possui uma queda secreta por Charlie Brown.
  • Linus van Pelt: muito observador e erudito, o personagem é o melhor amigo de Charlie Brown e se caracteriza por aparecer sempre agarrado ao seu cobertor azul.
  • Lucy van Pelt: irmã mais velha de Linus, a personagem tem uma personalidade marcante: vive dando ordens, é egoísta e sarcástica.
  • Sally Brown: é a irmã mais nova de Charlie Brown. Além de ser muito crítica e teimosa, Sally não se interessa muito pelo baseball. É apaixonada por Linus, usa sempre um vestido azul ou rose e,  freqüentemente, aparece com uma flor na cabeça.
  • Schroeder: se distingue dos demais personagens pelo seu talento em tocar piano e sua paixão pela música clássica. É fã do compositor Ludwig van Beethoven.

Pet South America 2011 terá novidades para visitantes

By Dog Dicas on 21 de dezembro de 2010

A Pet South America é um dos eventos do mercado Pet mais importantes da America Latina (foto: NuernbergMesse / divulgação)

Um dos mais importantes eventos da América Latina voltados para o mercado pet e veterinário, a Pet South America, já tem data e local definidos para 2011: de 18 a 20 de outubro, no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante a edição de 2010, a feira, promovida pela NürnbergMesse Brasil, recebeu mais de 20 mil visitantes que puderam conferir exposições de cerca de 200 marcas sobre estética, saúde, acessórios e alimentação animal.

Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, enfatiza a relevância do evento para o segmento pet. “Nosso objetivo é reunir as empresas mais expressivas do setor, estreitar relacionamentos e proporcionar um ambiente para geração de novos negócios”, explica.

Além disso, durante o evento também foram realizados o 8º Congresso Paulista de Medicina Veterinária (Convapet) e o 10º Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Conpavepa). Ao todo, os congressos reuniram aproximadamente 1,6 mil profissionais.

“A realização de palestras tão importantes para a comunidade veterinária é resultado da parceria da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). Ambas as organizações reconhecem o crescimento da Pet South America como plataforma de negócios e ponto de encontro do segmento veterinário em toda a América Latina. A união destas entidades certamente fortalece o setor ao oferecer debates, discussões, estudos e pesquisas aos profissionais da área e ao meio acadêmico”, destacou Ligia.

Segundo os organizadores do evento, a 10ª edição da Pet South America estará cheia de novidades para os visitantes, dentre as quais a realização de um congresso único e inovador que reunirá 28 especialidades da medicina veterinária com o objetivo de promover debates e apresentar estudos e pesquisas a profissionais e estudantes de toda a América Latina.

“Nos vemos em outubro em novo pavilhão e com muito mais conteúdo”, adiantou um dos organizadores da Pet South America, uma das maiores plataformas negócios e ponto de encontro do segmento veterinário de toda a América Latina.

10ª edição da Pet South America será em outubro de 2011. Na programação do maior evento pet da América Latina já estão confirmados dois congressos.

Ou Eu ou o Cachorro, de Victoria Stilwell, ensina a educar seu cão

By Dog Dicas on 15 de dezembro de 2010

Ou Eu ou o Cachorro, livro de Victoria Stilwell, ensina aos donos como educar seu cão (foto: divulgação)

Seu cão anda desobedecendo, vive estragando suas coisas e ainda se comporta mal? Talvez a solução para esses problemas possa ser encontrada no livro “Ou eu ou o cachorro – dicas infalíveis para ter uma relação melhor com cães desobedientes”, escrito por Victoria Stilwell, treinadora de cães reconhecida por seu método da recompensa e apresentadora do Programa “Ou eu ou o Cachorro” (It´s Me or the Dog).

O livro, dentre outros assuntos, traz explicações sobre como funciona o mecanismo de aprendizagem dos cães e sobre o que fazer quando a situação com o pet está fora de controle.

Na introdução da obra a autora avisa que dará conselhos sobre cuidados gerais com os cães e apresentará soluções testadas na prática para os principais problemas com cães indisciplinados. Contudo, Victoria também ressalta logo de início que é contra o método da dominância: “treinamento não tem nada a ver com impôr sua vontade ao cachorro, mas, sim, dar a eles as ferramentas para que viva em seu mundo”.

Além disso, em todos os capítulos a treinadora reitera que para convivermos harmoniosamente com os cães é preciso que, desde filhotes, aprendamos a pensar como eles, falar sua língua e ver o mundo com seus olhos.

A grande novidade encontrada nas páginas do livro é o programa para aplicação em cães de todas as idades e raças. Elaborado por Victoria, o programa didático traz o passo-a-passo para educar os cães corretamente, falar com os animais, fornecer alimentação adequada e, finalmente, harmonizar a convivência dos seres humanos com seus animais de estimação.

Rico em ilustrações e com uma linguagem simples e atrativa, o livro – publicado no país em 2009 pela editora Panda Books – é um excelente guia tanto para donos de filhotes quanto para quem possui cães adultos com hábitos desagradáveis. Fica a dica para escolhê-lo como um ótimo presente de Natal.

Editora Abril lança Guia de Saúde do Pet

By Dog Dicas on 14 de dezembro de 2010

O Guia de Saúde do Pet é revisado por Mário Marcondes dos Santos e Fernanda S. Fragata do Hospital Veterinário Sena Madureira(foto: Editora Abril / divulgação)

Só quem tem um animal de estimação sabe as inúmeras dúvidas que, muitas vezes, atormentam os donos no que diz respeito aos cuidados com a saúde e o bem estar de nossos companheiros.

Pensando nisso, recentemente a Editora Abril lançou o Guia de Saúde do Pet,  uma espécie de livro de bolso da Revista Saúde! que reúne, de forma clara e muito atrativa, informações e orientações de renomados veterinários e comportamentalistas animais.

Com conteúdo revisado por Mário Marcondes dos Santos e Fernanda S. Fragata, médicos veterinários e diretores do Hospital Veterinário Sena Madureira, o guia aborda temas como adestramento, peculiaridades de cada fase da vida, acasalamento, orientações para evitar dor de cabeça na hora de viajar com o animal, cuidados de higiene, alimentação, chegada da velhice e até mesmo a morte do cão.

No primeiro capítulo o Guia traz informações sobre as vantagens e benefícios que a companhia de um animal de estimação traz para a saúde humana, além de abordar as características físicas e comportamentais de cães e gatos.

Além do projeto gráfico bem elaborado e colorido, outro diferencial da publicação são as dicas de prevenção dos principais problemas que acometem os pets.

O Guia de Saúde do Pet é vendido por R$ 24,90 e pode ser encontrado na loja on-line da editora Abril.

Sempre ao seu Lado estréia dia 18 no Telecine Premium

By Dog Dicas on 13 de dezembro de 2010

Sempre ao seu lado / Hachiko – A Dog’s Story (foto: divulgação)

Até onde vai a lealdade de um cão ao seu dono? Esse é o questionamento levantado pelo filme “Sempre ao seu lado” (Hachiko – A Dog’s Story), que no próximo dia 18 (sábado), às 22 horas, estreará no Telecine Premium.

Lançado em 2009, o filme é uma refilmagem de “Hachikô monogatari”, um longa japonês de 1987. A narrativa é baseada na real e emocionante história de um professor da Universidade de Tóquio, Hidesaburo Ueno, e seu cão, Hachiko.

Após ser encontrado numa estação ferroviária pelo professor (Parker Wilson, no filme), um cão, da raça Akita, é adotado pelo personagem e sua esposa. Hachiko então passa a acompanhar o dono todos os dias até a estação de trem e o espera no mesmo local para retornarem juntos para casa depois do expediente. Contudo, um acontecimento inesperado prova que a relação de ambos é tão forte que transcende até mesmo os limites da morte.

Em japonês, Hachi significa o numeral oito que, devido ao seu formato entrelaçado, simboliza a ligação entre o plano espiritual e o terreno. Assim, “Sempre ao seu lado” é uma linda história de companhia e amor eterno que vale a pena ser assistida.

Adestramento de cães aumenta audiência no Domingão do Faustão

By Dog Dicas on 9 de dezembro de 2010

Betty Lago e o seu Golden Retriever, Chico (foto: Globo.com / divulgação)

Ensinar truques, fazer o cão executar com perfeição comandos de adestramento e ser premiado com um carro 0 km. Esse é o objetivo do quadro Cachorrada Vip, que estreou sua segunda edição no último dia 28/11 no programa Domingão do Faustão.

O quadro reúne seis personalidades do ‘mundo dos famosos’ que, com o auxílio do adestrador André Barreto, têm que treinar seus cães para mostrarem suas habilidades e obediência no menor tempo possível no palco do programa.

Dentre as tarefas a serem cumpridas pelos cães sob o comando de seus donos, estão exercícios de Agility, obediência a comandos como “senta”, “late”, “fica”, “deita”, além de treinamentos semanais intensivos.

Ao ficar com a maior nota da segunda fase da competição no programa do dia 05/11, a atriz Carolinie Figueiredo se emocionou no palco com seu cão Tuffo.

“Ele era teimoso, mal educado, e após um mês de treinamento já está respondendo aos comandos. Quando ele aprendeu a sentar, quase chorei. A gente está bem mais próximo, mudou o comportamento”, contou.

Para Gustavo Leão, ator, participar do Cachorrada Vip está sendo uma das melhores experiências de sua vida. “Ele é inteligente e quando chega nos treinos vai direto para os exercícios. Percebo que ele está mais comportado em casa. A competição está fazendo com que eu conheça mais o meu cachorro, melhorando nossa convivência”, afirmou o dono de Snow.

Julgados por uma equipe composta por atores convidados e um adestrador profissional de cães, os participantes da segunda edição do Cachorrada Vip são: Tande (ex-jogador de vôlei) com seu micro maltês Zack; Gustavo Leão e seu westie Snow; Ellen Jabour e seu vira-lata Pluft; Betty Lago com seu golden retriever Chico; Carolinie Figueiredo com seu poodle Tuffo e Rafael Cardoso com seu golden retriever Elvis (dupla eliminada no último domingo 05/12).

A dupla que mostrar maior entrosamento e obtiver as melhores notas em decorrência de truques executados com perfeição e de obediência ao maior número de comandos será premiada ao final da atração com um carro 0 km. As vencedoras da primeira edição do quadro, em 2009, foram a cadela Manu e sua dona, a atriz Fiorella Mattheis.

Biovet esclarece acusação de vacinas antirrábicas inseguras

By Dog Dicas on 3 de dezembro de 2010

Após publicação da Nota Técnica nº 161/2010 dos Ministérios da Saúde e Agricultura, uma série de notícias relatando que o Governo Federal proibiu as vacinas antirrábicas fabricadas pelo laboratório Biovet se espalhou pelos veículos de comunicação brasileiros e, conseqüentemente, pela Internet.

Algumas matérias publicadas, inclusive, chegaram a responsabilizar o fabricante pela morte de dezenas de animais imunizados durante a campanha de vacinação antirrábica, suspensa no país, oficialmente, em outubro de 2010. Diante disso, a Dog Dicas entrou em contato com o Laboratório Biovet para obter uma posição da empresa a respeito do fato e obteve as seguintes informações:

1) De forma transparente, o Laboratório Biovet continua em sintonia com todos os órgãos oficiais competentes para prestar os esclarecimentos necessários à sociedade sobre a qualidade dos lotes/partidas nº 059/2010, 139/2010, 177/2010 e 213/2010 da vacina RAI-PET 25 doses que forneceu à Campanha Nacional de Imunização de Cães e Gatos.

2) Nesse sentido, sobre a NOTA TÉCNICA divulgada em 29/11 pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Laboratório Biovet destaca a seguinte informação oficial sobre os eventos adversos relatados na mídia: “Após realização de auditoria no sistema de produção da empresa Biovet, constatou-se que não ocorreram alterações na metodologia de produção e de controle da qualidade que justifiquem o aparecimento desses eventos adversos.”

3) O MAPA informa ainda que, dos quatro lotes/partidas da vacina RAI-PET, 25 doses fornecidos à campanha, apenas um (nº 059/2010) apresentou resultados discrepantes, mas até o momento “não foi possível chegar a uma conclusão sobre o motivo da alteração constatada nessas amostras”.

4) Dessa forma, o Laboratório Biovet volta a informar que a vacina RAI-PET possui licença de fabricação desde o ano de 2003 (no. 8.657), e todos os lotes do produto são aprovados oficialmente, conforme mencionado na referida NOTA TÉCNICA do MAPA: “Vale ressaltar que 100% das partidas da vacina fabricadas e importadas são testadas em laboratórios oficiais antes de serem comercializadas, para avaliação da segurança e eficácia e, na ocasião, não foi detectado nenhum problema no processo produtivo da vacina antirrábica canina.”

5) Por sua vez, o produto RAI-PET apresentado em frasco com uma dose (1 mL) continua com sua comercialização normal.

Para mais informações e esclarecimentos, o Biovet disponibiliza o telefone 0800.055.66.42 para atendimento público.

Loja virtual Greenvana comercializa produtos Pet ecologicamente corretos

By Dog Dicas on 2 de dezembro de 2010

Lançador de bambu da Greenvana, com bolinha reciclada (foto: Greenvana / divulgação)

Que tal carregar o seu cão numa bolsa de lona reutilizada ou, ainda, vesti-lo com uma camiseta feita de tecido de garrafas PET recicladas? Esses e outros produtos ‘ecologicamente corretos’ podem ser encontrados no site da Greenvana Eco Store, uma nova loja de departamentos virtual que comercializa produtos ‘ecos’ de diversos fabricantes nacionais e internacionais, oferecendo aos clientes várias opções para um consumo sustentável.

Pioneira no mercado nacional, a loja de departamentos virtual é fruto da união de um time de especialistas que fez com que o projeto saísse do papel e se transformasse num site com explicações claras sobre todos os artigos do universo eco comercializados pela Greenvana.

“Nosso objetivo é informar os nossos consumidores sobre o que faz um produto ser considerado eco. Se é reciclado, reciclável, biodegradável, livre de químicos nocivos, natural e orgânico, proveniente de energia limpa e se respeita o comércio justo. Assim, todos podem aprender a ajudar o planeta de forma prática e com muito estilo”, diz Luciana Couto, responsável pela seleção e aprovação do mix de produtos do portal.

Com elegância, conforto e praticidade, os itens do departamento pet vão desde produtos de higiene feitos com ingredientes orgânicos e naturais, como, por exemplo, o Shampoo de Secagem Rápida Empóriopet, até casinha para transporte de animais feita de papelão.

“A maioria das pessoas que já tem a intenção ou disposição de consumir produtos sustentáveis não sabe ainda identificar o que realmente é eco nem que tipos ou quais produtos existem. Nós oferecemos um guia de compras abrangente e transparente com muita informação e opções para todos os gostos”, conta Alice Lobo, diretora de conteúdo da loja virtual.

Loja Física

Além do site, recentemente a Greenvana inaugurou também a sua primeira loja física, piloto de um projeto de franquias que terá início no primeiro trimestre de 2011. Localizada no Espaço Nirvana (Praça Santos Dumont, 31 – Jockey Club – Gávea), no Rio de Janeiro, a loja traz diversos produtos e soluções encontradas na Eco Store da Internet.

Loja virtual comercializa produtos Pet ecologicamente corretos

Casas de papelão e bolsas de lona reciclável para transportas cães são algumas das opções de produtos sustentáveis encontradas

Que tal carregar o seu cão numa bolsa de lona reutilizada ou, ainda, vesti-lo com uma camiseta feita de tecido de garrafas PET recicladas? Esses e outros produtos ‘ecologicamente corretos’ podem ser encontrados no site da Greenvana Eco Store (www.greenvana.com), uma nova loja de departamentos virtual que comercializa produtos ‘ecos’ de diversos fabricantes nacionais e internacionais, oferecendo aos clientes várias opções para um consumo sustentável.

Pioneira no mercado nacional, a loja de departamentos virtual é fruto da união de um time de especialistas que fez com que o projeto saísse do papel e se transformasse num site com explicações claras sobre todos os artigos do universo eco comercializados pela Greenvana.

“Nosso objetivo é informar os nossos consumidores sobre o que faz um produto ser considerado eco. Se é reciclado, reciclável, biodegradável, livre de químicos nocivos, natural e orgânico, proveniente de energia limpa e se respeita o comércio justo. Assim, todos podem aprender a ajudar o planeta de forma prática e com muito estilo”, diz Luciana Couto, responsável pela seleção e aprovação do mix de produtos do portal.

Com elegância, conforto e praticidade, os itens do departamento pet (http://br.greenvana.com/departamento/C187/pet) vão desde produtos de higiene feitos com ingredientes orgânicos e naturais, como, por exemplo, o Shampoo de Secagem Rápida Empóriopet (http://br.greenvana.com/Produto/Pet/Higiene-e-Perfumaria/Emporiopet/Shampoo-Secagem-Rapida-Emporiopet.aspx), até casinha para transporte de animais feita de papelão (http://br.greenvana.com/Produto/Pet/Acessorios/Ecobichos/Porta-Pet-Ecobichos.aspx).

“A maioria das pessoas que já tem a intenção ou disposição de consumir produtos sustentáveis não sabe ainda identificar o que realmente é eco nem que tipos ou quais produtos existem. Nós oferecemos um guia de compras abrangente e transparente com muita informação e opções para todos os gostos”, conta Alice Lobo, diretora de conteúdo da loja virtual.

Loja Física
Além do site, recentemente a Greenvana inaugurou também a sua primeira loja física, piloto de um projeto de franquias que terá início no primeiro trimestre de 2011. Localizada no Espaço Nirvana (Praça Santos Dumont, 31 – Jockey Club – Gávea), no Rio de Janeiro, a loja traz diversos produtos e soluções encontradas na Eco Store da Internet.

Pet Fashion Week SP, segunda edição, já tem data marcada

By Dog Dicas on 30 de novembro de 2010

A segunda edição do Pet Fashion Week São Paulo (PFWSP), está marcada para 02 e 03 de abril de 2011 (Foto: Andre Penner/AP)

A segunda edição brasileira de um dos mais respeitados eventos americanos voltados para o mercado pet, o Pet Fashion Week São Paulo (PFWSP), já tem data marcada: 02 e 03 de abril de 2011.

Segundo um dos organizadores do evento, Rodrigo Rivellino, a primeira edição, que aconteceu em abril de 2010, foi sucesso de público (cerca de 5 mil visitantes) e mostrou o potencial dos consumidores do mercado pet no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com a repercussão e aceitação do primeiro evento e pretendemos que a Pet Fashion Week SP 2011 cresça 50% em área e números de expositores. Estamos preparando também uma agenda ainda mais intensa de atividades paralelas como concursos, exposições e desfiles”, afirma Rivellino.

Para a segunda edição do evento já estão confirmados um espaço de trade show com estandes de renomadas marcas nacionais e internacionais, exposições, concurso de tosa e três desfiles com transmissão live streaming (ao vivo na internet), sendo o último deles beneficente ao Instituto Cão Guia Brasil, ONG que treina cães guias que são doados a portadores de deficiência visual e que, atualmente, possui cerca de 6 mil pessoas na fila de espera.

Com edições anuais em New York e no Japão, o Pet Fashion Week é um evento criado há mais de 5 anos onde o público tem a oportunidade de se atualizar profissionalmente e conhecer os produtos e novidades de empresas e designers nos segmentos de moda, tosa e lifestyle.

Cesar Millan participará da refilmagem de A Gangue dos Dobermans

By Dog Dicas on 29 de novembro de 2010

Cesar Millan acena para fotógrafos
Cesar Millan acena para fotógrafos na 24ª Premiação Anual da Imagen em Beverly Hills em 2009 (foto: AP / Chris Pizzello)

A Gangue dos Dobermans” um dos mais famosos filmes de cães do mundo, e com certeza o mais famoso envolvendo Dorbermans, será refilmado com a participação de Cesar Millan. O comportamentalista e apresentador do programa de TV “O Encantador de Cães”, em parceria com o produtor Darren Reagan, está usando sua influência em Hollywood para trazer a trilogia de volta aos cinemas.

“Era um sonho meu de muito tempo fazer parte do remake deste filme. Esse era um dos meus filmes favoritos quando criança e é uma honra fazer parte de um filme que traz essa grande estória de volta à vida. Assistir o poder da matilha na tela grande é um verdadeiro sonho pra mim”, disse Millan.

“A Gangue dos Dobermans” foi produzido em 1972 e conta a estória de um criminoso que com a ajuda de um ex-combatente do Vietnã, expert em adestramento, resolve treinar Dobermans (raça mais temida da época) para realizar assaltos à bancos. Os seis cães tinham nomes de criminosos famosos: Dillinger (John Dillinger), Bonnie (Bonnie Parker), Clyde (Clyde Barrow), Pretty Boy Floyd, Baby Face Nelson e Ma Barker.

Apesar do baixo orçamento, o filme foi tão popular que ganhou duas continuações e fez com que uma geração inteira temêsse e admirasse a raça, ao mesmo tempo em que a tornou amplamente conhecida por sua disciplina e ferocidade, iniciando um culto de seguidores que até hoje lembram com respeito da matilha de orelhas pontudas do filme.

Cesar ainda não decidiu se vai aparecer no longa ou apenas ficar nos bastidores, mas está animado com a produção.

Chegada do Natal aquece as vendas dos Pet shops

By Dog Dicas on 26 de novembro de 2010

Considerados cada vez mais como membros da família, os cães passaram a participar das festividades de final de ano e, principalmente, da tradicional ceia de Natal.

Desse modo, a chegada desta data comemorativa é sinônimo de aquecimento nas vendas de pet shops e empresas do mundo todo que investem em produtos natalinos específicos para animais de estimação.

Alimentos e guloseimas

Para possibilitar que o cão participe com a família da ceia de um modo saudável, nessa época as indústrias do segmento pet investem, maciçamente, nas mercadorias alimentícias, que são criadas e testadas por veterinários e possuem uma fórmula nutricional especial para os cães, livre de substâncias nocivas à saúde do animal.

Panedog da Chocodogs - sabor de chocolate mas com composição adequada aos cães (foto: Chocodogs)

Exemplo disso é o panetone para cães na versão salgado (recheado com carne) ou doce (com sabor de chocolate – segundo o fabricante, eles não são feitos de chocolate de fato, mas sim de uma composição própria sem Theobromina). Para completar a ceia canina também existem os biscoitos natalinos, os brownies e, até mesmo, os bombons em formatos característicos da data.

Os fabricantes dizem, ainda, que apesar de serem feitos especialmente para os cães, tais alimentos não são contra-indicados para seres humanos, que podem, sem problema algum, experimentá-los e matar a curiosidade. Entretanto, os produtores alertam que esses produtos não substituem as refeições diárias do cão, por isso devem ser utilizados como uma deliciosa recompensa ou em momentos especiais.

Roupas e Brinquedos

Para caracterizar os cães e tornar a festa mais divertida, muitos donos optam por vesti-los com camisetas, roupas de Papai Noel ou Mamãe Noel, gravatas, gorros ou laços vermelhos. Entretanto, especialistas fazem um alerta para que a brincadeira seja sadia: as roupas devem ser utilizadas por um curto período de tempo, assim como os gorros com elástico, pois podem irritar o cão, causar dermatite ou fazer com que o animal enrosque as patas e, consequentemente, se machuque.

Dentre os brinquedos escolhidos para presentear os cães no Natal, os campeões são os bichinhos de pelúcia, seguidos pelos brinquedos de borracha ou que têm cordas (para limpar os dentes e ajudar a evitar o tártaro). Mas, para aqueles que não querem economizar com os cães há diversos produtos sofisticados, como, por exemplo, óculos de sol, produtos de higiene importados e até perfumes franceses, como o Oh My Dog!

A dica, de acordo com especialistas, é não exagerar no tempo de uso (para roupas e utensílios) ou na quantidade de porções oferecidas (no caso de comidas), pois todos esses produtos não fazem parte da condição natural do cão.

E lembre-se: não importa qual a forma ou a mercadoria escolhida para presentear seu cão no Natal, o maior presente para ele é ser amado por você.

Livro infantil conta a história de Yogi, um cão diferente

By Dog Dicas on 24 de novembro de 2010

Yogi e sua língua pendurada (foto: Amy Dunn)

Desde quando ser diferente é um empecilho para alcançar o sucesso e até se tornar um presidente? Essa é lição do livro infantil “When Yogi ran for presidente: A true underdog tail” (Quando Yogi se tornou presidente: O verdadeiro conto de um cão rejeitado), de Kevin Donahue, que será lançado nos Estados Unidos nos próximos meses.

O conto narra a história de Yogi, um cão que, devido a um problema, tem a língua sempre pendurada para fora da boca e por isso é desprezado e ridicularizado por outros cães na escola. Mas que com a ajuda e incentivo de seu melhor amigo, Delilah, consegue superar os obstáculos e fazer coisas que os outros julgavam impossível. Além disso, o livro também traz explicações para as crianças sobre a política e as funções desempenhadas pelo presidente.

Apesar de fictícia, a narrativa o livro se baseia na história real da vida de Yogi, um pug de 7 anos, preto, cuja história começa em 2006, após deixar a residência de uma família que não tinha condições de cuidar dele e ir para a casa de Kevin.

A partir daí, o diferencial de Yogi, juntamente com sua esperteza e graciosidade, passou a chamar tanto a atenção das pessoas durante os passeios diários, que seu novo dono criou um site para responder as perguntas de internautas do mundo todo sobre o cão e postar fotos engraçadas.

Yogi se tornou uma estrela nos EUA, o que rendeu diversas participações em programas televisivos e, até mesmo, uma marca com seu próprio nome. A deficiência do pequeno pug foi, inclusive, objeto de estudo de alguns veterinários, que afirmam que a língua do cão para fora da boca pode ser seqüela de um leve derrame.

Para o autor do livro e proprietário de Yogi não importa qual seja a origem da particularidade do cão. O que realmente importa é que Yogi é um exemplo de que ser diferente é normal e não impede ninguém de ser feliz e alcançar seus objetivos. O lema de Yogi, segundo Kevin Donahue, é “Se a vida cortar sua língua….continue a lamber”.

Cesar Millan encerra turnê 2010

By Dog Dicas on 19 de novembro de 2010

Cesar Millan em turnê (foto: Cesar Millan Inc)

Interatividade com a platéia, alegria e muita informação a respeito do comportamento dos cães. Essa foi a fórmula de sucesso da última turnê do encantador de cães, Cesar Millan, “Cesar Millan Live Canada Tour 2010”, que, após 14 apresentações no Canadá, se encerrou no último domingo (14/11/2010).

Com acesso restrito apenas a ‘humanos’, os shows revelaram a centenas de pessoas, por meio de simulações de cenas cotidianas com os próprios cães no palco, os segredos de Millan para educar os cães e acabar com os transtornos causados por maus comportamentos, harmonizando assim a convivência dos donos com seus cães.

Além disso, durante a temporada canadense, Cesar Millan também procurou desmitificar os pit bulls (raça de Daddy, seu cão preferido que morreu no início do ano).

O sucesso da turnê foi tão grande que a equipe do encantador de cães recebeu inúmeros pedidos de donos que queriam candidatar seus cães para serem utilizados nas demonstrações durante os shows.

Resta agora ficar atento para saber se a turnê terá continuidade no ano que vem e por quais locais passará. Aos fãs brasileiros do encantador de cães, a dica é torcer para que as apresentações cheguem por aqui ou, ao menos, passe pela América Latina.

Faltam cães-guia para cegos no Brasil

By Dog Dicas on 18 de novembro de 2010

Levantamento feito por Organizações não governamentais (ONGs) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que o Brasil possui cerca de 60 cães-guia treinados diante de um universo de 1,4 milhão de cegos.

Não precisa ser nenhum gênio da matemática para saber que esse número é mais do que insuficiente para atender a demanda do país. A principal causa desse déficit, segundo o levantamento, é o número reduzido de instituições brasileiras que realizam esse treinamento, além da falta de recursos agravada pela carência de apoio financeiro governamental ou de organizações privadas. Assim, há duas opções para os cegos brasileiros que desejam a companhia de um cão-guia: ficar por tempo indeterminado na fila de espera de uma ONG que treina cães-guia ou adquirir um desses animais fora do país.

No Brasil, o treinamento desses cães em ONGs especializadas demora aproximadamente dois anos e custa, em média, R$ 25 mil. Contudo, existem ONGs onde as pessoas não pagam pelos animais – os cães são cedidos e, caso não sejam bem cuidados, são retirados – mas têm que aguardar na fila. Um exemplo é a Escola de Cães-Guia Helen Keller.

Para aqueles que não querem esperar e estão dispostos a comprar um animal em outros países, o custo médio de um cão-guia é de US$ 5 mil (cerca de R$ 8,7 mil) além das despesas de viagem e dos gastos no período de adaptação (aproximadamente 30 dias) para integrar e sintonizar o cão com o dono. Entretanto, ao optar por essa alternativa deve-se ter em mente que mesmo assim pode haver espera, visto que em outros países os estrangeiros não são prioridade para aquisição de cães-guia.

Se comparados às bengalas, os cães-guias oferecerem segurança e uma autonomia de locomoção infinitamente maior aos cegos. Eles necessitam de uma reciclagem anual no treinamento e devem se aposentar após, aproximadamente, 7 anos de trabalho.

Casinha anti-ruídos para cães com medo de fogos de artifício

By Dog Dicas on 11 de novembro de 2010

A Quiet Kennel, da Prestige Pets, promete acabar com os transtornos sonoros (foto: Prestige Pets)

Com a proximidade das festividades do final do ano e, conseqüentemente, os fogos de artifício, uma invenção promete ser a solução: a casa de cachorro à prova de som.

Recentemente criada pela britânica Natalie Ellis, da Prestige Pets, além das paredes que barram o som, a casinha também possui uma porta construída com camadas de policarbonato, o que impede o barulho de entrar.

Para barrar o som a casa precisa ficar com a porta fechada, mas se engana quem pensar que o animal ficará sufocado dentro da invenção, pois Natalie criou um sistema automático de ventilação que é ativado assim que o animal entra no ambiente.

O custo para acabar com o medo e o estresse causado pelos fogos de artifícios em alguns cães é um pouco salgado (cerca de R$ 1.300,00), mas quem tiver interesse em adquirir o produto pode encontrar mais informações aqui.

Livro explica a morte dos animais para crianças

By Dog Dicas on 10 de novembro de 2010

"Por que o Elvis não latiu?", explica a morte dos animais para crianças (capa:Tayla Nicoletti)

Dialogar com os pequenos sobre um assunto tão triste e ao mesmo tempo tão complexo: a morte do animal de estimação. Esse é o tema do livro infantil “Por que o Elvis não latiu?”, lançado pela Editora 8Inverso no início de novembro.

Com linguagem poética e palavras fáceis para o público infantil, no decorrer do livro o autor (Robertson Frizero) constrói uma narrativa que aborda aos poucos a questão da morte com as crianças de um modo muito particular, mas sem fugir da realidade.

O livro é uma dica para os pais que têm dificuldade de conversar sobre esse assunto com os filhos, pois também ensina aos adultos como abordar a perda do bichinho de estimação com as crianças, sem mentir ou fazer rodeios.