Poodles, em busca da caça… e das trufas

O poodle possui habilidades que a maioria desconhece. Descubra sua utilização original e o motivo do seu tradicional corte de pelos.

Poodle

Poodles eram usados para caçar trufas (foto: Perry McKenna / Flickr)

O poodle é um dos cães mais procurados para companhia doméstica. Mas você sabia que devido ao seu excelente faro ele era usado para buscar aves abatidas na caça e localizar trufas (aqueles cogumelos que ficam alguns metros debaixo da terra)?

Além disso, a tosa tradicional em forma de bracelete nas pernas tem sua origem nas caçadas na neve, onde a maioria do pelo era tosado baixo para facilitar a natação. Juntas, pulmões, coração e rins eram mantidos com pelo alto para protegê-lo contra o frio.

Já o famoso pompom no fim do rabo seria uma espécie de “bandeira” para ser avistada pelos donos, durante seus mergulhos no fundo da água.

Hoje existem vários métodos de tosa para poodles, mas em competições, apenas três tipos são aceitos: o “corte de filhote” (para cães com até um ano), o “corte continental” ou “corte de leão” (com a inconfundível juba) e a “tosa inglesa de sela” (com braceletes nas pernas).

Tags: ,

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

Um comentário para “Poodles, em busca da caça… e das trufas”


Trackbacks

  1. Poodles | DogDicas