A idade do seu cão

A idade do seu cão

Escrito por Dog Dicas | Listado em Saúde

Você já deve ter ouvido que cada ano de vida de um cão equivale a sete anos de um ser humano. Pois esta afirmação não está correta. A análise da idade do cachorro, em termos de evolução de etapas da vida (juventude, maturidade, velhice, etc), depende de outros fatores além da passagem de tempo.

Raças grandes, por exemplo, vivem menos enquanto raças menores, vivem mais. Um yorkshire com 8 anos é um cão adulto (equivalente a um homem de 46 anos), enquanto um dogue alemão com a mesma idade já é um cão idoso (equivalente a um homem de 75 anos!).

Conhecer estas correlações nos ajuda a entender o comportamento dos nossos animais. Veja aqui uma interessante tabela com a equivalência (aproximada) entre a idade dos cães e a do homem.

Idade canina tabela
Tabela comparativa idade cães e humanos (foto: DogDicas)
Avatar Image

Dog Dicas

A DogDicas é um site feito por apaixonados por cachorros. Desde 2007 trazemos informações úteis para todos os interessados em cães.

24 comments

  • Nátila
    Nátila -

    Olá, adorei a matéria.
    Tenho um cão que é a alegria da casa, ele tem uma mistura de raças, super fofo, inteligente, carinhoso, não morde ninguém, ele é pequeno e ele salvou minha vida.
    Eu estava com uma depressão por conta de um relacionamento, ai ganhei ele, e ele me faz uma pessoa muito feliz, adoro cada momento que passo ao lado dele, o nome é Kiko, e ele tem ciúmes de mim, é um amor de cãozinho, não sei o que seria da minha vida sem ele. Realmente os cachorros são os melhores amigos que um ser humano pode ter.
    Beijoos

  • Canicross | um esporte para você e para o seu cão | -

    […] No canicross competido por profissionais não existe limite máximo de faixa etária, mas a idade dos cães não pode ser inferior a 1 ano e dos competidores não pode ser inferior a 7. As categorias […]

  • amara
    amara -

    o meu shih-tzu e um machinho e na parte genital dele sai uma liquedo amarela e fedido a ovo cru a (casa fica toda fedida mesmo linpano )onde ele deita no chao o piso fica manchado uma crostra amarelada
    e faz xixi todo estante o que sera isso

  • Shih tzu agressivo? -

    […] Os shih tzus são cães de companhia extremamente dóceis e não são conhecidas mudanças de comportamento com a idade (veja uma tabela com a idade dos cães aqui). […]

  • Cadê Meu Pet? -

    […] No canicross competido por profissionais não existe limite máximo de faixa etária, mas a idade dos cães não pode ser inferior a 1 ano e dos competidores não pode ser inferior a 7. As categorias […]

  • João Victor Filgueira -

    Parabéns pela a tabela e os textos tirou todas minha dúvidas grande abraço camarada !!

  • Shih-tzu agressivo? -

    […] Os Shih Tzus são cães de companhia extremamente dóceis e não são conhecidas mudanças de comportamento com a idade (veja uma tabela com a idade dos cães aqui). […]

  • Diogo Victor
    Diogo Victor -

    Brigado Min ajudou Muito!!

  • ingrid -

    Valeu pelas dicas!

  • Mona
    Mona -

    Odette, a minha gatinha persa também estava assim, os chow-chow são “irmãos” dos gatos persas quando falamos em dermatites, são os que mais tem problema de pele nos cães!
    Nestes casos em que a raspagem dá negativo para sarna e fungos, normalmente é mesmo a alergia a picada de pulgas, mesmo que normalmente não vejamos pulgas nos animais, lembre-se que apenas 5% ficam no animal, é preciso atentar para o ambiente.
    Tratamento:
    1- Tosei minha gata. Fica feio pra caramba, mas é melhor assim, acredite!
    2 – Passei a usar sabonete para pulgas (dos que podem ser usados em gatos, que são menos tóxicos) aplicando diariamente apenas nas áreas mais afetadas, e enxaquando com um paninho úmido até retirar todo resíduo, pois apesar de mais fraco, não pode ficar produto na pele nem deixar molhado. Sempre seque o animal para evitar uma pnemonia, por exemplo.
    3 – Depois eu passo uma pomada cicatrizante (é pomada e não unguento!).

    Importante: Se ele tem o hábito de morder para coçar, pode usar o colar elizabetano (aquele que parece um abajour) até que a área afetada apresente melhora visível ou não vai sarar nunca!

    Isso Costuma resolver, mas em compensação, o problema é reincidente, então, sempre que esquenta o tempo e aparece uma pulguinha, o problema tende a voltar!

    O uso de coleiras anti-pulgas e frontline costumam ter ótimos resultados para prevenir!
    Lembre-se de passar anti-pulgas no ambiente sempre!

    Dicas zen:

    * Dar alho para o cão (para gatos nunca!) e colocar uma colher de vinagre de maçã na água diminui as infestações de pulgas e carrapatos.
    * Banho de arruda (20g de arruda em agua quente – sem ferver – passe como a última água do banho e deixe secar.)
    * Babosa como “condicionador”: Tem um amigo meu que sempre passa BABOSA no pelo do chow-chow dele depois do banho, as dermatites dele praticamente sumiram, se quiser tentar!
    As plantinhas, pelo que tenho ouvido falar, Costumam ajudar bastante além de não serem tóxicas.

  • Samuel
    Samuel -

    A minha Cofap já esta com quase 16 anos. E esta bem brinca normalmente cansa facil mas ela aparentemente bem, gostaria de saber a estimativa de tempo de vida de um cão da raça cofap?

  • lucileide -

    otimo site eu amo os animais que bom que vs nos ensinam a cuidar melhor deles!!!! valeu.

  • Ruben de Sousa
    Ruben de Sousa -

    ola eu sou o ruben e tenho um cao que e mistura de dougue alemao com pitt bull, e ele ‘e muito brincalhao, mas me adora ‘e inteligente, mas nao gosta que eu grito com ele, gosta muito de brincar com todo mundo, pula para todo mundo, os meus amigos dizem k ele e muito burro porque nao morde ninguem, e k nao da para ser guarda da minha casa pk se entrar um intruso ele vai brincar com o cao. quero k me dizem se devo ignorar os comentarios ou devo ser mas duro com o meu cao, ele chama-se stiff.

  • ana paula
    ana paula -

    tenho uma cadela da raça pé duro ela tem 11 anos mas é muito agitada nem paresse que ja é idosa tem mais força do que um cão de 5 anos e nunca teve poblemas de saude. gostaria de saber se essa raça vive muito e quantos anos . obrigada!

  • Rogerio
    Rogerio -

    qual e a melhor raça para criar onde tem criança.

  • Cleyton
    Cleyton -

    Odette, o meu São Bernardo tem a mesma coisa… me disseram que é DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga).
    Mantenha o seu cão longe de pulgas, moscas, etc e trate o ambiente onde ele fica.

    Sobre a tabela de idade, o meu cachorro seria gigante? Não tem a equivalencia de Gigante com 12 anos…

  • odette vieira de andrade pinto -

    gostaria de saber o que acontece com meu chowchow, ele tem 8 anos e tem um problema sério de pele se morde todo e coça até tirar sangue, já fiz raspagem de pele e exames de sangue diversas vezes e nada nen os veterinários conseguem pelo menos controlar estou completamente desesperada, não sei mais o que fazer.

  • lorena -

    os cachorros da raça golden retriver e bace poden ter filhotes

  • Adestramento Cãonsciente – A idade do seu cão -

    […] Dog Dicas | dogdicas.com.br Tweet Share on Tumblr TAGS » A idade do seu cão, adestramentos de cães, […]

  • gisele
    gisele -

    Oi tenho uma mestiça (pudol) ela tem 17 anos qual a a probabilidade de vida,esta esta cega e surda,mas come e bebe muito bem chega ate correr no quintal,

  • Ou Eu ou o Cachorro, de Victoria Stilwell, ensina a educar seu cão | DogDicas -

    […] novidade encontrada nas páginas do livro é o programa para aplicação em cães de todas as idades e raças. Elaborado por Victoria, o programa didático traz o passo-a-passo para educar os cães […]

  • Canicross chega ao Brasil depois de sucesso na Europa | DogDicas -

    […] No canicross competido por profissionais não existe limite máximo de faixa etária, mas a idade dos cães não pode ser inferior a 1 ano e dos competidores não pode ser inferior a 7. As categorias […]

  • Antibiótico é coisa séria | DogDicas -

    […] também devemos considerar o animal a ser tratado: seu estado fisiológico e nutricional, sua idade, seu histórico de doenças, presença de doenças concomitantes, prenhez e etc. É preciso cautela […]

  • Laura Jardim -

    Olá! Adorei as dicas, a página “clin” ajuda muito a leitura e esclarece dúvidas.
    Vou indicar para minhas filhas que, obviamente, passará aos meus amigos… e eu aos meus amigos também. Meu marido e eu agradecemos a dedicação em informar-nos.
    Sobre a idade do animais e também sobre as viajens de avião.
    Morro de medo de viajar com minha (cadela-filha), pois não sei que tipo de tratanto o animal tem lá dentro, se é despressurizada mesmo, se fica alguém de olho…
    Na verdade(sem brincadeiras) já que ela não pode ir comigo na cabine, eu me proporia a fazer isso. Afinal, uma ponte aérea São Paulo-Rio e vise-versa, não passa de 45 minutos…
    Minha cachorrinha é muito apegada e boazinha, tem um ótimo comportamento, nunca tomou nenhum tranquilizante…
    Aí, o que ocorre, tenho que alugar táxi quando vou ao Rio e volto, só por causa dela, (E não tenho condições para tal despesa).
    Nas vésperas deste último Natal, fui ao Rio passar com a família e não a levei, deixei com meu marido.
    No avião havia uma senhora com dois cãezinhos que, somados o peso deles mais dos dois transportes, daria mais que o peso de minha “filha”. Eu gostaria de entender coisas deste tipo, sabe!
    Obrigado por tudo e vcs jáestão constantando em meus favoritos.
    Agora irei entrar pra “comunidade do orkut”.
    Bem, escrevi demais…
    Abraços.
    Laura Jardim


Comments are closed.