
Enterrando ossos
Escrito por Dog Dicas | Listado em Comportamento, Destaque, Matérias

Apesar da domesticação, o cão continua a ser o mesmo carnívoro que seus parentes selvagens (lobos e chacais) são, conservando diversos instintos de seus ancestrais, como enterrar ossos quando saciados. Os lobos pegavam a presa, comiam parte dela e depois enterravam o que restava para se alimentar novamente quando sentissem fome.
Dos alimentos enterrados, eles ainda retiravam nutrientes para o seu crescimento e manutenção, pois ossos e cartilagens possuem cálcio, mineral necessário para a formação dos dentes, ossificação, crescimento, atividade muscular, reprodução, etc.
Os cães domésticos não enterram mais comida, mas ainda escondem e enterram seus ossos e pertences. Isso pode ser visto também quando eles guardam seus objetos pessoais, como brinquedos e roupas.
Embora seja natural para o cão enterrar ossos, muitos proprietários não o permitem já que em alguns casos isso danifica seu jardim, ou área de lazer, além de aumentar a agressividade do cão na proteção do local onde os escondeu. Uma criança, por exemplo, pode ser atacada simplesmente por chegar próximo a área protegida.
Uma dica para quem quer preservar o seu jardim: se seu cachorro adora fazer buracos para enterrar ossos ou se refrescar, construa um pequeno tanque de areia em uma parte isolada. Assim ele pode cavar a vontade sem acabar com a sua grama.
2 comments
Suzana -
Meus cães faziam muuuuitos buracos. Resolvi isto colocando o número 2 deles mesmos, nos buracos e tapando normalmente.
Levou uns 6 meses, mas valeu à pena.
Eles cheiram, e cheiram e não fazem mais buracos.
Por “um tempo”, eles cavavam e encontravam as fezes deles e “não gostavam do que encontravam”…até que pararam.
Por que os cães enterram ossos? | Pepita's Pet -
[…] Fonte: DogDicas […]
Comments are closed.