O bocejo é contagioso para os cães

Se você já teve a sensação de que seu cão bocejou por ter lhe visto bocejar, não estranhe, isso é comum e é um sinal de empatia.

Filhote bocejando

Os cães bocejam ao verem seus donos bocejarem (foto: David Kaspar / Flickr)

Todo mundo sabe que bocejar perto de outra pessoa faz com que ela também boceje, não é mesmo? Mas você sabia que seu bocejo também faz seu cão bocejar?

Um dos estudos feitos sobre isso inclui os pesquisadores de Birkbeck College, da Universidade de Londres, que sugeriram que este seria um sinal de empatia dos cães com seus donos. O experimento que eles realizaram criaram duas situações:

Na primeira, uma pessoa estranha ao cão sentava em frente a ele e após um primeiro contato visual, bocejava.

Na segunda situação, repetia-se o mesmo procedimento, mas desta vez o estranho apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. Segundo o cientista Atsushi Senju, esta foi uma providencia para se certificar de que o cachorro não estava apenas respondendo ao movimento de abrir e fechar a boca.

Os resultados da pesquisa foram que, 21 dos 29 cães testados bocejaram logo após o estranho – em média 1,9 vez. Porém nenhum cão bocejou quando o estranho apenas abria e fechava a boca.

“Cães têm uma capacidade especial de ler a comunicação humana. Respondem quando apontamos e quando sinalizamos”, disse Senju.

Para os pesquisadores, estes resultados são a primeira evidência de que cães têm capacidade de estabelecer empatia com humanos e que esta pode ser a explicação para a longa relação de parceria entre as duas espécies.

Tags:

Fernanda Martins é médica veterinária formada pela UFRRJ (CRMV-RJ 7783) e especializada em pequenos animais.

Visite seu site | Leia outros artigos de Fernanda Martins



Comentários





Comentários

2 comentários para “O bocejo é contagioso para os cães”

  1. Estela

    Para os cães, o bocejo é parte de sua comunicação corporal, usando os Calming Signals, sinais de apaziguamento, usado quando há brigas (entre cães, humanos, gatos etc), quando estão estressados, ansiosos, ou quando há outro cão, ou pessoa, estressado ou muito agitado. Os cães bocejam para se acalmar e para acalmar os outros. Há vários sites na internet (a maioria, infelizmente, em inglês) com textos e imagens exemplificando o comportamento dos cães em diversos momentos. Essa é a psicologia canina. O melhor modo de ensinar o cão a fazer algo.


Trackbacks

  1. O bocejo é contagioso para os cães | Pepita's Pet