Retriever – o que significa?

Conheças as características das raças de cães que levam o nome de retriever (recuperadores), seu significado, sua origem e função.

Retriver

Retrievers possuem ‘bocas macias’ (foto: xan latta / Flickr)

Você deve conhecer as raças golden retriever, labrador (retriever) e outros ‘retrievers’. Porém, o que talvez você não saiba é que o nome retriever se refere a uma subdivisão funcional da espécie canina que designa os cães ‘recuperadores de caça’*.

Os primeiros retrievers foram produzidos para o resgate de pássaros abatidos e outras presas, sem causar danos a elas. Nesta atividade os retrievers são designados como cães de tiro ou gundogs (cães que auxiliam na busca e recuperação da caça).

Para funcionar adequadamente como um cão de tiro, um retriever deve ser treinado em tarefas como controle frente ao tiro, marcação de local de queda da caça, sacudidela após comando (sacudida que os cães dão para secarem, após entrar em um lago ou rio), etc.

Além disso, deve-se observar traços de formação como obediência, instinto, memória, olfato, boca suave, resistência, socialização, entre outros.

Embora os spaniels e outras raças também sejam usados como gundogs, os retrievers são distinguidos pela recuperação ‘sem danos’ como função preliminar. Como consequência, as raças retriever possuem bocas macias e uma disposição natural para o aprendizado e a obediência.

Essas características associadas à gentileza e facilidade para o treinamento fizeram dos retrievers os populares cães de companhia que você conhece hoje.

Tags: , , ,

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

4 comentários para “Retriever – o que significa?”

  1. Carolina

    Um dia desses eu enchi uma balao pequeno e pus um pouco de agua fazendo com que nao estourasse com facilidade e joguei para minha golden retriever, ela que tem apenas 5 meses saiu correndo em disparado para pegar a balao e chegou perto viu que nao era uma bola normal e com delicadesa pegou o balao, sem estourado! O meu outro cachorro foi pegar a e na primeira bocada furou o balao kkkkkkkkk


Trackbacks

  1. Terrier - o que significa? | DogDicas
  2. Cadê Meu Pet?
  3. Retrievers | DogDicas