Carrapatos vs Ivermectina

Depois de aplicar, sem sucesso, um medicamento contra carrapatos em seu cão, leitor pergunta sobre a aplicação da Ivermectina.

Meu vizinho tem um cão com muito carrapato. Ele já passou Kombat líquido mas não teve sucesso. Gostaria de saber se ele deve aplicar Ivomec.
(Paulo Cesar Francisco – Tec Segurança no Trabalho – Pitangueiras / SP)

Olá Paulo Cesar, o Ivomec (Ivermectina) tem sido usado com sucesso para controle de ectoparasitas em cães, entre eles o carrapato.

Porém, vale ressaltar que esse medicamento deve ser usado com cautela e com acompanhamento de um médico veterinário, pois ele pode causar intoxicação. Algumas raças são mais sujeitas à reações adversas, como os collies, afgans, pastores australianos, old english sheepdogs, pastores de shetland e outros cães que resultam de cruzamentos dessas raças. A intoxicação por Ivermectina resulta da concentração da droga no sistema nervoso central (SNC) e raças suscetíveis como estas podem apresentar esse quadro, mesmo quando aplicada a dose recomendada.

Não é aconselhado o uso da Ivermectina em filhotes com menos de 6 semanas de idade, em gestantes ou em doses diferentes das indicadas na bula do medicamento.

A dica é conversar com o seu médico veterinário e comparar entre os produtos do mercado pet, que também sejam destinados para o controle de carrapatos, os que possuem maior margem de segurança.

Além do seu vizinho, você também deve tratar seu cão para evitar uma infestação.

Tags: , ,

Fernanda Martins é médica veterinária formada pela UFRRJ (CRMV-RJ 7783) e especializada em pequenos animais.

Visite seu site | Leia outros artigos de Fernanda Martins



Comentários

90 comentários para “Carrapatos vs Ivermectina”

  1. Telia Maria Silva

    OI Doutora Fernanda,

    Moro em um chácara em Brasília e tenho sete cães. 3 sheepdogs, 1 pastora alemã, 2 poodles e um cocker. Sofremos muito com o tal dos carrapatos. Apliquei Ivomec e resolveu um pouco. Fiquei preocupada sobre essa restrição do uso de ivemectina em pastores e sheppdogs. Acho que nos meus bichinhos não teve efeitos colaterais. Pode acontecer se continuarmos usando essa substância?

    Telia

  2. Fernanda Martins

    Olá, Telia

    Sim, os efeitos colaterais podem acontecer mesmo que da primeira vez não tenham ocorrido. Não recomendo que continue usando a Ivermectina nessas raças. Para elas há outros métodos de controle que podem ser usados, como a Selamectina, Fipronil e outros. Converse com o veterinário que acompanha seus cães para que ele lhe mostre a melhor opção para o seu caso.

    Um abraço e boa sorte nessa luta contra esses terríveis inimigos!

  3. Aparecida Guimaraes

    Olá td bem?Tive uma indicação sobre a ivermectina para sarna vermelha(pêlos caindo e muita coceira)è realmente indicado?

  4. Fernanda Martins

    Olá, Aparecida
    sim, a Ivermectina é indicada. Ela é muito eficiente contra os ácaros que causam sarna e faz parte do tratamento da doença.

    Um abraço.

  5. Paulo Cesar

    tenho uma PUG que tem sarna congenita, fiz tratamento uma vez com ivermectina 5mg, e o resultado foi bom. Agora ela esta apresentando os mesmos sintomas que da outra vez, ou seja: pelo caindo, coceira em excesso e a pele com umas partes vermelhas. Devo dar a medicação outra vez? Eu dava um comprimido de 24 em 24 hs por 30 dias.
    Obrigado
    PCesar

  6. Fernanda Martins

    Olá, Paulo Cesar

    esta sarna que você citou provavelmente é a sarna demodécica, não é mesmo? Nesse caso, é uma doença que pode ter reicidivas ao longo da vida do cão. Isso acontece quando há algum estresse ou qualquer outro fator que cause queda de imunidade. E quando ela volta a aparecer o tratamento geralmente é o mesmo, a não ser que haja alguma complicação, e nesse caso outras medidas terão que ser tomadas.
    A minha sugestão é que você procure o médico veterinário que atendeu a sua cadela para que ele reexamine-a, pois como ele tem o conhecimento do histórico dela, ele saberá se há algum fator adicional e poderá prescrever um tratamento adequado.
    Uma observação importante: cães que possuem sarna demodécica não devem ser usados para reprodução, pois a doença passará para os filhotes.

    Espero ter ajudado e boa sorte com o tratamento!
    Abraços,

    Fernanda Martins

  7. Ana Rosa Batista de Almeida

    POR FAVOR, TENHO UM CÃO (DOBERMAN COM VIRA-LATA) E FOI DIAGNOSTICADO ATRAVÉS DE EXAME DE SANGUE QUE ELE TEM BABÉSIA. JÁ FOI MEDICADO COM DIPROPIONATO DE IMIDOCARB E AGORA APÓS 15 DIAS VAI RECEBER A SEGUNDA DOSE, ELE TAMBÉM TOMOU A IVERMECTINA. O TRATAMENTO ESTÁ CORRETO? MEU CACHORRO ESTÁ BEM, COME E DORME NORMALMENTE.

    ME AJUDE POIS JÁ ESCUTEI TANTA COISA QUE ESTOU FICANDO PREOCUPADA.

  8. Fernanda Martins

    Olá, Ana Rosa

    o protocolo de tratamento está correto sim. Siga-o corretamente e tenho certeza de que dará tudo certo!
    Abraços

  9. Danilo

    ola doutora Fernanda tenho um pitbull de 4 meses ele esta com a sarna negra o que deve ser usado no tratamento e qual a dosagem; desde ja agradeco estou desesperado pois gosto muito dele

  10. Anna Carolina Stivi

    boa noite,tinha uma boxer com um ano de idade, comeci a observar em uma terça feira sua falta de apetite, a principio meu marido falou q era normal e q ela deveria ter comido alguma coisa q nao lhe fez bem, mas isso continuou ate sexta e acompanhava vomito( nm agua mais ela tomava , entei d etudo principalmente oq ela mais gostava), levei ao veterinario, e com um exame clinico ele me disse q ela estava com a doença do carrapato (39 de febre e aumento d baço) aplicou um INJEÇAO DE MIDOCARB NAO SEI SE ESRA ESCRITO CERTO MAIS A PRONUNCIA E MAIS OU MENOS ISSO, 4hs depois, minh CACHORRA ESTAVA MORTA E COMPLETAMENTE INCHADA, NO CONSIGO TIRAR DA MINH CABEÇA Q AQUELA INJEÇAO A MATOU, POR ISSO GOSTARIA Q VC ME DESSE SUA OPINIAO COMO PROFISSIONAL , E ME DIGA O PROCEDIMENTO DELE FOI CORRETO? ELE PODERIA APLICAR UM AMEDICAÇAO TAO FORTE ASSIM COM ELA RAO DEBILITADA? OU PODERIA DIAGNOSTICAR ESTA DOEMÇA SEM AO MENOS FAZER UM EXAME DE SANGUE? OBRIGADA POR LER MINHA PERGUNTA, E ESPERO ANCIOSA POR SUA RESPOSTA . DESDE JA AGRADEÇO

  11. Fernanda Martins

    Olá, Danilo

    não posso prescrever nenhum tratamento sem examinar o animal.
    Minha dica é consultar o médico veterinário que acompanha seu filhote para que ele o examine e prescreva a medicação mais indicada.

    Abs

  12. Fernanda Martins

    Olá, Anna Carolina

    entendo suas dúvidas, porém não posso avaliar o procedimento do colega que atendeu sua cadelinha porque não examinei o animal e/ou avaliei os laudos dos exames. Logo não tenho informações suficientes para dar uma opinião a respeito do caso.

    Mas, algumas informações posso lhe fornecer:
    - geralmente é feito o exame de sangue para confirmar a suspeita de “doença do carrapato”, mas, se o caso for muito grave, pode-se iniciar o tratamento antes do resultado, uma vez que o tempo é um fator que trabalha contra.
    - a medicação aplicada, o Imidocarb, é indicada para os casos de Babesiose, que é uma “doença do carrapato”.
    - em animais debilitados, deve-se fazer uma avaliação quanto aos custos/benefícios do tratamento.

    Se você ainda tem dúvidas em relação ao tratamento usado na sua cadelinha, consulte outro médico veterinário e apresente a ele todos os exames e prescrições que você possui. Ele poderá lhe orientar sobre o que ocorreu.

    Espero ter ajudado.

    Abs

  13. DEBORA CERDA

    oLÁ DOUTORA..ESTOU DESESPERADA MEU CÃOZINHO marley esta com sarna demodecica ele tem 9 meses , depois de quebrar a cabeca com muitas pomadas em sua feridinha, e uma injecao de corticóide resolvi fazer uma biopsia que verif então a sarna. AGORA ESTOU DANDO BANHO COM PERIODEXA, ACHO QUE É ESSE O NOME E BANHYO DE APÓS O BANHO A SOLUCAO DE TRIATOX 4ML E2 LITROS DE AGUA DE 4 EM 4 DIAS..PASSO UMA ESCVODA DE DENTE NAS FERIDAS TADINHO ELE MORRE DE DOR …JÁ DEI 5 BANHINHOS..MAS CADA UM FALA UMA COISA UM VET FALA QUE EU VOU MATÁ-LO DE INTOXICAÇÃO. OUTRO DISSE QUE TENHO QUE DAR IVOMEC COMPRIMIDO MAS POUCO PORQUE É TOXIXO..OU QUE EU FAÇO..SERÁ QUE SE DER IVOMEC VOU MATA-LO..
    AH UTILIZO NELE TB UMA COLEIRA CHAMADA PREVENTIC.

  14. ANDRE LUIS

    É VERDADE QUE A IVERMECTINA PREVINE E COMBATE AS PULGAS E OS CARRAPATOS OU ISSO É MITO?

  15. Fernanda Martins

    Olá, Debora
    Na minha opinião, você deve seguir a opinião do veterinário que está tratando o seu cãozinho. As pessoas têm sempre uma história para contar, mas você deve seguir o tratamento prescrito por um profissional capacitado.
    Quanto à toxicidade da Ivermectina, isto depende da raça, idade, dosagem e condições do animal – fatores que devem ser avaliados pelo veterinário.
    E, quanto aos banhos com Triatox, estes são indicados para essa sarna. Só não concordo em esfregar as feridas com escova de dentes.

    Melhoras para o Marley!

    Abraços

  16. Fernanda Martins

    Olá, André
    todas as funções da Ivermectina estão explicadas na matéria!
    Abraços

  17. Paulo Henrique

    Olá doutora Fernanda Martins, sou acadêmico em medicina veterinária,e até onde eu sei o medicamento ivermectina é para bovinos, ovinos e suínos na dose de 1mL para 50 kg de peso vivo(inclusive não aparece imagem de cães na embalagem),e que é feita normalmente uma “adaptação” para os cães…quero saber se existe uma ivermectina para cães? por quê eu faço estágio em um centro de ovinos, e meu tio disse que tinha ivermectina pra aplicar no cão dele, disse também que a que eu usava no estágio não servia, pois a que ele tinha era para aplicar em cães. Eu observei que tinha 5 mL na seringa, ele disse que ia aplicar 2,5mL e tempo depois o restante. Bom, pelo meu conhecimento ele ta certo só se o cão dele pesar mais de 100 kg, agora se não pesar tudo isso, ele vai dar uma SUPER dose ao Bóris.

    Obrigado pela atenção! abraços.

  18. Ana Cláudia

    Olá Dr Fernanda, tenho um Cocker Spaniel, ele está sofrendo muito com os carrapatos, já apliquei todos os remédios liquidos, carrapaticidas e tudo mais… só que nada resolveu, alem de está empestado de carrapato, a cada passo que ele dá cai carrapato em minha casa e estavamos mt preocupados, por o carrapato ser um foco de doenças, então meu cachorro estava muito aperriado com tanto carrapato que a solução foi aplicar Ivomec, só que acho que meu cachorrinho não tem 50kg e o médico aplicou 1ml, estou com medo de que aconteça algo com ele!

    Atenciosamente… Beijos

  19. Fernanda Martins

    Olá, Paulo Henrique
    existe, sim, no mercado pet ivermectinas para cães. Alguns profissionais ajustam a dosagem do medicamento de grandes para usar em cães, mas ista não é uma regra. Existe, inclusive, a ivermectina humana, que eu já vi colegas usarem.

    A dosagem para cães é 6 mg\kg VO 6 microgramas /kg VO – Você deve fazer a conversão de acordo com a concentração.

    Abs

  20. Fernanda Martins

    Olá, Ana Cláudia

    A quantidade de medicamento a ser aplicada depende da concentração do pincípio ativo no produto e também do peso do animal.
    Eu não posso afirmar que a dosagem do medicamento foi exagerada (ou não), pois desconheço qual era a concentração da droga, o produto usado e o peso do seu cachorrinho.
    Converse com o colega que aplicou o medicamento para ele lhe mostrar como o cálculo foi feito.

    Abs

  21. thiago barros

    VC postou :

    A dosagem para cães é 6 mg\kg VO – Você deve fazer a conversão de acordo com a concentração.

    ———————–

    a dose certa é essa mesmo?
    porque cada comprimido da humana tem 6mg.

  22. Fernanda Martins

    Olá, Thiago
    agradeço pela correção, realmente digitei errado.
    A dosagem correta é 6 microgramas por quilo e já alterei na minha resposta.
    Mais uma vez obrigada.
    Abs

  23. jair caroprezo

    Olá Doutora,
    a o comprimido de ivermectina (6mg)tem o mesmo efeito que o injetável? Seria mais seguro para filhotes de cães?

  24. Márcia Sousa

    Oi!
    Eu tenho um labrador de 6 meses e há dois meses, ele teve a doença de carrapato. Levei-o ao veterinário que diagnosticou pelo exame de sangue, fez o tratamento com antibiótico e vitaminas durante um mês. E para prevenção dos carrapatos apliquei frontlie spray. Mas para minha surpresa nessa semana encontrei um carrapato nele. Será que o cachorro corre o risco de contrair essa doença novamente? Tenho percepido uma secreção / remela nos olhos constante desde que ele ficou doente que não cessou. Isso é sinal de alguma doença?
    Grata
    Márcia

  25. Alessandra Poggianella

    Olá Doutora queria saber o seguinte ganhei uma Yorkshire de um amigo mas como ele mora em um sitio ela veio com pulgas e carrapatos ela agora esta com 2 meses queria saber se posso usar algum produto nela sem prejudica-la pois estou com medo de que ela pegue alguma doença ou espalhe estes insetos pela casa pois tenho um filho de 5 anos que adora brincar com ela ai já viu o problema!
    fico no aguardo de resposta obrigado

  26. JOSIMAR SOARES

    tenho um boxer com 5 anos e ultimamente os olhos deles estão remelando e avermelhado o que deve ser e como faço pra tratar ja coloqui soro mais não resolveu

  27. Brenda

    Olá Doutora Fernanda,
    Tenho Uma Cadelinha Labrador de 6 Meses e Descobrimos a Pouco Tempo Que Ela Estava Cheia de Carrapatos, Minha Mãe Está Muito Preocupada com Isso… Nunca Tivemos Nenhum Cachorrinho Desde Que Nos Mudamos Para a Casa Nova, e Ela Queria Saber Se Haveria Algum Remédio Barato. Meu Cão de Guarda Também Está com Carrapato(Não Tem Muito,Mas Tem Os Grandões).

    Esperamos a Resposta… Obgda!

  28. Romao

    Olá Dra. Fernanda! Gostaria de parabenizar voce pelos esclarecimentos sobre a ivermectina em sua materia,mas gostaria de mais alguns esclarecimentos:
    Apos a aplicaçao de ivermectina, em qto tempo poderá ser observado alguma melhora?
    E os carrapatos ,eles morrem ou tambem saem do cão?
    Obrigado pela atenção.Parabens. Romão.

  29. José Infante

    boa tarde , Doutora tenho um ( vira latas ) o meu cão é bem velho ele tem ja uns 16 anos,ai ele apresentou um tipo de sarna que eu não sabia qual era ,ai um amigo que tem muitos caês meu disse que era sarna negra e pra eu aplicar IVOMEC que resolveria em pouco tempo! eu apliquei umas 3 doses de 1ml a cada 20 dias de intervalo de 1 dose a outra mais ou menos, e o meu cão ficou muito bem, nem parecia ter tido nada, ai deichei de aplicar achei que ja não era mais preciso de novas aplicaçôes e a sarna voltou, sera que devo aplicar 1 dose pelo menos 1 vez por mes pra controlar a sarna?
    tenho receio de intocxicar meu cão.
    desde ja muito obrigado .

  30. volnei luis peixoto

    Olá , tenho uma cadela que estava com sangramento na orelha e outras partes do corpo, logo lembrei dos carratos que ela tinha a uns 20 dias atrás. 0 primeiro medicamento que apliquei foi ivermectina, em seguida tormicina 100. Elá já está melhorando apenas 24h. depois do início do tratamento. Minha pergunta é a seguinte. Será que a ivermectina teve influência, e durante quantos dias devo aplicar tormicina 100.

  31. Debora

    Olá, Dra! Tenho um pit bull de 02 anos e uma staforterrier de 04 anos. Mudei de casa há 02 meses e meus cães estão com pulgas e carrapatos. Posso dar os comprimidos com ivermectina a eles? Obrigada!

  32. Marcos .A

    olá bom dia, meu cachorro ultimamente começou a cair os pelos das orelas,
    emagreceu consideravelmente e os olhos dele estao chorando constantemente.
    queria saber qual poderia ser a causa dessas coisas. Se algum medicamento
    ou uma vitamina como o Ferrodex ajudariam no tratamento dele ?

    ateciosamente, Marquinhos.

    beijoos

  33. Cecília

    Minha cadela é da raça Pastor alemão e está com uma ferida nas costas, aparentando ser berne. Como tratar?

  34. Orlando

    (para Cecília)

    Levando ao Veterinário!

  35. Iderlândio Paulo

    Olá Drª, tenho uma cachorra, peludinha, não conheço a raça, apliquei 1 ml de ivomec, e acredito que atacou o fígado, ou tenha intoxicado, pois ela não come nada, perde peso, e só bebe agua, o que devo administrar afim de que ela melhore.

  36. ANTONIO LUIZ DE SOUZA

    OLÁ DRA FERNANDA,TENHO UMA LABRADOR QUE ESTÁ INFESTADA DE CARRAPATO,POREM NÃO CONSIGO DAR BANHO NELA PORQUE ESTÁ MUITO ARISCA.PERGUNTO SE HÁ ALGUMA INJEÇÃO PARA COMBATER ESTA PRAGA E SE POÇO DAR BANHO NELA COM BUTOK,A MESMA TEM 5 MESES E PESA + OU – 10 A 15 QUILOS.

    ATT.

    ANTONIO,JUIZ DE FORA /MG

  37. Silmara

    Olá, Fernanda. Gostaria de saber se posso aplicar ivermectina nos meus cockers, ou se para essa raça há restrição? E qual a dose miis segura.

  38. izaildes galiza

    oi doutora tenho uma cadela raça rottweleir que esta com piodermatite ja dei antibiotico nao adiantou muito e agora ela esta com carapato ja nao sei o que fazer com ela mim ajude por favor. o pelo dela esta caindo de um jeito

  39. gabriela

    olá, tenho uma cadelinha basset de 5 semanas que está com sarne e a veterinária aplicou ivomec, no dia seguinte ela estava defecando sangue, mesmo tendo tomado o anto-tóxico. questionei o efeito colaterial e a veterinária me disse que se tratava de infecção causada por verves e indicou bactrim. Gostaria de saber se a utilização de ivermectina num cão tão pequeno é apropriada? Obrigada!

  40. camila

    ola dra fernanda boa tarde, estou procurando informações sobre o uso de ivermectina em caes e as suas respostas foram as melhores! preciso saber o seguinte, tenho uma shitzu de 3 anos e ha uns 2 meses ela começou com uma coceira persistente e uma vez apareceu uns machucados enormes no mesmo dia em que ela começou a se coçar, levei no vet ele passou uns corticoides, antibioticos ai o machucado sarou, mas a coceira persistiu. dei stomorgyl para a lagrima acida e gracas a Deus, acabou o pelo no focinho ja esta ate nao ha feridas nem manchas de qualquer especie no corpo dela somente a coceira e ela solta muito pelo desde pequena mas agora esta soltando mais. nao solta pelos localizados como no caso de sarna, ms por toda a casa se ve pelo dela. troquei de ração mas ainda nao deu efeito dei organact e nada, parei de dar pao a ela e nada! pensei em dar ivermectina a ela mas nao sei qto dar e se posso dar, ela tem 4kg. por favor me ajude!

  41. ANDERSON

    OI DOUTORA EU TENHO UM CÃO MESTIÇO DE YOKY COM PINCHER QUE PEGOU SARNA ME ENDICARAN TONICOS SARNEM SETOCONAZOL E SABONETES E OUTROS POIS ELE NASCEU DIA 30/03/11SERA QUE JA POSSO TRATAR ELE COM IVERMECTINA O PELO DELE ESTA CAINDO MUITO ELE ESTA BEM CAREQUINHA SE PODER QUE QUANTIDADE DEVO ADIMINISTRAR NELE

  42. Débora

    olá doutora, tenho um chow-chow e ele está com 7 meses, deve estar pesando uns 25kl. Gostaria de saber o seguinte,, faz um tempo que ele coça muito a parte de traz a cima do rabo, só que ele não deixa eu tocar pra ver o que é. Meu pai disse que pode ser berno, quero saber como faço pra tirar isso, e se posso usar ivermectina pro berno morrer?

  43. Joab

    Oi Dra, tenho uma Pitbull e ela uma x foi diagnosticada com a doença do carrapato e ao mesmo tempo com uma bactéria chamada Stafiloccocus, no esmo instante comecei a administrar Doxiciclina e Omeprazol durante 3 semanas de 12 12 hs, Trissufin e Ranitidina durante 10 dias e durante 5 dias Baytril injetável IM, graças a Deus ela recuperou, e agora ta caindo o pelo novamente e com uma coceira intensa… E estou administrando Dexametasona e dando banhos 1 x p semana, mtas pessoas dizem que não é correto dar mtos banhos em cães, pois o sistema imun
    ológico deles fica prejudicado….

  44. edio

    ola doutora,tenho um pastor ja usei ivomeque 3veis quando eu uso o ivomeque nele ai ele melhora com o pasar do tempo a doença apareçe nele dinovo ele cai o pelo e fica todo ferido com essa sarna estou com muita pena do meu cao sera que posso repeir a mesma dosagem

  45. leila

    Ola,tudo bem?tenho um chow-chow só anda com rabo e partis da pele com feriad
    as de casas grosas,ele se coça muito,o pelo cai muito também,onde comprei me indicou ivermectina,ele tem 2 anos e pesa 20 k

  46. Cristiane

    ola doutora
    tenho uma pitt que esta com sarna negra posso aplicar invermectina com tormicina?

  47. Taynara

    Olá,tenho uma cadelinha(acho k é vira-lata)ela esta empestada de carrapatos,nao sei mas oq fazer,passei um rémedio chamado Tiper C,que eu ganhei da minha tia k mora em Sp,ai os carrapatos dela acabaram sumindo,mas,o remedio acabou e fui kerer comprar ele aki em foz do iguaçu Pr e nao achei ,existe alguma receita caseira p mim poder retirar todos os carrapatos?
    Por favor me ajude estou desesperada.Obrigada

  48. Tais Araujo

    Olá dr. fernada,
    os veterinarios proximos a minha residencia
    cobram muito caro pela consulta e no momento não tenho
    condições p/pagar…peço uma grande ajuda sua…ganhei
    uma cachorrinha da raça boxer, pesa 10kg, tem 4 anos,
    e a coitadinha veio cheinha de carrapatos, gostaria de saber
    qual dosagem de ivermectina uso e por quanto tempo?

  49. Susiane

    Bom dia Doutora,

    Tenho uma cadela, pastor Alemão, 28kg aproxim.

    Esta com alguns carrapatos. Queria saber a dosagem se ivermectina para ela, pois tenho conhecimento que esta raça é muito sensível a este medicamento.
    OBS. muita cadela ja tomou este medicamento.

    Susiane

  50. Adriana

    Boa tarde Doutora, preciso muito de sua ajuda.
    Tenho um cachorro da raça Beagle de 3 anos e ele está com carrapatos e pulgas. Moro em apartamento e ele convive no mesmo ambiente que nós.
    Tenho encontrado carrapatos pela casa. Estou muito preocupada pois tenho um bebê de 1 mês e meu marido já teve doença de Lyme a uns 8 anos atrás.
    Já usei triatox e butox mas não resolveu. Eu poderia usar o ivomec? Seria mais eficaz que os que usei?
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente,
    Adriana.

  51. francielle bortolotto

    ola, tenho um pit bull e ele esta com sarna, eu já fiz de tudo até levei ele no veterinário e gastei muito dinheiro e não resolveu nada, to desesperada, oque eu faço?me fala o nome de um remédio bom, pode ser caro, pois eu não economizo dinheiro pra ajudar o meu bebe!!ou alguma injeção eficiente, que mate a sarna dele!!acho que a sarna dele ta avançada, e os pelos dele ta caindo, e é mais na barriga, em cima nas costas e apareceu algumas no rabo!!me ajude por favor, ja não sei mais oque fazer!!
    bjinhusss…
    aguardo contato

  52. ana aparecida florido machado

    oi doutora gostaria de sabe se posso usa esse medicamentos tenho 4 yorke e um shih-tzu eles sempre aparece com carrapatos e pulgas me dicaro ivermectina mais tenho medo porque eles nao tem doenças me falaro que esse remedio sacrifica o caes e gatos é verdade já uso coleira é nada andiato espero respostas

  53. Juliana

    Ola Doutora!!
    tenho dois labradores um de 7 meses e uma de 1 mes e 23 dias…
    no quintal de baixo de casa tem muitos carrapatos e ta subindo para o quintal de casa…o que faço nesse caso..ja passei varias vezes venenos no quintal de casa mas não esta adiantando nada pois os vizinhos não cuidam do quintal e meus filhotes estão pegando carrapatos e eu acredito k vai fazer mal a eles…..

    Desde de já agradeço!!!!

  54. Phillipe Ferreira

    Boa Tarde minha casa já esta cheia de carrapatos e já passamos remédio no cachorro e já lavamos ah casa mais não tem jeito oque faço para matar esses carrapatos sem prejudicar o meu cachorro ?

  55. MARIA CÉLIA

    OLÁ,DOUTORA!
    TENHO UM CACHORRO DE PEQUENO PORTE,COM +OU- 15KG,ELE ESTÁ INFESTADO DE CARRAPATOS.JÁ FOI USADO PRODUTOS ESPECÍFICOS COMO
    FRONTILINE,PORÉM NÃO OBTIVE RESULTADO POSITIVO.GOSTARIA DE USAR A IVERMECTINA,QUAL A DOSE RECOMENDADA?

  56. Marcelo

    olá doutora, minha casa esta com muitos carrapatos,já passei triatox,butox,creolina,e não adianta por favor me ajude o que devo usar?

  57. Lorena Lima

    Oie eu tenho 2 shih tzu e uma rottweiler gostaria de saber a dosagem certa da Ivermectina em comprimidos

  58. Bruna

    Olá doutora, tenho 2 gatos um de 5 meses e o outro e 3 e meio, como eu ñ moro com minha familia, vou viajar pra lá essa semana, gostaria de saber se algum remédio como a DEXAMETASONA ou o NOVOSIL pode ser usado no lugar do sedativo? obg

  59. Aline

    Olá, tenho uma fila e ela ultimamente esta se cosando muito, agora começando a ficar com feridinhas no corpo dela, como se estivesse com alergia e abaixo de seu fucinho esta meio avermelhado!
    Me ajude estou muito preoculpada.
    Atc, Aline

  60. Aline

    Olá, minha cachorrinha esta tão irritada com essa coceira abaixo de seu fucinho e esta ficando vermelho irritado e de tanto ela coçar e no corpo tbm. Por favor me ajude!
    Atc, Aline

  61. Flaviana

    olá doutora!!!
    estou muito preoculpada com minha cachorrinha, ela é da raça poodle toy, tem um aninho e agora esta aparecendo com manchas avermelhadas pelo corpo, dou banhos todos os dias nela com shapools anti carapatos e mesmo assim, ela aparece com muitos, já ñ sei o q fazer. peço sua ajuda com urgência!!!!

  62. ADRIANA BEATRIZ

    Ola Dra, tenho um labrador femea e gostaria de saber se o ivomec eh recomendado pra ela, sendo que a infestacao de carrapatos esta terrivel.

  63. elias andre

    ola meu cachorro esta com sintomas de cinomose o que devo dar algum medicamento o que faço

  64. Cleo

    Olá! dra. qual intervalo de tempo entre uma aplicação e outra para o ivomec? obrigada!

  65. roberta

    Drª Fernanda, por favor me ajude:
    Encontrei na rua um filhote de gata e à 15 dias vinha cuidando dela e procurando uma pessoa que quisesse adotá-la (ela ainda não enxergava, nem tinha aberto as orelhas), vinha dando leite na mamadeira e há uma semana ela já estava comendo ração pastosa (sachê e lata), só que notei algo diferente em uma das orelhas e um pouco de falta de pelo perto do pescoço e a levei no veterinário e ele disse que sarna e aplicou 0,01ml de ivermectina (em 08.02.2012) e já a noite ela começou a ficar tonta, sem miar, não consegue ficar em pé, acho que afetou o SNC dela por ser muito novinha (mais ou menos 1 mês de idade), o que devo fazer? estou preocupadíssima, me ajude por favor?

  66. Crislaine

    tenho dois pitbull e eles estao cheios de carrapatos eu dei a ingeção IVERMIN Ivermectina, gostaria de saber se quando os carrapatos cairem do coro deles irão morrer ou não

  67. Crislaine

    Oi,Oi!!
    Eu tb estou preocupada pois essa ingeção é para bovinos, mas a pessoa que recomendou disse entender do assunto! Tem algum problema? ele dividiu uma ampola de 1ml para os dois, pos cada um tem 7 meses

  68. Rafael Salles

    Olá doutora Fernanda.Minha dúvida é sobre a aplicação do ivomec injetável.A injeção é intra-muscular ou subcutânea?Meus bebês são dois rotweillers sendo um de 2anos,e outro de 1ano, ambos machos e pesando de 15 a 20Kg cada.Posso dar sulfato ferroso a eles,para reporo sangue que foi sugado pelos carrapatos?Muito obrigado pela sua atenção,e parabéns pelo trabalho realizado pela senhora.

  69. jonathas

    ola eu tenho um pit bull com 6 mese e ele estar com uma sarna que eu nem sei esplicar qual é pois ele esta com o corpo cheio de carosos e sai sangue queria saber se o ivomec é o ideal pra mim aplicar e quantas mg eu devo aplicar?

  70. Renata

    Olá, tenho três cachorros puldo.. Essa tarde, um deles morreu! Tentei de tudo para salva-lo. Mas não resistiu a carrapatos! Já fiz de tudo para controlar a praga que se estendeu em minha casa. Dei remedio , detetizei o ambiente onde eles se encontravam,banhos com remdios… mas de nada adiantou! Estou morrendo de medo de perder as outras duas. O que mais posso fazer pelas minha filhinhas.
    Grata.

  71. Gabriela de Oliveira

    Olá Dra., Boa Tarde!
    Estou criando um filhote de labrador de 03 meses de idade, muito danadinho…. que come e destroi tudo que ver pela frente. Assim que o compramos percebemos uma quantidade enorme de carrapatos e uns carocinhios, semelhantes à espinhas (acnes), como se estivesse inflamadas. Alguns carrapatos conseguimos tirar com pinça. Estamos dando banho com shampoo e sabonete que dizem combater as pulgas e carrapatos, bem como comprei para ele e o amiguinho dele (Um Border Cury de 13 anos) coleiras repelentes. Porém, há 02 semanas atrás os carocinhos viraram feridinhas, com casquisnhas, que estavam só na barriga, junto aos peitos, mas que está chegando a outras partes do corpo. Vale ressaltar que ele se coça o tempo todo…. mas o tempo todo mesmo, interrompe brincadeiras e alimentação para se coçar. Qual será o diagnóstico, o que devo fazer??? Ajude-me, por favor…

  72. Jan

    Um carrapato consegue sobreviver dentro do corpo humano?

  73. janet

    Oi, doutora Fernanda , gostaria de saber como vou receber minha resposta é nesta pagina ou por meu email.Estou apreensiva e insegura quanto ao tratamento das minha meninas com filariose que estão uzando ivermectina , como perguntei a doutora tenho medo dos efeitos colaterais já que o tratamento vai ser por longo prazo, Fico grata e aguardo a resposta abraço Janet

  74. claudianeaparecida batista

    tenho 2 cachorro vira lata eles tao lotados carrapatos o que eu faço

  75. jose luiz silva

    preciso de uma injeção para sacrificar meu cão qual o nome do remedio

  76. Wandim

    Jan,

    tome cuidado. Depois de sua pergunta eu acredito que carrapatos podem sim sobreviver dentro do corpo humano.
    Neste momento um deles pode estar alojado e detonando seu cérebro.

  77. Rennata bessa

    ola doutora, tenh um pinschie , ele tem 3kilos e foi detectado com a doença do carrapato , ele estava muiiiiiito debilitado mas com a medicação ele melhorou , isso tem uma semana, agora ele tah aparecendo com o olho muito inflamado , queria saber de alguma pomada boa para essa inflamação!

  78. MPaula

    Olá,
    Tenho uma Akita que estava com alguns caroços de berne e dei a Ivermectina. Os caroços de berne sumiram, alguns carrapatos e as poucas pulgas também desapareceram.
    Fiquei preocupada sobre o alerta feito para algumas raças utilizarem ivermectina. Será que minha Akita pode ser afetada? Posso continuar o uso da Ivermectina? Qual a periodicidade do uso?
    Muito obrigada.
    MPaula

  79. vania godinho lopes

    Olá Dr Fernabda, li varios comentários sobre doenças em caes, e gostaria de saber algo. Tenho uma cadela West Terrier de 9 meses, que apresentou uma espécie de sarna na pata, levei-a ao veterinário e a médica me disse que é uma doença genética. Aplicou a Ivermectina injetável, 006mm. E que eu continuasse com a Ivermectina em meio comprimido durante 30 dias. Porém estou com receio de aplicar por tanto tempo. será conveniente seguir com tratamento? me exclareça por favor. Obrigada

  80. belline da costa

    ola Dr. dei um banho com triatox na minha cachorra agora ela esta passando mal existe algum antidoto para neutralizar os efeitos colaterais .obrigado

  81. Sandra

    Olá boa tarde, tenho um pastor belga de 8 meses, e ele esta com carrapatos, tiramos bastante , passamos nele multimix, e no quintal arcamix, não resolveu, ai então passamos no quintal triatox, mas não acaba os carrapatos? O que eu uso para acabar com os do quintal, pois nele parece que resolveu.

  82. Carlos Eduardo

    olá Dr. tenho um cão da raça shitzu com Lhaza Apsu e tem 6anos, está com uma infestação de pulgas e apele dele fica muito irritada e vermelha, já tentei de tudo inclusive esses similares ao Frontiline e o verdadeiro, sem resultados satisfatórios.
    Gostaria de saber se posso aplicar ivermectina 1% na dose de 0,1ml subcutânea ele pesa aproximadamente 8kg. Grato
    Carlos Eduardo

  83. eliane torquato

    ola doutora tenho 8 caes da raça pitty e eles estao com muitos carrapatos já apliquei um remedio com nome de pulfo e a ivermectina e não resolveu eles continuam com muitos carrapatos dou banho e limpo o local onde eles dormem sempre troco os lençois onde eles dormem tambem aplico anti pulgas no local o que devo fazer para acabar com os carrapatos ja que ivermectina não resolveu?

  84. jorge luiz paiva

    ola dra fernanda tenho um pincher estamos com problema de infestação de carrapatos e estou pretendendo fazer uso de medicamento injetavel gostaria de sua opinião desde ja agradeço

  85. CARLA ANDREA

    Boa tarde Dra. Fernanda.
    Tenho um Yorkshire de 7 meses e estou com infestação de carrapatos em meu 4º. Ontem fiz aplicação com Triatox 40 ml. Dilui 2ml em um balde c/ água e borrifei rodapés, teto, janela, colchão, cortina e por último passei o pano no chão do quarto.
    Só que hoje continuam os carrapatos a circularem em meu 4º, cama, cortina, janela, etc. Estou c/ várias picadas e mal consigo dormir me coçando a noite. Isso está me irritando muito. Queria saber se posso fazer as mesmas aplicações 1 vez ao dia ou tem q ser semanal mesmo e se Este Carrapaticida é bom e devo continuar c/ ele (Costumava usar Bovitraz). Meu filhote esta c/ Frontline plus.
    Desde já agradeço sua atenção!….abraço

  86. Manoel

    Bom dia Dra. Fernanda.
    Tenho 02 cães um pastor alemão e um fila brasileiro(adultos). Eles estão com uma infestação muito grande de carrapatos, então apliquei 1ml de ivermectina, hoje está com 7 dias e não combateu por completo. Gostaria de saber se posso aplicar outra dose e com qual frequencia.

  87. Ruth keiko

    Olá!!tenho um yorkshire que fez 7 meses,ele pode tomar ivermectina pra escabiose?foi a veterinaria q recomendou,eles são muitos frageis e é a primeira vez q crio esta raça,este é o tratamento correto?Obrigada.

  88. Barcelo

    Boa tarde Dra Fernanda. Moro em um sítio, à 30 Km de Fortaleza….possuo dois casais de pastores branco suiço…..pergunto se posso usar ivermectina no combate à carrapatos?


Trackbacks

  1. Carrapatos - como combater e controlar | DogDicas
  2. Carrapatos – como combater e controlar | AGRO SHOP Hortolândia

Comente!

Mas antes de escrever tenha em mente 2 coisas:

1. O melhor lugar para pedir informações é no nosso Fórum www.dogforum.com.br. Ele é gratuito e serve exatamente para isso.
2. Para ter uma foto ao lado do seu comentário, cadastre-se gratuitamente no Gravatar e use o mesmo email usado no cadastro, para comentar.

Tanto o Gravatar quanto o Fórum possuem cadastros fáceis, rápidos e gratuitos. Aproveite!