A história de Laika: progresso ou crueldade?

Conheça a emocionante história da cadela Laika, o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra, lançado ao espaço no Sputnik 2 sem expectativa de volta.

Laika em testes na pequena cabine que iria ao espaço (foto: reprodução / internet)

Recolher um jovem cão de rua e treiná-lo para uma experiência pública de progresso, que o matará em poucas horas, em condições inóspitas, solitárias, imprevisíveis, apavorantes e sem chance de sobrevivência, lhe parece cruel? Pois foi isso que aconteceu com Laika, uma cadela vira-lata de aproximadamente 2 anos de idade, 6 kg e sem dono, encontrada nas ruas de Moscou.

A história de Laika começa em 14 de outubro de 1957, dez dias após o primeiro satélite artificial (Sputnik 1) ser colocado em órbita, quando, para se provar ao mundo o poder da União Soviética, se ordenou que fosse lançado um satélite com um ser vivo a bordo em comemoração aos 40 anos da Revolução Russa.

Laika passou então a fazer parte de um grupo de dez cães treinados por Oleg Gazenko, no Instituto de Medicina da Força Aérea, para vôos espaciais. Somente três cadelas, Albina, Laika e Mukha, foram escolhidas para passar por treinamentos intensos e estressantes de resistência a vibrações (simulador de vôo), acelerações, cargas G em máquinas centrífugas, altos ruídos e permanência em compartimentos cada vez menores, por até 20 dias. A escolha de fêmeas se deu, entre outros fatores, pelo fato de que, ao contrário dos machos, elas não têm a necessidade de ficar em pé e erguer uma perna para urinar, o que era impossível de ser realizado na pequena cabine pressurizada destinada ao cão dentro da nave. Dentre as três, Laika foi escolhida por sua personalidade tranqüila e paciente.

Laika antes de ser colocada na cabine do Sputnik 2 (foto: reprodução / internet)

No dia 3 de novembro de 1957 (2 de novembro, no Brasil) é lançado então o Sputnik 2, na Rússia, com Laika a bordo. Fixada ao chão da nave com uma espécie de cadeira que a impedia de se movimentar e equipada com um recipiente para armazenar seus excrementos, Laika começa a uivar apavoradamente devido ao barulho ensurdecedor e às vibrações do lançamento. Seu ritmo cardíaco dispara e chega a três vezes acima do normal.

Moscou afirmava ao mundo que em poucos dias Laika retornaria numa cápsula espacial ou em um pára-quedas. Mas apesar do que era divulgado, Moscou sabia, desde o início, que Laika não retornaria com vida de sua missão, pois o Sputnik 2 não possuía tecnologia para regressar à Terra.

Era uma viagem só de ida.

Então, depois de várias especulações sobre o assunto, finalmente foi feito o anúncio oficial de que Laika não mais voltaria, mas morreria sem dor no espaço, após uma semana.

Foto rara feita por um astrônomo amador dos últimos quinze segundos de existência do Sputinik 2 e sua tripulante, morta há meses. (foto: Spacenews.geoman.net)

Deste momento em diante, muitas versões para a morte da solitária tripulante foram apresentadas, inclusive de que que Laika teria morrido após cerca de 10 dias em órbita, através de uma injeção letal. Mas foi somente em 2002, quarenta e cinco anos depois, que Dimitri Malashenkov, um dos cientistas da equipe na época, revelou que Laika morreu devido a um problema na desacoplagem de uma parte do satélite que interrompeu o sistema de controle térmico e, consequentemente, elevou a temperatura interna do Sputinik 2 para 40ºC.

Submetida a um cenário de pânico, calor extremo e desespero, Laika finalmente morreu, entre cinco e sete horas depois do lançamento.

O Sputnik 2 deu 2.570 voltas ao redor da Terra, cerca de 100 milhões de quilômetros, até consumir-se na atmosfera com os restos mortais de Laika, no dia 14 de abril de 1958.

Apesar de sua morte, os cientistas afirmaram que a viagem de Laika possibilitou o conhecimento da reação de um ser vivo em órbita e, conseqüentemente, deu início aos vôos espaciais tripulados por seres humanos.

Laika foi o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra. Após sua missão, nenhuma outra foi realizada sem que se tivesse a possibilidade tecnológica de retorno do animal.

Homenagens

Ainda nos dias atuais a história de Laika emociona milhares de pessoas pelo mundo. Desde 1997 Laika possui sua placa em Baikonur, a cidade das estrelas, juntamente com as dos demais cosmonautas mortos. Em 2008, no centro de Moscou, foi inaugurado um monumento de 2 metros de atura próximo ao Instituto de Medicina Militar (onde foram feitos os cruéis testes com o grupo de cães) que consiste numa parte de uma espaçonave no formato de uma mão humana que segura o seu corpo.

Dentre as homenagens pelo mundo todo à Laika estão cadelas com seu nome, selos postais com sua imagem, marcas com seu nome e uma série de produtos com sua foto.

Tags: ,

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

95 comentários para “A história de Laika: progresso ou crueldade?”

  1. Rafael

    Sacanagem.

  2. bruno

    ser humano nao merece o lugar que tem
    sinto-me enojado em ser um

  3. Carol

    ser humano nao merece o lugar que tem
    sinto-me enojado em ser um

    Fato.

  4. luis

    Sacanagem mesmo.

  5. Getter

    Então se mata….comentário podre……vc é oq vc é e ponto….faça do que vc é aquilo que melhor se pode fazer…nossa que doido isso..hahaha

  6. kelly

    pow isso era lá no ano de 1950 e alguma coisa, o povo era igonorante mesmo, não sabia de nada….dúvido que hoje em dia a nasa faria uma coisa dessas com tanta instituição de proteção aos animais…mas mesmo assim isso foi terrivél né? porque não mandaram um humano de uma vez? será que um cachorro vale menos que um humano?

  7. T4T1

    Que crueldade…Talvez tais pesquisas seriam apresentariam resultados muito mais satisfatórios se os próprios envolvidos nas mesmas se submetessem a essas situações, eles mesmos.

  8. leone

    #
    bruno disse:
    1 de dezembro de 2010 às 01:35

    ser humano nao merece o lugar que tem
    sinto-me enojado em ser um
    #
    Carol disse:
    1 de dezembro de 2010 às 03:46

    ser humano nao merece o lugar que tem
    sinto-me enojado em ser um.

    seja uma barata….

  9. joao

    Tem gente que prefere que tivessem sacrificado um ser humano que provavelemente deixaria familia, e muitos outros aqui sofrendo. Os animais sao irracionais e não sabem discernir o que esta acontecendo com eles. Apenas sofrem e morrem. Agora para um ser humano isso seria tortura.

  10. adr

    kelly disse:
    1 de dezembro de 2010 às 09:26
    pow isso era lá no ano de 1950 e alguma coisa, o povo era igonorante mesmo, não sabia de nada….dúvido que hoje em dia a nasa faria uma coisa dessas com tanta instituição de proteção aos animais…mas mesmo assim isso foi terrivél né? porque não mandaram um humano de uma vez? será que um cachorro vale menos que um humano?

    sim um cachorro vale menos que um ser humano, que pergunta de anta

  11. moises

    nossa
    eu preferia ki neim tivesse nada no espaço, pra enviar uma cachorra, enviasse um bandido ki era beim mais a cara

  12. Luciano

    pq nao envia um um cara que tivesse preso com uma pena de perpetua, vai morrer na cadeia mesmo que manda-se para os espaço.Coitada da cachorrinha eles dependem da gente p tduo imagino a situação, passando medo nun lugar fechado e sem ninguem ..aff.nem gosto de pensar!Lendo isto me da vergonha …

  13. fefes

    Moisés..
    gahauhau é mesmo, um bandido merece mt mais ir pro espaço do que um cachorrinho indefeso.. boa idéia

  14. nah

    Antes ela, duas vezes, do que eu.

  15. fernando

    Cambada de imbecis…se não fossem os teste com animais (deixo claro que não sou a favor de crueldade) nós não estaríamos na era da internet e vc nem sequer teria a chance de saber sobre esta história, não teríamos remédios eficientes para manter a vidad de seus pais e avós por muito tempo, e nem sequer teríamos produtos de limpeza e higiene pessoal seguros…resumindo, quem não se acha digno de pertencer a uma espécie não é mesmo digno, espero que vcs tenham um pouco mais de compaixão para com as milhares de crianças que vivem e morrem na miséria e façam algo para um futuro com seres humanos que realmente mereçam pertencer à espécie, obviamente tratarão melhor os animais.

  16. KILLER

    malditos russos, que se extermine esses malditos,eu preferiria fazer uma nave e botar um prisioneiro condenado a morte, do que um animal me deixaria mais feliz.

  17. Tha

    KELLY,você é tão inocente e ignorante é você… É uma sociedade hipócrota mesmo. VOCÊ acha que os produtos que você usa (como shampoos, condicionadores, cremes capilares, cremes de pele, maquiagens, etc) seriam testados em quem antes de serem consumidos a nós? Na inocência de animais. Sempre foi e sempre será assim, infelizmente. Agora, vocês que acham que seja certo tais atos, porque vocês não se disponibilizam como cobáias humanas? Covardia maior é utilizar-se de um ser que vocês citam como irracionais, mas que são capazes de dar a vida pelo seu dono, como muitas vezes já aconteceu. A LAIKA foi apenas mais uma de tantos animais que foram mortos covardemente para curiosidade e para “o bem estar do ser humano” que nem ao menos valoriza aqueles seres que morreram para esse “povinho hipócrita” usufruir. SEJAM HUMANOS, NÃO ME ENOJO DE SER UM SER HUMANO, PORQUE AMO E RESPEITO OS ANIMAIS, ME ENOJO EM SABER QUE EXISEM PESSOAS COM O PENSAMENTO TÃO PEQUENO E IGNORANTE COMO VOCÊS.

  18. desiree

    vc acha como foi estudado o corpo humano, com teorias, acho que não os alemães, foram responsáveis, estudando os corpos mortos.

  19. desiree

    È muito triste saber ,mas é verdade

  20. eu

    Ser humano é isso… ser humano é aquilo…
    F0da-se
    se não fosse esses experimentos o homem nunca estaria tão perto de colonizar o universo hoje em dia.
    não dou 50 anos para montarem a primeira colônia.

  21. Rangel

    è galera tenho muita dó tb dos coitados dos bichinhos… masssss não posso ser hipocrita e dizer que tenho nojo de ser um ser humano, ou que vou levantar uma placa escrito” morte aos cientistas que utilizam os cachorrinhos, gatinhos, passarinhos e outros bichinhos” pois utilizo todos os derivados destas pesquisas, como muitos acima já citaram… então gente antes de fazer qualquer tipo de comentario para vestir a camisa do Green Peace,leia adquira informações, deixe de utilizar todos os produtos derivados dessas pesquisas, ai sim darei a mão a palmatoria por comentarios contra a essas pesquisas…

    E diga não a hipoocrisia…

  22. Daia

    absurdo isso,eles acham que so pq era uma cachorra eles podem fazem? bando de idiotas, pq eles mesmo não entraram ? é tanta gente ruim nesse mundo :S onde vamos parar?

  23. VANESSA

    joao disse:
    1 de dezembro de 2010 às 11:01
    Tem gente que prefere que tivessem sacrificado um ser humano que provavelemente deixaria familia, e muitos outros aqui sofrendo. Os animais sao irracionais e não sabem discernir o que esta acontecendo com eles. Apenas sofrem e morrem. Agora para um ser humano isso seria tortura.

    CARO JOÃO, EU PREFERIA MIL VEZES MANDAREM VOCÊ NO LUGAR DO QUE A POBRE COITADA DA CACHORRINHA. ANIMAIS NÃO MATAM, POR ODIO, RANCOR OU PRAZER, ANIMAIS MATAM POR SOBREVIVÊNCIA. ANIMAIS AMAM SEUS DONOS, NÃO MACHUCAM NEM FEREM SEUS SENTIMENTOS, AO CONTRARIO DE MUITOS HUMANOS POR AI QUE SÃO PIOR DE QUE MUITOS ANIMAIS, AGORA IRRACIONAL É A ANTA DA SUA MÃE QUE COLOCOU VC NO MUNDO PRA FALAR UMA BESTEIRA DESSA AQUI NÉ…

  24. Tuin

    FALOU TUDO VANESSA!!!

    AUUAHUHAUHAUHUHAUHUHAUHAUHAUHUHAUHAHUuhaa

  25. pedro

    crueldade?? vai voce la entao defensor dos animais. o bagulho ainda era teste, vai testar com um humano?? calma la! nao sou a favor de maus tratos com animais, mas com todo respeito, valorizo primeiro a minha especie em seguida as demais.

  26. Mike

    Pensem nas consequencias dessa experiencia!
    a ciência espacial soube entao depois disso,
    como um ser vivo reage no espaço!
    Se não fosse por ela, quem sabe como saberiamos disso?
    Agraceça a ela e aos ciêntistas…
    Esses caras fizeram a mesma coisa que os medicos/cientistas nazistas,
    eles deram um grande salto para ciência!
    Ta com pena? Adota uma cadela e chama de Laika…

  27. a kralho

    FILHOOSSSS DAA PUTAAAAAAA

  28. Bruna

    Cada comentário idiota que eu vejo…

    é comprovado que animais PENSAM, mas não tem consciência disso. Além do mais, porque deixá-lo sofrer? Só porque ele não vai ter ciência do que está acontecendo com ele. Sinto pena de quem falou ISSO.

    E pra aquele comentário lá em cima: se algumas pessoas fazem coisas estúpidas ou dignas de nojo, faça por onde para dar exemplo, e não ficar desejando não ser o que você é.

  29. Giovanni

    Interessante que algumas “pessoas” sentem a necessidade de falar em “ALL CAPS” e de xingar os outros ou as mães dos outros, não tem capacidade de defender um ponto de vista, parecem evangélicos.

    Pouco importa sua opinião, saiba defender seu ponto de vista.

  30. Braddock

    Nenhum retorno justifica tal crueldade, não importa o ano – era uma vida em risco, e o ser humano em 1950 ou 60 tinha a capacidade de sentir e pensar como pensamos e sentimos hoje, se temos uma visão mais clara é por avanços tecnológicos e não porque pensamos mais. – Se eles estivessem estudado mais, concerteza criariam um meio de retorno para a cadela, inclusive comida eles conseguiriam levar (não levou muito tempo para inventarem isso depois da trágica história da cadela.). Péssimo, muito péssimo. E pior que tem gente que acha que um cachorro sente menas dor que um ser humano…

  31. FERNANDA BRASIL

    “sim um cachorro vale menos que um ser humano, que pergunta de anta”

    e que resposta pior ainda… VALE MAIS QUE VC!

  32. rodrigo

    toda vida tem valor . pq as pessoas se sentem no direito de escolher quem vive ou quem morre ? ninguem tem o direito de matar .a vida é tudo que temos.

  33. Andre

    Alguns humanos mereciam andar de quatro, como os animais que tanto defendem. Quem dá mais valor a vida de um animal do que a de um ser humano tem sérios problemas psicológicos. Deve ter algum complexo, sentimento de rejeição, só pode.

    São pessoas que sabem que animais não pensam, não retrucam, não argumentam. Estas pessoas se entem, por isso, seguras diante deles.

    Os animais são os primeiros a “destroçarem”, “dilacerarem”, sem nenhum dó, qualquer outra espécie, então por que todo este amor boboca em relacao a eles?

    Vá pregar o amor entre os seres vivos no meio dos leões!

  34. Raonny

    o ser humano e uma bosta, kem e q ainda nao se deu conta disso ??

  35. LEO

    PRIMEIRO É ABSURDO UTILIZAREM SERES (MUITO MENOS INOCENTES) QUE CONTINUEM USANDO OS HOMENS… E QUEM AMA BICHO POR FAVOR COMPRE PRODUTOS QUE NÃO SEJAM TESTADOS EM ANIMAIS. EM QUALQUER SITE DE PROTEÇÃO ANIMAL HÁ UMA LISTA PARA VERIFICAR. HOJE MUITAS EMPRESAS VALORIZAM ESTE TIPO DE ATITUDE E CONSUMIDOR.

    CABE A NÓS, MUDARMOS QUALQUER SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS.

    ADOTAR EM VEZ DE COMPRAR, NÃO USAR PELES, NÃO CONFINAR PASSAROS, PROTEGER ENFIM NOSSO SER INOCENTE.

  36. Junior_Guida

    Toda espécie humana tem seu valor. Sou e sempre serei contra utilização de animais em experiências. Vi que muitos aqui apoiaram a experiência com a laika. Quero que essa pessoas por um minuto imagine a dor e o sofrimento deste animal. Se coloquem no lugar dela! E veja que pensamento pequeno vc tem ! O se humano e digno de pena com toda certeza. Outra coisa: Cade os moderadores do fórum? Acho que o intuito do fórum e reunir pessoas que amam os animais e não entrarem aqui e xingar os pessoas e ir contra o principio do fórum: defender os animais.

  37. DogDicas

    Junior, obrigado pelo aviso. Os comentários direta e/ou extremamente ofensivos foram apagados. Quanto as opiniões, entendemos que elas são livres, sejam a favor ou contra a posição da DogDicas.

    Complementando: Esta é a seção de comentários a respeito do texto, e não o Fórum. O Fórum fica no endereço http://www.dogforum.com.br. Será um prazer recebê-lo por lá também.

    Abs

  38. Le

    Andre disse:
    2 de dezembro de 2010 às 00:57
    Alguns humanos mereciam andar de quatro, como os animais que tanto defendem. Quem dá mais valor a vida de um animal do que a de um ser humano tem sérios problemas psicológicos. Deve ter algum complexo, sentimento de rejeição, só pode.
    São pessoas que sabem que animais não pensam, não retrucam, não argumentam. Estas pessoas se entem, por isso, seguras diante deles.
    Os animais são os primeiros a “destroçarem”, “dilacerarem”, sem nenhum dó, qualquer outra espécie, então por que todo este amor boboca em relacao a eles?
    Vá pregar o amor entre os seres vivos no meio dos leões!

    HAHA,quem tem sérios problemas psicológicos é quem acha que um ser humano tem mais valor que um animal!
    1º porque não foi o ser humano quem deu vida a este animal,por isso não tem que realizar experimentos com estes!
    2º – tudo que precisamos (ou precisavamos depois do homem fazer tanta merda no planeta) está/estava a nosso dispor em nosso planeta,e a partir disso o certo seria “revolucionar” sem machucar outro ser vivo.
    3º- como já disseram aqui : tem bandidos que poderiam ser usados no lugar desses animais.Na minha cidade uma menina foi estuprada e jogada viva em um formigueiro por dois caras,aí vem um filho da **** e acha que quem prefere animais do que seres humanos tem problemas psicológicos!
    4º – cada um no seu canto,não sabe discutir não venha falar de “pregar amor entre seres vivos no meio de leões”,preservar já é amor.
    5º – Acho que quem tem complexo ou sentimento de rejeição é você,porque duvido que você não veja a violência por toda parte,inclusive na sua cidade e defende a boa parte das pessoas que ajuda a aumentá-la! O ser humano acaba com tudo,e um animal que não faz nada que prejudique a Terra vale menos…

    Ah,e ninguém venha falar que eu generalizei por dar exemplo de bandidos,pois é uma idéia já exposta,e depois da exposição tem gente que continua preferindo o sofrimentos do animais ao invés do sofrimento de gente que já causou muito!

  39. Andre

    Então os Leões que TRUCIDAM as Zebras são criminosos, pois não foram eles que deram a vida às Zebras.
    E muitas coisas só estão à disposição dos seres humanos graças à ciência e a experimentos com animais. Mas, claro, o que são VIDAS HUMANAS, VACINAS etc perto do bem estar de animaizinhos que se trucidam uns aos outros na natureza.

    Existem seres humanos pervertidos, etc, mas isso é outra discussão. O que me refiro é a questão ética de fundo por trás de uma priorização dos animais em detrimento dos seres humanos. Seres humanos possuem moral e ética, animais não. Existem bilhões de pessoas que nunca causaram mal a outros seres humano.

    Agora me diga: quantos leões deixaram de trucidar zebras??? Não, e não foi porque são maus etc. Se não há um mínimo de racionalidade, não há moral nem ética. Não há nem como se obedecer nem desobedecer a regras éticas; simplesmente elas não são aplicáveis. Então, não adianta fantasiarmos e projetarmos a nossa sensibilidade, racionalidade, senso moral e ético nos “animaizinhos”, pois isso não faz sentido nenhum.

  40. lucas

    para descobrir novas coisas so sacrificando otras e para o bem de todos eu concordo com a ciencias

  41. kaksinpurpine

    Aprendi muito

  42. Gaabi

    Poxa , que crueldade ):

  43. Karollyne Ferreira

    Isso e uma Crueldade deviam mandar um ser humano envez de um cao que nao pode se defender. o ser humano realmente e BURRO

  44. cristina

    RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS RUSSOS DESGRAÇADOS

  45. tifany

    os sentistas foram tao crueis com a cadela pq e ves de animas nao mandaram uma pessoa se aproveitaram de um animal inocente .que nem rasiosina direito os ser humano e cruel de mais e nao merse nada do que se tem

  46. thais

    um bando de idiota fazer isso com a pobre da laika que bando de sem nosao porque nao fizeram isso com um humano.

  47. magno alves

    morte a russia

  48. raul

    covardia ! é sem palavras o que esses monstros fizeram com a cadela Laika !

  49. Anderson

    Pelo que eu sei shampoos, condicionadores, cremes capilares, cremes de pele, maquiagens etc, não são testados em animais , tanto que, em seus rótulos ou embalagens, na grande maioria das vezes tem-se: PRODUTO NÃO TESTADO EM ANIMAIS. E quase 50% desses comentários são indicativos de quanto a “terra” está longe de viver momentos de amor, solidariedade, fraternidade, respeito, tolerância etc, em que alguns grupos(principalmente religiosos) AINDA sonham. Infelizmente ainda encontramos pessoas que ainda não conseguem transferir as dores, sentimentos (nesse caso de muita agonia, desespero e solidão) de seus semelhantes e muito menos de ANIMAIS IRRACIONAIS para si. É lamentável a existência de pesssoas que ignoram e nem sequer sentem DÓ de seres que sofreram de tal forma como Laika. Só quero deixar claro que apesar de amar ANIMAIS IRRACIONAIS não os julgo mais importantes que os “RACIONAIS” e vice-versa, mas digo que pessoas que não tem sensibilidade a animais não tem aos humanos(alguns acham que tem); e o fato de ainda encontrarmos muitos seres insensiveis a animais reflete nas situações de conflito cada vez mais vivenciados entre os racionais. E também nao digo que os testes com animais nao foram importantes para a sociedade(em que estou “incluso”) mas que todos esses atos precisam ser REPENSADOS.

  50. lucas

    cara muito triste ,sei que hoje ela estaria morta mesmo se nao fosse ao espaço mais morreria com justica sem a interferencia dos humanos,eu digito isso chorando!!!!
    serio mesmo

  51. jac

    coitada da laika o humano deveria ser mai bondose a pobresinha morava na rua, e morreu no espasso , mas pelo menos ela conheseu o espasso primeiro que todos

  52. Ana

    coitada da laika ‘_’ pelo menos conheseu o espasso sideral

  53. Francisco Jose Moraes Guarita dos Santos

    Laika, Albina, Mukha, alguns dos muitos animais usados abusivamente como se faz ainda hoje. Nada relacionado com o tempo e sim com a covardia humana, atemporal, sem limites, sempre com justificativas de uma criatura pretenciosa, que se julga no direito de agredir outras como um estuprador faz, sendo mais coerente e mais assumido dos que os se dizem cientistas, pesquisadores… Coerentes Malditos.

  54. Ana Beatriz

    Sab eu acho que isso foi errado,mas olhem pelo lado bom ela viu pela primeira vez a terra,pod ate ser a unica cadela a ja ter ido la,E ELA SIM FEIX HISTORIA AGR MINHA HOMENAGEM A VC LAIKA EU TE AMOOOOOO E SEJA OQ SER VC E MINHA SALVADORA EMINHA EROINA A PRIMEIRA CADELINHA A IR NO ESPACO LAIKA O NOME QUE ME DA ORGULHO EU SEMPRE COLOQUEI O NOME NA MINHAS COISAS DE LAIKA E SEJA OQUE VIER EU AMAREIVC DE TUDOQUANTO E GEITO LINDAAAAAA!

  55. Cláudio

    Ok,

    E alguem lembra dos humanos ( judeus e outras raças ) castigados, assolados e usados como cobaias para testes laboratoriais e medicinais pelos nazistas?
    Sabiam que o analgésico foi iventado por cientistas alemães que mergulhavam soldados inimigos em tanques congelantes e aplicavam tal medicamento até os mesmos morrerem totalmente anestesiados?
    Pois é, e o que seria uma pobre Laika nessa visão pertubadora do ser humano? ( não generalizando ). O ser humano dito como racional ( o que discordo em algumas pessoas ), é uma espécie totalmente cruel, predatória, em reprodução acelerada e pior sem um predador para garantir o equilíbrio ecológico!
    Agora me diga, sou muito mais uma Laika do que um estuprador ou pedófilo, ou seja com certeza ela vale muito mais do que o tal racional, mencionado acima.

  56. maiara

    olha quando vi o que fiseram com ela quasse chorei ela era tao linda.eu iria preferir que um umano morrese no lugar dela. mas agora ja foi. seus russos desgrasados agora vcs deveeem morrer

  57. daiane

    olha quando vi o que fiseram com ela quasse chorei ela era tao linda.eu iria preferir que um umano morrese no lugar dela. mas agora ja foi. seus russos desgrasados agora vcs deveeem morrer

  58. amanda

    esses sientistas de merda enves de eles se mandarem para o espaço coitada da cadela cientistas putosssssssss

  59. priscila

    olha vcs nao diviam ter feito isso com a pobre cadela eu acho que vcs diviam ter ido no lugar dela bicho nenhum deve ser tratado assim e acho que vcs nao tem nada melhor pra faze do que fica mandando bichhhho pro espaso

  60. djuly

    vcs nao tem nada de melhor pra fazer? isso é covardia seus bando de idiota!!!! vcs diviam ter ido no lugar dela

  61. Sabrinna

    Crueldade, mas algumas experiencias ajudaram!!!!

  62. Valdir

    Tenho vergonha de pertencer a raça humana sim principalmente quando leio comentarios tão idiotas quanto os que eu li agora!!! E não me mandem me matar pq quem merece morrer são vcs que veem os animais como serem menos valiosos que os humanos. Se matem em prol da evolução humana!! viva a evolução e cheguem junto com ela ao retrocesso! que é a barbárie…

  63. Valdir

    Claudio disse:

    Ok,

    E alguem lembra dos humanos ( judeus e outras raças ) castigados, assolados e usados como cobaias para testes laboratoriais e medicinais pelos nazistas?
    Sabiam que o analgésico foi iventado por cientistas alemães que mergulhavam soldados inimigos em tanques congelantes e aplicavam tal medicamento até os mesmos morrerem totalmente anestesiados?
    Pois é, e o que seria uma pobre Laika nessa visão pertubadora do ser humano? ( não generalizando ). O ser humano dito como racional ( o que discordo em algumas pessoas ), é uma espécie totalmente cruel, predatória, em reprodução acelerada e pior sem um predador para garantir o equilíbrio ecológico!
    Agora me diga, sou muito mais uma Laika do que um estuprador ou pedófilo, ou seja com certeza ela vale muito mais do que o tal racional, mencionado acima.

    Ainda resta alguma duvida sobre a “superioridade” humana? Acho que fica bem claro que de superiores não temos nada!!!!

  64. claudete

    sei que foi uma crueldade tremenda,no entanto sem sacrifícios não há progresso,sinto muuuiiito por LAYKA mas a ciencia é renuncia,LAYKA é uma heroina.

  65. Mack

    aos que são a favor do uso de prisioneiros, vcs são a favor no nazismo?? durante o regime nazista os testes eram feitos com humanos prisioneiros que eram considerados os “bandidos” na época

  66. Danika

    Tudo em nome da ciencia….sei lá acredito que o jeito dela morrer foi horrivel, deveriam ter mandado um homem condenado por algum crime.Animais não tem escolha.

  67. Danika

    Não tem nada a ver com nazismo, inocentes morrem todos os dias por coisas banais….eu falo em alguém que foi condenado por algum crime grave estuprador, bandido que mata porque a vitima se assusta, marido ou esposa que mata o parceiro por não querer mais o relacionamento, pais que matam filhos, pessoas que matam animais, etc…

  68. Pedro

    Um adendo, o nome dela é Kudryavka, a raça que se chama Laika, e realmente era uma missão só de ida, do jeito que os russos era naquela época, me surpreendo de eles terem mandado um cão ao invés de uma pessoa, havia muitas pessoas em campos de concentração, que fazia todo tipo de pior trabalho do mundo.

  69. Pedro

    E na época da segunda guerra a União Soviética (Russia), treinava cães “suicidas”. Eles alimentavam os cães sempre em baixo dos tanques, assim quando o exército alemão invadiu a URSS, eles deixava os cães famintos e os soltavam quando os tanques alemães se aproximava, depois detonava os coitadinhos quando chegavam baixo do tanque alemão.

  70. Mariana

    Isso que fizeram com essa pobre cachorrinha foi muito cruel, a tecnologia
    deveria servir para acabar com o sofrimento de TODOS, animais e humanos, não
    para causar mais dor, agora, dizer que isso foi um ato “válido”, essa pessoas que dizem que pela ciência deve haver sacrifício, porque não vão elas mesmas se sacrificar em nome da ciência??? Imagina o pavor que essa cadelinha deve ter sentido nos seus momentos finais, sozinha, apavorada… Ainda tem gente que
    fala que foi algo bom, que trouxe conhecimento, ah, por favor, queria ver se vocês teriam coragem de ir no lugar da cachorra, e ela não teve escolha!!!
    O ser humano é um ser muito egoísta mesmo!! Vale TUDO mesmo em nome do avanço, do progresso???

  71. giovannaa

    acho que mandar cachorro e dar comida com veneno ñ é coisa que se faz se fosse com os outros ñ iam gostar pois acham que cachorro ñ tem sentimento claro que tem até de morar na rua ser vira-lata claro que tem sentimento.acho uma sacanagem queria que fosse eles para aprender que mandar cachorro para o espaço é uma sacanagem…..

  72. alice

    os animais agem por extinto.mas concordo isso foi uma crueldade aos animais mas desde entao os animais estao sendo usados para a ciencia e nao podemos fazer nada eu nao vou fazer placas e julga-los foi uma esperiencia como todas que estao fazendo com os animais mas concordo que oque faziam podiam ter feito com outros miseraveis pessoas . mas infelizmente tenho que concordar que quase todas as coisas que temos hoje e esperimentado com os animais mas tambem nao pode ser com tanta crueldade…

  73. alice

    os animais agem por extinto pois entao nao pensam mas tudo que temos hoje foi testado com os animais mas isso nao quer dizer que eu nao tenho dó mas corcordo com alguns comentarios mas concordo tambem com outros porque deviam ter mandado um miseravel que uma pobre cachorrinha que podia viver ainda a vida inteira e ai nao pode pois foi forçada a fazer exercicios bruscos . mas parecem muito que os animais tem sentimentos porque amam seus donos e talvez nao sei se vcs viram que tinham alguns filmes de animais que eram reais como marley e eu e amigos para sempre que sao filmes emocionantes que ate duvido que alguem nao chorou em algum filme ou ate algum video.pode ate fazer esperimentos com os animais mas nao pegem tao pesado por favor nè…

  74. alice

    os animais sao inracionais pois agem por extinto mas eu achei que foi uma crueldade com uma cachorrinha que foi forçada com exercicios bruscos e oriveis mas e claro que concordo que no lugar da cachorrinha tinha que ir um miseravel mas devemos saber que toda a evoluçao das coisas hoje uma vez ou outra foram usados animais para fazer esperimentos mas acho ate que eles tem sentimentos porque a varias historias reais de animais como os filmes marley e eu e amigos para sempre que sao filmes emocionantes de amor aos seus donos .

  75. Willian Quennehen

    Li de tudo. Desde de os humanos da época eram ignorantes até que animais sofrem e morrem, e mais nada. Pois eu preferiria que mandassem um ser humano, que saberia porque estaria sofrendo, do que um animal sem noção nenhuma. Um ser humano poderia até ir por vontade própria, agora, o pobre animal não escolheu aquilo. Antes tivessem deixado ela na rua, onde ela poderia se defender e, ao menos, tentar sobreviver.

  76. ricardo

    pra q faze isso esse fdp cachorra nao podia nem se mexer , pq o cara nao fez isso com a vó dele , porra eu amo animal e ve isso me deixa cabreiro, enquanto a homenagem ficou linda

  77. Will costa

    Porque nao pegou algum ser humano do tipo que mata os pais, queimam mendigos pela rua, estupradores, etc… e colocaram nessa panela de pressão? Porque tinha que ser um cão que em momento algum teve chance de defesa? Realmente é engraçada a evolução humana. O ser humano evolui em algumas areas e regressa em outras.

  78. mel

    CRULDADE QUE FIZERAM COM ESSA POBRE CACHORRINHA
    E O DONO DESSA CACHORRA NAO SENTIU FALTA

  79. erenilde martins

    deus fez o home e depois se arrependeu,so de ruim que o ser humano e.

  80. Carol

    Gente eu não aguento esse mundo!!!!! Tenho nojo !!!!

  81. G

    Acho que não tem como manipular e deixar mais parcial este texto. Tentem usar menos falácias de apelo a emoção na próxima.

  82. Não enteressa

    Filhos da puta, podiam colocar a mãe dele pra dar uma voltinha, pega um ser inofensivo e colocar pra ir pro espaço, essa pessoa devia era ser queimada viva, idiotas filhos da puta, esse povo não presta colocar um animal pra sofrer, da proxima vez coloca o cú da sua mãe pra ver se ele fede no espaço, ai ele volta bem assado, coloca sua mãe covarde pra passar um tempo lá, ou vai vc mesmo torrar lá blz?

  83. Churrus negro

    Bando de Imbecis, podia ir eles mesmos, não um cão indefeso, da proximas vez vai vcs msm nesse inferno que vcs chamam de nave!!!

  84. Churrus negro

    pra que essa vontade idiota de conhecer o espaço, deixa o espaço quieto, nos pertencemos a terra, se fossemos pra ficar no espaço não estariamos aqui idiotas, se o nosso lugar e aqui então fiquemos aqui, e vamos investir em coisas pra humanidade, não fazer animais sofrer!!!

  85. vanessa

    Com tanto psicopata, assassino, pedófilo solto por ai, por que pegar um animal inocente e puro para realizar essa atrocidade pelo bem da ciencia? Escolher um animal por ser calmo e dócil, agrada-lo, enganá-lo para prender numa cabine que o levará a morte da forma mais cruel, pegar fogo e se espatifar em mil pedaços no espaço, é atitude digna do ser humano, desprezível e podre, é o ser mais maldito que existe na face da Terra, tornando-a um inferno para os animais. Espero que os idealizadores dessa porcaria de projeto tenham sofrido muito e que estejam num lugar bem desgraçado nos dias de hoje, ao lado do diabo.

  86. douglas

    RATOS RUSSOS NOJENTOS, DEVERIAM TER FEITO ISSO COM ELES TAMBEM.

  87. douglas

    CULPADO DE TUDO FOI DO NIKITA KRUCHOV, PORCO SUJO, CARETA FEDAPUTA, E DAQUELE VIADO DO IURIN GAGARIN. SEUS RATOS, TOMARA QUE ESTEJAM NOS QUINTOS DOS INFERNO.

  88. douglas

    CULPADO DE TUDO É JESUS CRISTO, QUE PARA MIM SEMPRE SERA UM COVARDE E UM IMBECIL, SADIGO E SINICO, E AINDA MENTE EM DIZER QUE É UM SANTO. RATO, TOMARA QUE VOCE PIFE UMA HORA, VOCE E TODOS AQUELES ABAIXO DE VOCE. RATO SADIDO.

  89. Julio Cesar Vilete

    Crueldade e muita tadinha(LUTO Laika os cientistas que merecem morre quando tiver uma cadela vou dar o nome orgulhosamente de Laika posso não ter te conhecido mas te amo<3
    Sua cadelinha travessa<3vc esta viva no meu coraçao <3

  90. isabela

    pqp russo viados do krlh
    poha
    manda um animal pro espaço….
    desgraçados
    humanos nau prestam msm affffff
    nau passam de lixo

  91. Israel

    Gravaram uma música sobre ela > https://www.youtube.com/watch?v=ytR0Ni-_upY

  92. Raquel Cesar

    Que ridículos. Em adiantou a cadelinha ter morrido 7 horas depois???? Qual foi o propósito dessa crueldade? E o resultado disso tudo? Eu me envergonho de ser humana… Animais são puros de coração, não merecem passar por nenhum sofrimento para benefício dos humanos. Ser humano… Ser podre… E vcs seus babacas ridículos, vcs que deveriam estar lá no lugar da pobre cadelinha…. Nojooooo, tenho nojo de vcs!!!

  93. Marcia

    Histórias como a de Laika infelizmente ainda ocorrem nos dias de hoje, com milhões de animais inocentes sendo torturados e mortos em nome da pseudo ciência. Sim, pois uma ciência que precisa se basear em tortura e crueldade para mim não merece ser reconhecida como ciência!


Trackbacks

  1. Espaço | DogDicas
  2. A história de Laika: progresso ou crueldade? |