O banho do seu cão

Veja alguns cuidado sobre a hora do banho no seu cachorro e como conduzir essa tarefa.

Labrador banho

Condicionador somente se o cão tiver pelos longos (foto: Landon / Flickr)

 

1. Shampoo e condicionador. Use shampoo e condicionador para cães, não para pessoas. Apesar de existirem produtos delicados, feitos para pessoas sensíveis (como shampoos para bebês), há uma diferença entre o PH dos produtos humanos e os produtos para cães, ressecando a pelagem do animal. Condicionador, somente se o seu cão tiver pelagem longa. No caso de cães com pelo baixo, apenas o shampoo é suficiente. Para ambos os casos, dilua o shampoo ou o condicionador em um recipiente com água (uma sugestão é três partes de água para uma do produto) Isso ajudará a espalhá-lo melhor e impede que ele se acumule na raiz dos pelos.

2. Algodão correto para impedir a entrada de água nos ouvidos. Não permita que entre água nos ouvidos do seu cão. Esta é uma das causas mais comuns da otite e outros males. Para ter certeza de que seu cão estará protegido, utilize pequenas bolas de algodão na entrada de seus ouvidos. Mas atenção! Use o algodão certo. O algodão comum absorve a água e se encharca, vazando o excesso para o outro lado (dentro do ouvido do cachorro). Para evitar isso, utilize algodão parafinado em tamanhos grandes o suficiente para que o próprio algodão não entre no canal auditivo dele, causando um problema ainda pior. E claro, lembre-se de retirá-los no fim do banho!

3. Comece por baixo. Comece por molhar seu cão a partir das patas e partes baixas, e então comece a subir. Nunca molhe diretamente a cabeça – esta é uma dica importante, especialmente se o banho for de água fria.

4. Lave as patas! Não negligencie o cuidado com as patas do seu cão. Ele passa muito tempo sobre elas e estas propensas a furos ou feridas de vidro e outros objetos afiados, bem como arranhões e escoriações de cimento, etc. Examine os pés de seu cão para saber se está tudo bem, retirando possíveis objetos. Uma dica é lavar as patas com uma escova de cerdas macias.

5. Recompense! É uma boa ideia fazer com que seu cão associe o banho à algo agradável. Por isso, ao final do banho, que tal um petisco ou ao menos uma boa dose de brincadeiras e carinhos?

 

 

Tags:

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

Um comentário para “O banho do seu cão”

  1. gilmara

    oi tenho um cão Pug macho, mais ele solta muito pelo tipo muito mesmo oque eu posso fazer pra amenizar esta situação? me ajudem por favor

Comente!

Mas antes de escrever tenha em mente 2 coisas:

1. O melhor lugar para pedir informações é no nosso Fórum www.dogforum.com.br. Ele é gratuito e serve exatamente para isso.
2. Para ter uma foto ao lado do seu comentário, cadastre-se gratuitamente no Gravatar e use o mesmo email usado no cadastro, para comentar.

Tanto o Gravatar quanto o Fórum possuem cadastros fáceis, rápidos e gratuitos. Aproveite!