Otite canina: causas, diagnóstico e tratamento

Tivemos a oportunidade de atender o Bob, um simpático canino da raça Cocker Spaniel, que não parava quieto no ambulatório da Universidade Federal do Pará. Ele não parava de coçar as orelhas um só minuto, dava muita pena dele.

Após o exame do animal, diagnosticamos seu problema: otite. Mas o que é otite?

Otite é a inflamação do conduto auditivo. Nos animais, é um problema muito comum que, quando não diagnosticado ou tratado corretamente, pode levar os animais à surdez e, ainda, a alterações de postura e comportamento, como andar em círculos. Outros sinais clínicos incluem o odor fétido, dor e a presença de secreção.

Existem diversas causas de otite. Dentre elas, destacam-se: produção excessiva de células de descamação, associada à presença de bactérias, fungos e ectoparasitos, tais como Demodex canis e Otodectes cynotis.

Alguns casos de otite são complicados de serem solucionados. Isso pode ser devido a fatores predisponentes, como a presença de pólipos e neoplasias (tumor) no conduto auditivo. Não podemos deixar de mencionar que algumas desordens sistêmicas também podem desencadear otites recidivantes, como o hipotireoidismo e as alergias. Devemos também chamar a atenção para as raças que têm orelha pendular, como o nosso amigo Bob, que são predispostas à otite, pois propiciam ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, fungos e sarnas.

O diagnóstico é feito primeiramente pelo proprietário, que observa a alteração de comportamento do animal, principalmente pelo fato do intenso prurido (coceira) que o animal demonstra. Alguns animais podem deixar de se alimentar e até mesmo ficar agressivos quando o proprietário encosta nas orelhas, em virtude da dor.

Já no consultório veterinário, o animal deve ser examinado com auxílio de um otoscópio (aparelho utilizado para enxergar o interior do conduto auditivo), onde é possível identificar a presença de alguns ácaros (O. cynotis) e avaliar a integridade da membrana timpânica. Esse procedimento é essencial, antes de se prescrever qualquer medicamento ao animal.

Não tente adivinhar qual é o agente etiológico, o causador, da otite. Antigamente era comum escutar que a cera de coloração escura, oriunda de conduto auditivo, estava relacionada à otite fúngica, e a cera de cor marrom, relacionada à otite bacteriana, mas isso não corresponde à realidade encontrada.

O uso de medicamentos inadequados, prescritos sem diagnóstico definitivo, é uma das causas mais comuns de tratamentos falhos, sendo assim, o exame citológico é primordial para o tratamento da doença. Podemos, ainda, solicitar o exame de cultura e antibiograma, para maior segurança e eficácia do tratamento, porém, somente após a realização do exame citológico que indique a presença de bactérias.

Por mais que você já tenha visto diversas vezes, não é para introduzir nada no conduto auditivo de seu animal, isso inclui cotonetes e pinças com algodão! Ao longo dos anos, já tive a oportunidade de notar o lado pesquisador de alguns proprietários; vocês não imaginam como são curiosos! Certa vez, um proprietário pingou água sanitária, outro, azeite quente, e o mais impressionante, um produto comercial utilizado na desinfecção de ambientes.

Encontramos, em algumas lojas (Pet Shops), produtos utilizados para auxiliar a retirada dos pêlos auriculares. Isso é terminantemente proibido em cães, principalmente nos animais com otite. Você faria o mesmo procedimento em você?

A utilização de agentes terapêuticos se faz necessária, seja por via tópica (pingando o produto diretamente no conduto auditivo), ou por via sistêmica (administrando por via oral ou pela via subcutânea ou intramuscular). Nos casos mais graves, a técnica de lavagem otológica que tem por finalidade a diminuição dos agentes no conduto auditivo se faz necessária. Nos casos crônicos, infelizmente a única opção do tratamento é a realização de uma cirurgia (ablação de conduto auditivo), pois muitas vezes encontramos estenose (diminuição) do conduto auditivo.

O proprietário é um dos responsáveis em causar o problema e é o primeiro a evitar. Durante o banho dos animais, devemos sempre colocar algodões nos condutos auditivos, para evitar a entrada de água, evitando um ambiente ideal para proliferação de bactérias e fungos. Por mais que você não deixe cair água ou não molhe a cabeça do animal, o risco de entrar uma pequena quantidade ainda é grande.

Ao qualquer sinal de otite, procure imediatamente o seu Médico Veterinário!

Grande abraço e até mês que vem!

Julio Fernandes

Dr. Julio Fernandes é médico veterinário PhD (CRMV-PA 2188) e Professor adjunto de Clínica Médica de Pequenos Animais da UFPA.

Ver outros
108 Comentários
  • Ana

    5 de novembro de 2014, 20:35

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Eu ganhei uma lhasa apso e ele está com três meses agora. Desde que ele chegou tem ficado bastante agitado, brincalhão, mas agora está quietinho, quase não late e não morde com aquela força de antes… Isso devido ao nascimento dos dentinhos dele. Gostaria de saber se devo me preocupar, como devo preceder…
    Obrigada 🙂

  • Eduarda Santos

    29 de outubro de 2014, 16:01

    Olá doutor. Acho que o meu cachorro esta com algum problema na cabeça, ele fica parado como se estivesse olhando para algum objeto, mais não, ele fica parado sem olhar pra nada e quando vou mexer com ele ou falar ele começa a chorar com se estivesse com sentindo dor e ao mesmo tempo quando ele mexe as patinhas é como se ele também sentisse dor nos ossos e na cabeça. Por Favor me diga o que ele tem? Já não sei mais o que fazer!!! 🙁

  • Gessi

    22 de outubro de 2014, 11:58

    Tenho um vira-lata misturado com pincher, tem 4 anos apareceu com uma cocheira das orelhas, levei ao veterinário, fez os exames deu uma inflamação dentro do ouvido, ele tá usando um colar para proteger as orelhas , pois está muito vermelha e feridas de tanto ele coçar, fico com pena pq ele não consegue fazer nada com o colar, não come, não bebe tiro só pra ele comer, mas se eu tirar ele coça e já está em carne viva, ele tá tomando antibiótico analgésico e um remédio de pingar dentro do ouvido tipo um óleo quando tempo preciso deixar ele com esse colete? e esse tratamento é demorado?

  • celia braga

    21 de setembro de 2014, 16:37

    Estou com uma labradora de 03 anos q ganhei , so q com uns quinze dias depois q estava comigo ela comecou a n querer comer , troquei a racao , dei vitamina e nada resolveu e so perdendo peso .um dia eu abri o portao e me descuidei , ela saiu p fora correndo ,pegamos ela e percebemos q ela estava sangrando pelo nariz , achamos q talvez ela tinha se machucado com a fuga , mais depois ela sangrou de novo , e sempre ruim p se alimentar . Fiz de td p q ela se alimentasse , mais nd fazia ela comer …enfim ela esta com a pela descamada , n come nd n anda esta ao extremo da magreza ja dei todo tipo de remedio e n resolve . Fui ver a carteinha de vacinacao e vi q ela tomou so duas vacinas , n tomou a terceira dose , me disseram q n posso dar em em qnto melhorar . Ela estar muito ofegante . Alguem pode me responder o q seria o problema dela

  • Bianca

    12 de setembro de 2014, 11:55

    Olá, tenho uma cachorra de 12 anos poodle que se chama Tati, ela está com câncer de mama e também tem otite, e por causa da otite ela se coça muito, por isso está sempre com ferimentos horríveis nas orelhas, não sei mais o que posso fazer!
    Por favor pode me envie uma resposta, porque estou muito preocupada, pois ela já está idosa e está com muitos problemas de saúde.

  • Marta Leao

    30 de julho de 2014, 09:50

    Tenho 2 Poodle um já faz algum tempo que esta com problemas de ouvido coça muito a orelha e balança a cabeça e esfrega a cabeça para coçar o ouvido já levei varias vezes no veterinário já fez limpeza ele deu um remédio para colocar no ouvido uma vez por dia durante 7 dias (não me lembro agora o nome e estou no trabalho) mais não adiantou nada continua a mesma coisa e o outro agora começou também com os mesmos sintomas

  • Cristiana da Silva

    18 de julho de 2014, 20:02

    Boa noite!

    Dr. li a sua matéria,e amei precisa mesmo de algumas informaçoes o que foi muito bom tirei algumas duvidas,mas ainda tenho duvidas,éque tenho um Beagle e gostaria de saber porque é que eles sacode tanto as orelhas e é com força chega ate mim acordar quando sacode as orelhas.Dr. moro em um município muito pequeno e aqui não tem veterinário por favor mi ajude,além disso ele coça muito próximo a orelha.
    Atenciosamente,
    Cristiana.

  • cleci gonçalves

    30 de junho de 2014, 19:53

    dr tenho uma cachorrinha .abelinha ela esta com dor de ouvido ela cosa tanto q chogar a se machucar de tanto cosar ela chora e se cosa o corpo todo da pena eu ja usei oetodem e nao esta resolvendo nada dr por favor me ajude .eu estou muito doende tenho lupus ja tirei um tomor do meu pulmão ja fez outra cirlugia do meu utero pra fazer piopias nao peguei ainda estou gastanto muito pesso sua ajuda como faço pra ajudar ele dr pra passar estas coseras e a dor que ela sente muito por favor me dica algum remedio q posso dar pra ela obrigado

  • Danila

    7 de junho de 2014, 19:37

    oi ,minha mãe pegou duas cachorras de rua ,a mãe e a filha ,a menor tem mais ou menos 6 meses ,ela esta com secreção no ouvido e mau cheiro ,tá com a barriguinha ferida ,a perna ,a cabeça ,e não tenho condição financeira de levar no veterinário,estou muito triste com medo de perde a minha pequena ,ela me olha com aquele olhar de socorro ,por favor ,me ajude ,fiz a primeira consulta no veterinário ,ela estava com 40 graus de febre e a veterinária disse que ela estava com verme ,comprei o remédio e dei, ela também estava anêmica ,mas me custou caro ,com a ajude de algumas pessoas consegui pagar a consulta ,por favor me ajude ,não quero perde a minha princesa ,o amor é uma coisa incrível que tem me surpreendido ,pois me apaixonei muito rápido por essa cachorra .estarei muito grata .

  • rodrigo

    26 de maio de 2014, 20:31

    ola tenho um poodd que acabei de adotar em um canil de são paulo por favor ouvidinho dele depois do banho está com ordor como faço pra limpar e tirar esse cheiro ruim não sei oque fazer me ajuda ….ele está muito judiado e se recuperando obrigado

  • Pamella Suélyn

    19 de maio de 2014, 11:52

    Ola… meu cachorro é Ilhasa Apso.. e a um mês atras ele deu o mesmo probleminha… ele do nada fica mexendo a cabeça de um lado pro outro como se tivesse com tontura porque não consegue nem ficar em pé .. o que seria? eu e meu noivo na verdade vamos fazer uns exames nele.. + o que seria isso ?

  • jayne

    26 de abril de 2014, 16:52

    Olá por favor me ajude! a minha lhasa de 6 meses de uns dias pra cá coça muito a orelha e fica se arrastando no chão qndo quiz olhar ela quase me mordeu ai fui amansando ela .. e consegui ver q na entrada do ouvido esta vermelho e embaixo da orelinha dela tbm está! eu sempre limpo o ouvido dela .. é otite ou alguma pulga? esse mês esqueci de usar o anti pulgas nela e eu sempre levo ela para passear. e agora o q pode ser??

  • Gleiceane

    1 de abril de 2014, 16:42

    um remédio bom que o veterinário do meu cachorro indico para otite é o zelotril oto e 16 kg: 5 a 10 gotas/orelha> 16 kg: 10 a 15 gotas/orelha 2 vezes ao dia, por 14 dias ou a critério do médico veterinário.

  • Ivanir Borges Santos

    25 de fevereiro de 2014, 10:59

    Doutor estou desesperada!! é muito pus e muita secreção da orelha de meu gato. Me ajude !! Ele sente dor, so vive coçando. E ja tentei varias vezes ir pra outra cidade pelo onius da Novo Horizonte e nao permitem sem autotização de veterinário. Se aqui nao tem veterinario como vou ter autorização. Me indique o que fazer! um remédio….por Deus!

  • Ivanir Borges Santos

    25 de fevereiro de 2014, 10:55

    Oi Dr. na minha cidade não tem veterinário. E eu não tenho internet em casa. mas pedi um amigo pra pesquisar sobre o problema do meu gatinho. Ele está ha alguns meses com uma das orelhas saindo um secreção de inicio preta e muito fedida que encomoda as pessoas, ai pedi um amigo que cuida de animais pra me ajudar . Ele pediu pra usar uns remédio para otiteOtolin e baytril) e me expolicou algumas coisas da doença. MAs não melhorou. so mudou de cor a secreção. Agora está amarelada parecendo pus e ainda fede um pouco. MAs ultimamente ta saindo sangue. Tento limpar com algodão. Mas todo dia sai e ele fica agoniado, triste. Eu não tenho transporte e nem dinheiro pra ir em outra cidade. Porque os onibus não levam sem autorização. Me ajude por favor meu gato Bolinha, é minha unica familia. temos 9 anos juntos e estou sofrendo sem saber o que fazer, que remédio comprar.

  • mazinho

    15 de fevereiro de 2014, 10:54

    Ola!minha cadela esta muito magra não sei o motivo e nem sei o q dar p ela,mas não entendo pq ela esta comendo ate bem! Sera q é algum tipo d verme, ja to medicano com rem?dio d verme, ha tambem me esqueci deu otite nela sera q o emagrecimeto é por causa disso? Me ajuda ai

  • Jacqueline Roberta

    5 de fevereiro de 2014, 15:25

    olá Dr. Boa tarde!!

    Minha cachorrinha (poodle ou maltes)não sei especificadamente deve ser uma mistura rsrs….ela está com aproximadamente 4 aninhos, ela está com a orelhinha com uma bola como se fosse uma carne talvez espanjosa não sei,em seguida de uma secreção de um odor forte,o que pode está ocorrendo?

  • sheila

    3 de janeiro de 2014, 20:46

    Olá Dr. meu nome é sheila tenho um cão da raça Rotweiller ele está com 8 anos ,ele teve esse problema de otite crõnica . A seis meses atraz levei ele em um hospital público aqui em são paulo e foi feito a cirurgia ablação do conduto total. Mas agora ele está sentindo muita dor, chora e balança muito a cabeça, meu grande problema é que ele é muito bravo e não deixa nem tocar nele, toda vez que vai ao vet tem que ser sedado para ser examinado. Gostaria de saber qual a sua opinião o que devo fazer qual o medicamento dá pra ele,pois estou desesperada!!!! agradeço

  • jeane

    24 de novembro de 2013, 21:36

    Boa noite tenho uma labrador, ela está vossa do muito a orelha e está muito inchada estou muito preocupada porque tem bastante ferida também pode ser otite?

  • Suzana Germano

    22 de novembro de 2013, 16:31

    Olá, comprei minha cachorrinha pinscher há um mês. Duas semanas atrás percebi que estava com dor de ouvido, levei ao vet. e foi constatado otite. Comecei o tratamento pingando remédio, mas fui percebendo ela mais triste, sem querer brincar e comer. Alguns dias depois apareceram feridas com pus na orelha e próximo ao rabinho e ela teve uma hipoglicemia. Corri novamente para o veterinário que hidratou e deu glicose. Passou pomada para as feridas e mantive a medicação do ouvido. No entanto, as feridas aumentaram, a otite não melhorou e ela começou a ter convulsões. Levei a outro veterinário que pediu exame de sangue, mas devido a sua debilidade não foi possível fazer uma análise precisa, mas acusou leucocitos baixissimos. O veterinário então disse que pode ser cinomose. Estou tratando mas tenho dúvidas do diagnóstico e seu estado de saúde só piora. Por favor me ajude. Estou desesperada.
    Desde já agradeço a atenção.

  • Simone Larroque

    14 de novembro de 2013, 19:00

    Ola Dr. Júlio!

    Meu cão estava sofrendo de coceiras, dores, excesso de líquido amarelo e mau cheiro nas orelhas, levei em uma veterinária da região e fizemos exames nele. No exame microbiológico deu candida sp e no bacteriológico Proteus Amabilis… Ele já tomou cefalexina, usou remédios direto no canal auditivo e nada, ainda estamos com problemas, não sei mais o que faço! Teria um outro tratamento medicamentoso mais potente?

  • junior

    20 de setembro de 2013, 10:15

    meu nome e junior tenho um cadela da raça pasto alemão hoje de manha sua orelha esquedar estava mole do meio para a ponda fui verifica notei que tinha uma especie bola por dentro como se tivese dilatado a pele o que pode ser. espero resposta obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

  • RAQUEL PEREIRA DOS SANTOS

    31 de julho de 2013, 19:46

    Olá Dr Boa Noite.Minha cachorra é da raça pit bull,tem quatro anos,o problema é que últimamente ela balança muito a cabeça como se tivesse algo dentro incomodando,a cada 5 minutos ela balança forte a cabeça,porém as orelhas dela esta normal,não tem secreção e não fede,ela também não apresenta sintomas de dor e já faz um tempo que ela vem com este problema,não é otite,o veterinário não soube dizer qual o problema dela,me dá uma luz do que possa ser,pra fazer pelo menos um tratamento.Obg

  • Carolina

    8 de junho de 2013, 14:54

    Oi…tenho um golden retrive… Ela cocar as orelhas e percebi um secressao purulenta e um queda de pelos logo abaixo da orelha… Ela tambem tem manchas avermelhadas na orelha…. Mas nao vi nada de diferente dentro do ouvido…

  • Manuela

    21 de maio de 2013, 20:37

    Olá Doutor, eu tenho um filhotinho de Beagle, ele começou a coçar a orelha e balançar a cabeça, então levei na veterinária, ela olhou e até comentou se não tinha deixado cair água na orelhinha na hora do banho, falei que ele tinha tomado banho no Pet Shop.
    Então ela mandou limpar as orelhinhas dele com a solução apropriada, mas depois em casa, ele começou a coçar novamente e a balançar a cabeça.
    Pode ser porque tenha ficado irritado, ou é pelo fato da limpeza ou é Otite mesmo?

  • maria da conceição oliveira assunção

    20 de maio de 2013, 08:57

    Olá dr ricardo meu cão e um fila brasileiro e esta sofrendo muito com otite preciso de socorro.

  • Keila

    5 de maio de 2013, 10:14

    Ola dr…. minha cadela teve otite e fez tratamento tomando comprimidos e aplicando otogen. No entanto ela dorme apertando a orelha esquerda e da pra notar que ela sente dor….. ja levei em dois veterinarios e nao sarou ainda….olhando a orelha as vezes aparenta alergia, outras fica limpinha…. mas mesmo assim ela chacoalha o dia todo a cabeça e dorme apertando a orelha no edredon…. o que eu posso fazer????

  • elane

    22 de abril de 2013, 13:01

    olá minha cachorrinha estar cocando demais a orelha mais pude notar que fez uma ferida por fora estou passando pomada dou banho nela com algodão no ouvido tenho que levar ao veterinario pra um diagnostico melhor mais ñ tem um remedio que possa amenizar ñ

  • michelle pisani

    2 de abril de 2013, 14:46

    boa tarde tenho uma cadelinha de 14 anos ja levei varias vezes no vet agora nao tenho mais condicoes e o ouvido dela nao melhora sai umas casquinhas que parecem sangue pisado ela chora quando balanca a cabeca e quando a gente mexe tenho mto medo de aconteder algo com el a ou de ser algo grave o que posso dar a ela ?

  • simony

    21 de março de 2013, 18:10

    ola boa noite tenho uma cadela da raça srd 9 anos hoje percebi um odor muito fote na orelha .. me fala o que esta acontecendo com ela por favor help!!!

  • Matheus

    21 de março de 2013, 14:45

    Dr. meu cachorro está triste andando de vagar com o olho remelento é ta com dois dias que ele não come, so fica triste pelos cantos. Oque devo fazer?

  • thairine

    18 de março de 2013, 15:18

    oi meu cachorrinho fez 1 ano esse mes é um yorkeshire . dei banho nele em uma quarta feira sempre coloko algodao pra nao entrar agua mas dessa vez quando fui tirar os algudoes da orelhinha dele percebi q uma estava sem o algodao , na quinta feira ele ja estava meio estranho , na sexta ja tava mais amuadinho , no sabado vumitou amarelo , fui na agropecuaria perguntar oke poderia ser.. o rapaz disse que poderia ser a orelha .. mas ele ta comendo quase nada e nem tomando agua to molhando a ração dele na agua pra fika mole pra ele comer , se nao ele nao come fiz um sorinho pra ele , e comprei um remediio pro ouvidinho dele , quando fui limpar a orelha dele a primeira que limpei ele nao reclamou ja a outra ele deu um gritinho to pingando o remedio no ouvido dele pra ver se é isso mesmo, mas ele é bem agitado e ultimamente só fika deitado ketinho ..
    fui passear com ele ontem ja ficou animadinho , mas depois que acaba o passeio e volta pra casa ele ja fika deitadinho .. oque pode ser?ouvido mesmo?..

  • marcio roque da silva

    26 de fevereiro de 2013, 18:51

    olá Doutor!

    minha cachorrinha esta com uma inflamação no peito .esta muito inchado
    e duro e ela não esta com cria. pode falar o que ela tem e receitar algo
    para ela obrigado. há tem um ano e meio de idade

  • marcos

    16 de fevereiro de 2013, 15:08

    muito obrigado! que Deus continue te abençoando.

  • Giovanna

    31 de janeiro de 2013, 17:41

    Oi, meu cachorro está coçando a orelha toda hora, e está com sede e não está comendo direito,Oque eu faço?

  • eliana

    12 de dezembro de 2012, 11:57

    Nada haver o que voce falou de pingar azeite, todo o povo antigo pingava ,eu mesma já pinguei no meu ouvido inumeras vezes e melhora sim,não podemos ficar presos só com o que a medicina fala temos que abrir nossa mente para outras alternativas,senão ficamos presos.

  • julia

    31 de outubro de 2012, 13:11

    meu cachorro tem otite, e não consigo combate,o q eu faço,o pode acontece se eu não cuida.

  • Renatta

    24 de outubro de 2012, 01:11

    Eu tenho um shitzu filhote de 55 dias ele não tomou banho ainda, ele fica coçando a orelha muito, e as vezes sem ninguém tocar nele ele começa a gritar e se relamos na orelha ou próximo dela ele grita muito estou preocupada.

  • JACQUELINE

    20 de setembro de 2012, 10:47

    Olá Doutor!
    Eu tenho uma cadela york,ela está com a almofadinha da pata inflamada e inchada.Eu olhei e não vi nenhum espinho ou coisa parecida.Gostaria de saber que tipo inflação é essa e como devo tratar?

  • Laisa Nunes

    2 de setembro de 2012, 17:40

    Olá doutor
    tenho um cachorro da raça LHASA APSO e ele está com otite, levei ao veterinário e ela passou a seguinte receita:

    Corticorten 20 mg
    Oto Clean Up 2 Jatos 2x ao dia durante 15 dias
    Otodem Plus 5 gotas 2x ao dia durante 15 dias

    começei a aplicar os remédios a dois dias
    Gostaria de saber se realmente a medicação é adequada e se vai tratar a doença? qts dias p melhora?
    Att; Laisa

  • Elis

    2 de setembro de 2012, 14:37

    Sei que devem ter muitos gastos para formarem-se veterinários, sem contar no tempo e tal, mas não entendo pq alguns cobram tão caro apenas para olhar pro animal. E os coitados nem SUS tem para levarmos…

  • neide teixeira da silva

    15 de agosto de 2012, 23:20

    tenho uma linda cadela que da noite para o dia apresentou um pequeno ferimento por fora da orelha, com perda de pelo.Levei-a ao veterinário e ele passou apenas tiuran aerossol.Ela não melhorou e até piorou.Dentro da orelha está avermelhada e quente.Levei-a a outro veterinário que disse que ela esta com otite.Estou usando creme dermolene,otoguard,lexim 300mg,fazendo limpeza com limp e trate,lavando com shampoo neodexa e usando um colar elizabetano.Mas infelizmente ela não está melhorando.Não tem mal cheiro.O que devo fazer?Me ajude pois tenho 3 cachorros e 7 gatos e tenho medo que passe para os outros,tudo isso sem contar no amor imenso que tenho pela minha cadela Shakira.Me diga o que fazer pelo amor de Deus.Obrigada Doutor.

  • lady emilia de souza

    14 de agosto de 2012, 00:31

    oi minha cachorrinha de 2 anos esta com problema de pele, no exame constatou a presenca de fungos, os ovidos estao muito enflamados os olhos estao remelando e ela nao para roer as patiinhas isso tudo pode ser dos fungos qual a medicacao certa pois a que o vet receitou nao teve sucesso.

  • Elaine

    8 de agosto de 2012, 17:22

    Olá!
    Minha cachorra esta com um “tique” na orelha e ela gosta que a gente faça massagem, não chora com nenhuma dor. A orelha dela esta limpinha, não emite odor, isso já faz 4 dias que percebemos esse “tique” (fica dando uma tremidinha na ponta da orelha).
    O que será que pode ser?

  • Alexandre Mendonça

    2 de agosto de 2012, 21:06

    Boa tarde Doutor!
    Sou mais um desesperado para achar a cura da Cinomose…
    Meu cahorro, um mestiço de Golden, contraiu esta doença infame e o seu quadro clínico esta bem avançado.
    No primeiro momento, com o exame pela secreção ocular, não acusou, contudo, os sintomas só evoluiam, o que me levaram a crer que este exame se apresentou como falso negativo. O diagnóstico definitivo deu-se através de coleta sanguínea.
    Hoje, os seus membros traseiros já não tem mais movimentos, as pupilas estão dilatadas, tem conjuntivite, otite, muita salivação, geme a noite inteira e a febre é contínua…
    Não vou me resignar e aceitar que meu amado cãe venha a óbito sem esgotar as possibilidades de cura-lo.
    Todavia, porém, não quero fazer experiências sem sucesso e aumentar o sofrimento do animal.
    Desta forma, após muita pesquisa na internet, ouvindo pessoas de sua área e entendidos no assunto por conhecimento empírico, fui a mais um veterinário e começei hoje, de forma derradeira, um tratamento com CEFTRIAXONA DISSÓDICA de 1g injetável.

    O senhor acredita que este antibiótico indicado para vários tipos de infecções humanas poderá dar resultado em caninos?
    Se este medicamento for suficiente, o quadro avançado dos sintomas é reverssível?
    Ele poderá voltar a andar normalmente?
    Ficará alguma sequela?
    Desde já agradeço e aguardo, com muita fé, o seu retorno positivo.
    Muito obrigado!
    Alexandre

  • Alexandre Mendonça

    31 de julho de 2012, 16:09

    Boa tarde Doutor!
    Sou mais um desesperado para achar a cura da sinomose…
    Meu cahorro, um mestiço de Golden, contraiu esta doença infame e o seu quadro clínico esta bem avançado.
    No primeiro momento, com o exame pela secreção ocular, não acusou, contudo, os sintomas só evoluiam, o que me levaram a crer que este exame se apresentou como falso negativo. O diagnóstico definitivo deu-se através de coleta sanguínea.
    Hoje, os seus membros traseiros já não tem mais movimentos, as pupilas estão dilatadas, tem conjuntivite, otite, muita salivação, geme a noite inteira e a febre é contínua…
    Não vou me resignar e aceitar que meu amado cãe venha a óbito sem esgotar as possibilidades de cura-lo.
    Todavia, porém, não quero fazer experiências sem sucesso e aumentar o sofrimento do animal.
    Desta forma, após muita pesquisa na internet, ouvindo pessoas de sua área e entendidos no assunto por conhecimento empírico, fui a mais um veterinário e começei hoje, de forma derradeira, um tratamento com CEFTRIAXONA DISSÓDICA de 1g injetável.

    O senhor acredita que este antibiótico indicado para vários tipos de infecções humanas poderá dar resultado em caninos?
    Se este medicamento for suficiente, o quadro avançado dos sintomas é reverssível?
    Ele poderá voltar a andar normalmente?
    Ficará alguma sequela?
    Desde já agradeço e aguardo, com muita fé, o seu retorno positivo.
    Muito obrigado!
    Alexandre

  • cristina sanches

    30 de julho de 2012, 00:04

    olá doutor, tenho uma cão que apresentou um mal cheiro em um dos ouvidos, levei ao veterinario que passou antibioticos e um remédio para colocar direto no ouvido afetado, mas apos usar o remedio nada adiantou, e agora está ainda pior que ninguem consegue ficar perto dele . estou desempregada no momento e a consulta na época foi cara e agora não posso pagar. por favor se poder me indicar um medicamento eficaz para trata-lo pois ele esta sofrendo com está situação aguardo contato, agradeço desde já .

  • Pedro Ogrysko

    25 de julho de 2012, 13:27

    Dr.Júlio,
    Tenho uma Schnauzer miniatura , branca , com 11 meses de idade.Sempre dei ração Premier ambientes internos filhote. Agora substiutui por ração específica para a raça – Royal Canin Schnauzer 25. A barba dela , de repente , ficou avermelhada , toda manchada. O fabricante informou que não se trata da ração. Estamos adquirindo o produto Angels Eyes para minsturar com a ração para eliminar as manhas ou previni-las.
    Qual a sua opinião a respeito. Grato pela sua atenção.

  • Alessandra

    30 de junho de 2012, 09:24

    Bom dia, Dr Julio tenho uma Labrador e ela está com otite, uma secreção escura e dor ao tocar sua orelha, estou dando Biofloxacin em 12 em 12 horas. ela está com 1 ano de idade posso continuar dando esse medicamento pois estou sem grana e não posso levá-la a um veterinário. me ajude por favor!!!!!!!!!!!!!
    grata pela atenção

  • Geruza

    24 de junho de 2012, 12:07

    Bom dia Dr. minha cadela Rita é caçadora e possui orelhas bem caidas e grandes. O veterinário dela já constatou otite, porém, todos os remédios que ele trata não está adiantando nada. Qual indicação poderia fazer me de medicamento?

    Obrigada

  • Silvio

    17 de junho de 2012, 10:46

    Ola pessoal, tennho uma Pointer Inglesa de 4 anos, ela esta apresentando um quadro nas orelhas, a parte interna inchada da qual não deicha passar o som e esta causando surdez nela, e o nariz também esta feichado. Tenho certeza que tem alguma coisa que esta causando este inchaço que obstrui os ouvidos e as vias respiratórias. Ja levei no veterinário, fizemos tratamento com amoxilina 500 de 12 em 12 horas, por 22 dias, pois acreditavamos que era uma otite, também foi usado ceftriaxona dissódica 500 por 5 dias, 1 por dia injetavel, esta injeção foi a melhor, pois logo depois ela voltou a respirar melhor e ouvir também. Mas passados 2 semanas, esta voltando tudo denovo, o mesmo quadro! Estamos apavorados, pois com todos estes antibióticos não era para ela estar assim!! Os veterinários (casal), estão da mesma forma perplexos e saber o que esta acontecendo. Quando meu filho chega da univercidade a noite, da uns ataques de falta de ar nela e ela começa a fungar (puchar o ar do pulmão, como tivesse engasgada) e fica por algum tempo depois passa.
    Agora o nariz dela esta tão fechado que ao respirar pela boca, fica o tempo todo roncando e não tem secreção, ela se alimenta bem, não teve febre, só fica mais tempo deitada.
    OBS. Quando falo em inchaço da orelha, não é a parte da dobra e sim aqueles desenhos da parte interna…tipo umas cobrinhas e almofada, que formam aquele laberinto, não esta vermelho, não esta machucado, só almentou o tamanho.
    POR FAVOR, ALGUÉM PODE NOS AJUDAR?? O QUE PODE SER ISTO?? NOSSOS VETERINARIOS ESTÃO PERDIDOS!! JA FIZEMOS DE TUDO, GASTAMOS BASTANTE COM VETERINARIOS E MEDICAÇÃO, FIZEMOS O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICOS A RISCA E AGORA ESTA VOLTANDO TUDO DENOVO.
    QUE DOENÇA É ESTA?? COMENTE ALGO PARA PODERMOS AUXILHAR OS VETERINARIOS.
    Ainda em tempo, Agora ela não para de sacudir a cabeça e coçar a orelha, tem bastante dor no tocar nelas. Obs. O Inchaço é tão grande que fica impossivel colocar o otoscópio. Não é otohematoma, o inchaço é apenas no laberinto, naqueles desenhos tipo amofadas e cobrinhas do pavimento. Por favor só quero uma orientação, pois ja passamos por 4 veterinarios. Obrigado

  • Patricia Melo

    11 de junho de 2012, 01:02

    Boa noite!
    Por favor preciso de uma orientação, se possivel o nome de alguns medicamentos no qual eu possa dar a minh cadelinha DOCE MARIA.
    Ela tem otite a anos melhora e depois volta, ja levei ao veterianrio e no qual ela ja tomou e varios remedios e ja usei varias pomadas e loçoes.
    No momento ela esta com 11 anos da raça salsicha,
    o quador dela é: se encontra com a orelha com uma secreção amarelada no qual escore a pele por dentro esta fina e vermelha, nao limpo sempre pois sei que encomoda ,mas faço a limpeza semanalmente. Sinceramente nao sei mas o que dar gostaria de uma orientação em uma nova medicação ou limpeza, pois nao posso mantela direto ao veterianrio devido aos custo alto! A uns meses fiz uma cirugia nos seios dela para retirar uns caroços!Por favor espero que possa me ajudar! Obrigada.

  • MARIA SALARINI

    5 de junho de 2012, 15:33

    TENHO UM AMIGUINHO NICK RAÇA PEQUINÊS ELE ESTA COM A ORELHA BASTANTE VERMELHA E COÇA MUITO CHEGOU ATÉ SAIR PUS. ALEM DO PROBLEMA NO OUVIDO ELE ESTA COM UM ODOR QUE VEM DOS PELOS, MESMO UM DIA APÓS O BANHO ESTE ODOR VOLTA, FORTE E ARDIDO. SERÁ QUE TEM ALGUMA RELAÇÃO COM O PROBLEMA DO OUVIDO< O QUE FAZER?

  • ANA LAURA

    4 de junho de 2012, 17:47

    Dr. o MEU CÃO ESTÁ BABANDO(TIPO CRISE CONVULSIVA) O Q DEVO FAZER?LEVEI AO VETERINÁRIO E O MESMO FALOU QUE ERA OTITE.TEM COMO SER SINTOMAS DA OTITE?PEÇO ORIENTAÇÕES E AGRADEÇO.ANA LAURA.

  • LIDIA DOS SANTOS DA SILVA

    3 de junho de 2012, 20:59

    BOA NOITE DR.
    EU TENHO UMA YORK DE 5 ANOS E ELA ESTÁ COM MUITA COCEIRA NO OUVIDO E BALANÇA MUITO A CABEÇA DESCE E SOBE DA CAMA TODA HORA SEI QUE ESTÁ SOFRENDO MUITO MAIS ESTOU SEM CONDIÇÕES DE LEVAR ELA NO VETERINÁRIO PORQUE EU TAMBÉM FIQUEI MUITO DOENTE GASTEI MUITO PELO AMOR DE DEUS ME AJUDE QUE REMEDIO POSSO PASSAR PARA ALIVIAR O SOFRIMENTO DA MINHA CACHORRINHA.
    QUE DEUS ABENÇOE

  • LIDIA DOS SANTOS DA SILVA

    3 de junho de 2012, 20:49

    BOA NOITE DR, TENHO UMA YORK DE 5 ANOS, ELA TEM COÇADO MUITO O OUVIDO E NÃO PARA DE BALANÇAR A CABEÇA SOBE E DESCE DA CAMA, SEI QUE ESTÁ COM MUITO DESCONFORTO O PIOR É QUE EU TAMBÉM FIQUEI MUITO DOENTE E GASTEI MUITO E NÃO ESTOU TENDO CONDIÇÕES DE LEVAR MINHA CACHORRINHA AO VETERINÁRIO ESTOU DESESPERADA QUERO MUITO QUE MINHA CACHORRINHA FIQUE BOA POR FAVOR ME AJUDE, E QUE DEUS O ABENÇOE

  • joão paulo

    28 de maio de 2012, 17:52

    Ola boa tarde, meu cão ta muito estranho, ele fica corsando a orelha e fica gritando aguniado e ja olhei dentro da orelha e ja ta um pouco ferido de tando ele corsar, gostaria de saber se pode ser um caso de otite canina.

  • Rose Vieira

    20 de maio de 2012, 15:24

    Olá, boa tarde, tudo bem? Meu nome é Rose e sou protetora animal, tenho um cahorro (Pastor Alemão) já idoso (+ ou – 12 anos) que de uns meses para cá está com uma inflamção no ouvido esquerdo que parece não haver o que resolva. Já tratei com antibióticos, Otodem, Natalene, remédios caseiros, enfim, já tratamos de todas as formas e medicações recomendadas, mas até agora nada resolveu. às vezes, a inflamação chega numa proporção de escorrer pelo ouvido e tem cheiro muito forte. Peço orientações por favor. Obrigada, boa e feliz semana,
    Rose.

  • Michele vasconcelos silva

    6 de maio de 2012, 15:23

    olá doutor…tenha uma cadela com suspeita de cinomose mas não quero sacrifica-la..pois acho que há cura..apesar do veterinário ter descartado a possibilidade de cura..ela já melhorou dos sintomas da cinomose mas o ouvido está doendo muito ela grita ,geme de dor…por favou me ajude o veterinario dela passou um remédio mas não adiantou..ela usou o neodexa solução otologica mas de nada resolveu ela necessita muito de acabar com essa dor por favor me dê uma dica de um remédio ..ajude minha Ruth..obrigada agradeço desde já

  • Rogério

    4 de maio de 2012, 14:37

    O dr não responde!!!! nem vou preguntar. 🙁

  • adriana oliveira

    23 de abril de 2012, 13:10

    ola boa tarde minha cachorra esta com bolha de sanque abaixo do olho agora estorou e ficou rasgo

  • Maria Denise

    17 de abril de 2012, 21:57

    Olá!Meu cachorro é 1 Shi Tzu e ele so tem 2 meses de idade e está com otite. O veterinario mandou fazer 1 tratamnedo de 21 dias 2 vezes ao dia com esses remédios: Otogen e Removedor de Cerume.Esse tratamento está sendo aplicado corretamente?

  • marilia

    13 de abril de 2012, 12:04

    Dr. tenho uma filha de 02 anos pois ela tem uma secreção no ouvido esquerdo que se chama staphylococcus aureus nao sei cono tra atr gostari de saber se tem algum meio cirurgico pois gostaria de tratar pois eu fico com uma SENSAÇÃO de impotencia ao vela da quele geito me ajuda

  • Eduarda

    8 de abril de 2012, 10:10

    Olá Dr. tenho uma cadela e ouvido dela está com mau cheiro e ela fica coçando muito isso é sinal d otite ???o q devo fazer ???

  • deusa

    29 de março de 2012, 13:39

    Eu sei que não faz consulta online, e muito menos gratuita… mas por favor, me dê uma ajudinha em relação minha filhote, pois estou desesperada. No momento estamos enfrentando uma crise financeira, e minha filhote está com algum problema que eu tenho quase certeza que é uma inflamação do ouvido, talvez dos dois ouvidos. Minha filhote que se chama Ayka, está com 3 meses, e a mais ou menos 1 mês ela começou a se coçar nas orelhas quase que incessante… e também os ouvidos dela estão exalando um cheiro muito desagradável e fortíssimo, não precisa nem cheirar no ouvido, dá pra sentir quando ela se aproxima da gente. É dificil até tocar no ouvidinho dela, pois ela geme.
    Enfim, quando podíamos, levamos-a ao veterinário pra tomar todas as vacinas e vermífugos, so falta a vacina anti-rábica, e também levamos pra consultar 2 vezes por conta desse problema, e que so foi pra gastar dinheiro, pois o veterinario disse que os ouvidos dela estavam normal, sendo que ele nem usou aparelho nenhum pra examinar. Agora estamos apertados, e ela so piorou do problema.Quase não consegue dormir, passa a noite saindo da caminha para o chão e vice-versa, e coçando as orelhas sem parar, sacudindo a cabeça.Eu estou aqui numa angustia terrível de ver minha pequena sofrendo e não ter como resolver, pois pagar consulta e ter que comprar os remédios fica muito pesado pra nós no momento. Por favor, me indique um remedinho que seja bom pra limpar os ouvidinhos, e um pra tirar a inflamação do ouvido dela, e que não seja tão caro. Por Deus eu lhe peço que não me negues esse pedido.Desde já agradeço imensamente!

  • GISELE FRANCO

    18 de março de 2012, 14:10

    desculpe nao e sex e sim sedex,ok.

  • GISELE FRANCO

    18 de março de 2012, 14:05

    ola ,gostaria de saber qual remedio comprar pra colocar no ouvido de minha box,tem 8 aninhos e esta cosando muito a orelha comesou ate ferir com as unhas ,sera infecçao de ouvido ou bacterias ,fiz limpeza com um paninho umidecido com oleo de menta,e ante micose.o que comprar pra isso,moro na fazenda longe do veterinario ,mas tirar foto e enviar ecomprar o remedio pele net mesmo sex. obrs…abraço,meu e da monaliza minha box que precisa de suas dicas.

  • sirley

    21 de fevereiro de 2012, 12:39

    ola tem uma cachorra cocker dor banho nela mas no outro dia ela esta fetida nao sei mas o que fazer me ajuda dor.

  • thiago

    18 de fevereiro de 2012, 15:43

    meu cachorro late quando toco na orelha dele e não me obedece e não come ass:thiago

  • thiago

    18 de fevereiro de 2012, 15:42

    meu cachorro late quando toco na orelha dele e não me obedece e não come

  • silvana

    16 de fevereiro de 2012, 15:39

    Boa Tarde,Dr. tenho uma cachorra de nome mel ela e´uma cocker e ultimamente ela esta se coçando muito todo o corpo não sei o que fazer para isso acabar pertuba ela e a mim,ela vive na casa toda e dorme na casinha dela na lavanderia minha casa e´toda de piso por isso não tem pulgas,gosto das minha casa limpa e da dela tambem ,lavo a casa dela 1vez por semana e não e´de madeira ela e´tosada toda vez que o pelo dela cresci,so´dou ração para ela troco sua agua 2vez por dia o que devo passar o pelo dela p/sesar essa coceira.obs. ela toma banho 1vez p/semana com o sabonete protex

  • lucimara astro fernandes

    26 de janeiro de 2012, 18:01

    Oi Doutor, por favor gostaria se possivel me informasse , meu caozinho é da raça Bichon Frise tem 12 anos ja, uma das orelhinhas dele, esta bem vermelha quente, e tem umas cascas um grosseirao entende? As vezes ele vai coçar e chora, mas nao tem mau cheiro, o cheiro é normal de orelhinha de cachorro.
    Outra pergunta e duvida e a eguinte, ele viv comendo as patas, ficam bem vermelhar ate mesmo embaixo onde ficam as pantufinhas dele, no meio fica bem vermelho, e tb quente, to passando uma pomada, mas nao resolve, ele nao para de lamber parece que tem uma coisa incomodando ele, arrancou os pelos e as vezes ate fica machucada, por favor me oriente. Fico muito grata

  • marcele

    19 de janeiro de 2012, 01:51

    Olá meu cão é mestiço de yorkshire, está com um odor forte no ouvido, uma cera amarela bem forte, coça muito, até arrasta a cabeça no chão. Acho q pode ser devido ao banho. O que faço não posso levar ao Vet, quando levei não tinha percebido. Não tenho carro, a vet grátis é longe daqui. O que faço hein.
    Pior q já tenho q fazer um exame porque um cão q resgatei de rua teve cinomose aqui em casa.

  • marcelo

    9 de janeiro de 2012, 12:11

    bom dia, dr julio. estou com um problema na orelha de meu cão(podle). apareceu uma ferida muito grande na orelha dele. como se fosse uma bolha e tivesse estourada. e se transformou numa ferida muito grande, não vi o mesmo coça. apareceu muito rapido. o que o sr pode me indicar.

  • Lariissa Kelly

    26 de dezembro de 2011, 17:10

    oooi eu tenho minha cachorrinha de 1 aninho, eu ganhei ela com 6 meses porém ela ja tinha um probleminha na orelha, mais eu achava que era coisa normal, ate entao que ela agora ta com 1 ano e eu percebi que ela coça muito a orelha direita, coça e grita, fica balançando a orelha, socorro eu nao sei mais oque fazer por favor me ajude, isso pode ser otite ? por favor eu to desisperada. eu nao quero minha cachorrinha novinha fazendo cirurgia por favor me ajude, estou muito mal ! obrigada pela atenção .

  • margarete

    13 de dezembro de 2011, 10:55

    Olá doutor,tenho um cão tenerife com 18 anos.ele já está cego e sem firmesa nas pernas.Um dia fui limpar o ouvido dele com esses limpadores de ouvido e começou a sangrar e desenvolveu uma infecção,eu já levei em vários veterinários,já tratei com varios remedios,injeções.O ultimo veterinário falou que não tem cura,pois a bactéria é bem resistente,só internando ele e ele não resistiria por causa da idade.Estou só limpando com algodão e pingando otosporin,que dá um cheiro horrivel.Mas quando eu paro de pingar ele começa a gritar quando sacode a orelha.Ele já está assim a quase um ano.O que eu faço?

  • Andreia

    8 de novembro de 2011, 10:29

    bom dia DR.JULIO,minha cadela Bebel,ja foi levada a um veterinario a um tempo atras e o diagnostico foi otite,ficou boa por um tempo,mais sempre volta.Por causa do custo financeiro,eu a trato em casa mesmo,com limpesa dos ouvidos com cotonetes e pingo ouvidonal pediatrico,ja deu resultados,mais ultimamente parece que nao ta dando certo.O que posso fazer em casa mesmo,pois nao tenho condiçoes de levar ao veterinario.obrigada.

  • nilza

    3 de novembro de 2011, 13:24

    oi eu tenho uma cadelinha vira lata ela nao esta como de costume correndo latindo e brincando ela fica so na casinha e toda hora balança a cabeça e esta comendo menos eu levei ao veterinario e ele me disse que ela esta com agua no ouvido e esta com dor por isto a mudança no comportamento dela ele receitou antinflmatorio em comprimido e uma medicaçao para pingar no ouvido este procedimento foi o correto

  • Alcione R. S. Melo

    20 de outubro de 2011, 11:38

    Olá, tenho uma cachorra que se chama Meg e é da raça rottweiler, noto que ela coça e balança muito as orelhas ,a cera do ouvido dela é escura e tem mal cheiro ,e tbm percebo que ela é môca,pois a mesma não atende a nada . Peço encarecidamente que nos ajude.

  • Fabiane

    30 de setembro de 2011, 11:23

    Olaaa!!! tenho uma coocker chamada Dimi , femea, com 9 anos… Não sei mais o que fazer, ja passei varios Veterinarios e ela n melhora. Tem infeccao no ouvido, de sair muito pus, medico ela com amoxilina e pomadas para o ouvido. Ela tem isso aproximadamente dois anos, e agora n consigo mais curar, mesmo tomando medicacão. O exame de secrecão acusou Staphylococcus aureus..Preciso de uma luz.. Ela se morde a pata, acredito ser de dor…Obrigada.. Fabi

  • Claudia Cruz

    2 de setembro de 2011, 21:56

    Olá tenho um cocker não somente um cão um belo,fiel,companheiro e amigo pois fui em vários veterinário gastei muito e sem reclamar faço sempre questão de levalo para limpeza higiênica ou tosa as vezes da raça e no verão tosa geral,e infelizmente o levei para fazer a tosa e ele voltou com um processo de inflamação no couro e ouvidos quentes e o veterinário tratou com antibibioticos fortes e sarou, mas a otite coutou e pior sai sangue do couro onde cossa e uma secressão tenho limpado e pingo zelotril Oto pois foi um recurso que pude estou desempregada e percebo que tenho que levalo novamente ao veterinário, Dr. Pode me indicar um medicamento mesmo muscular e tamb?m oral por favor me ajude assim ajudara meu melhor amigo, obrigada!

  • Thayse

    26 de julho de 2011, 17:27

    Olá. Inicialmente, quero parabenizá-lo pela matéria. Sou de Santa Catarina, e tenho um cachorro da raça cocker que foi diagnosticado com otite bacteriana em maio deste ano. Fiz um tratamento, com cefalexina 7,5 ml a cada 12h, panotil 8 gotas 2x ao dia, dipirona 18 gotas 2x ao dia, durante 20 dias e ele apresentou melhoras, entretanto, semana passada ele voltou a apresentar os mesmos sintomas e acredito que está sentido fortes dores, posto que agora ele mantém a cabaça inclinada e anda cambaleando o tempo todo, faz sete dias que estou dando esses mesmos remédios e ele não melhora! Meu cachorro, se chama Pingo e tem 16 anos, nunca teve problemas com otite, no entanto, agora está sofrendo muito. Por favor, se puder ajudar, indicando outro medicamento e uma forma de proceder a limpeza de um jeito mais simples sem machucá-lo, inclusive, com a indicação de produtos próprios para este fim, qual seja, a eliminação de bactérias, ficarei muito grata!
    Sintomas: na orelha, lado que ele mantém a cabeça inclinada, está bem vermelha sai um líquido claro e toda vez que a levanto, na tentativa de limpá-la, ele reclama muito.
    Na outra orelha, bem dentro, onde ele não deixa limpar, está bem vermelha com algumas bolinhas (parecem cascas de feridas) escuras.

    Desde já, muito obrigada por sua atenção!

  • maick willian raulino

    12 de junho de 2011, 00:58

    ola doutor meu cachorro esta com uma cossera numa orelha chega chorar de dor e de cosseria o que posso descrever que meu cachorro tenha alguma coisa no ovido inflamação

  • Fernanda Passos

    30 de maio de 2011, 12:41

    Ola, minha cachorra esta com uma Otite, e o vet dela prescreveu um tratamento muito agressivo (2 injecoes por dia, durante 5 dias + remedios durante 20 dias) isso e comum????

  • Gustavo

    25 de maio de 2011, 15:03

    minha cadela esta com uma ferida,pode ser uma irritação…nao xega a ser uma ferida nao…mais ta começando a melar,esta ferida tem um formato de circulo,e está localizada na região da barriga.tem algo a me dizer?

    grato.

    Gustavo…

  • Denise

    6 de maio de 2011, 09:48

    Tenho um poodle e o nome dele é Max e de uns dias prá cá notei que ele esta com a orelha suja saindo uma cera preta. Será que é otite? Me responda por favor. E qual o remedio que devo colocar no ouvido dele.

  • dayane

    1 de maio de 2011, 18:09

    tenho um pitibull de três anos e esta com otite,ja levei ao veterinario,mas ele não melhorou tem algum remedio que posso dar a ele?

  • cristiane

    25 de fevereiro de 2011, 15:20

    eu tenho um cão de uns 25 kg de 3 anos de idade na primeira revisão dele que foi achado na rua o vet. falou que ele estava resfriado, com uma sarna mal-tratada e otite nas duas orelhas, do resfriado e a sarna ele olhou a pele e escutou os pulmões, mais da otite ele apenas encostou nas orelhas do cão e falou que estava quente, achei meio estranho ele nem olhou dentro da orelha, tirou temperatura nada. Tem como diagnosticar otite só pela temperatura da orelha? apesar que pelo preÇo do remedio que ele passou ainda não estou tratando a possivel otite só as outras doenças e dois dias depois as orelhas dele estavam até meia frias, não entendo..

  • gabriela

    15 de fevereiro de 2011, 15:53

    oi tudo bem tem um puldo q esta com arelha toda vermelha e parace q sai umas cecresao e na lateral da orelha tem umas casquinha oq sera q e isso sera que otite caso for o tratamento e caro

  • Denise

    10 de fevereiro de 2011, 22:13

    Olá, meu cachorrinho tá com a orelinha dele bem inflamada e tem algumas secreções tb, mas o pior é q ele tá com diarreia e vomito. Será q é só otite?

    Obrigada

  • Rosemary

    10 de fevereiro de 2011, 21:27

    Minha cadela cock spaniel (Julie) tá completando 12 anos e , está com otite pelas minha pesquisas na net e em seu site, estou muito triste pois ela tá ficando cega do olho esquerdo. Sò estou medicando com cefalexina. Se puder me ajudar agradeço,AMO demais minha JULIE…. Obrigada

  • Rosineri

    26 de janeiro de 2011, 16:43

    Tenho uma poodle de quase 04 anos, até aqui ela sempre foi saudável,mas agora apresenta odor e muita coceira no ouvido, seguida de dor. Me ajude, porque se acontecer alguma coisa, minha filha entra em depressão. Muito obrigada.

  • andreza

    21 de janeiro de 2011, 10:17

    oi. tenho um poodle, ele tem 4 anos,mas de uns dois anos pra cá ele tem coçado muito as orelhas e até se assusta com o cheiro q sai de seu ouvido. A moça da pet shop disse q é otite. o que devo fazer?

  • Denise

    19 de janeiro de 2011, 20:35

    Olá Dr. !
    Tenho uma cachorra vira-lata e outra podle , como li em sua matéria, a otite pode ser causada por alergia, e como ambas possuem uma eterna dor de ouvido, ja usaram vários medicamentos e os mesmos funcionam apenas como paleativos, será que o shampo que uso atualmente ( Sanol) pode estar causando alergia e propiciando esta frequencia de dores no ouvido? Obrigada pela sua atenção!!!

  • eduardo pitella

    8 de janeiro de 2011, 19:37

    ola, tenho uma cachorra pitbul ela esta com otite e a veterinaria disse q nao tem cura porque ela esta com as duas bacterias q nao tem cura, isso e verdade, se nao for por favor me de uma resposta pq tenho muita do dela ela tem muita coceira na orelha da ate do ja procurei varios veterinarios e nao tive exito
    obrigado

  • Flavia

    9 de dezembro de 2010, 00:02

    Minha preocupação é a seguinte, tenho um labrador chocolate que se chama Nicole, ela ama agua e uma vez ou outra dou um jeito de leva-la a uma cachoeira ou piscina, a vem minha preocupação, pois ela mergulha e tudo mais, o que faço para evitar a otite? Uma vez que sei que ela adora nada e que será inevitável entrar agua em seu ouvido, como fazer? Tem como limpar após essas atividades? O previnir?

  • ALEXANDRA

    28 de novembro de 2010, 21:16

    ÓLA DR.JÚLIO , TENHO UMA OU MELHOR 3 , PORÉM MINHA CADELA AKITA ESTÁ COM
    OTITE , NUMA CONSULTA SEM SUCESSO , A MEDICAÇÃO RECEITADA NÃO RESOLVEU , E COM ESSAS CONSULTAS MAIS CARAS DO QUE RESOLVEM PEÇO QUE O SENHOR POÇO ME AJUDAR
    A LIFE TEM APROXIMADAMENTE UNS 34 KILOS , BEM GORDINHA EM VIRTUDE DE UMA CIRURGIA DE HISTERECTOMIA E RETIRADA DE TÚMOR BENIGNO , REALIZADA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO VETERINARIO , ELA SE ALIMENTA RELATIVAMENTE BEM , PORÉM NÃO REAGE AOS MEDICAMENTOS , SE PUDER ME AJUDAR …

  • Vânia

    26 de março de 2010, 21:25

    Olá;

    O que vcs me dizem de um cão com epilepsia e otite?

    Antes de ontem meu cão teve 3 convulsões, e ontem teve 4… Ele anda com o ouvido doente, temos tratado com OTODEM, e limpeza com ceruminolítico…

    Dá uma dó…

    Agradeço a atenção…

  • berenice

    25 de março de 2010, 10:42

    Dr, meu cachorro está com uma ferida enorme um uma das orelhas. ja passei muitos remédios, mas não sara, porfavor me ajude a descobrir o que é?

  • laura

    16 de março de 2010, 06:46

    dr,me ajude,eu sei que minha cachorrinha esta com otite p q eu a levei ao veterinario,ele receitou anti-alergico e um antibiotico,paguei super caro da consulta e mais a medicação e ela nao melhorou nada e agora para piorar abriu ferida na orelha dela e minha mae como esta desempregada, nao pode mais leva-la ao veterinario novamente,pelo menos ate ela arrumar um novo emprego.me ajude doutor,o que passo no ouvidinho dela?acredito que ele(veterinario)deu remedio errado para ela.so agora pesquisando os sintomas dela é que tive certeza que é otite,me ajude dr,por favor

  • Patricia

    2 de março de 2010, 18:48

    O meu cachorro white(podle) esta com umas das orelhas parece inflamada com um cheiro muito ruim a cor é escura quase preto .parece que nao doi mas ele cosa bastante,gostaria de saber se algum remedio posso dar a ele ?

  • anelise

    26 de fevereiro de 2010, 08:44

    e quando sai sanguedo ouvido ?

  • Fabiana Barbosa

    15 de fevereiro de 2010, 09:59

    Bom dia, tudo bem ?

    Poderia tirar uma duvida, tenho um cachorro da raça pit bull e esta com 8 anos e ultimamente ele esta com um polipo no ouvido, já fiz tratamento com cefalexina e azitromicina( este é mais efeciente, pois no momento do tratamento o polipo até dimuniu, e bastante, mas não por completo), mas logo após o medicamento ele volta e a orelha começa a ter pus novamente e o polipo aumenta. Estou desperada pois isso já faz mais de 6 meses que esta acontecendo, o veterinario disse que gostaria de eliminar este polipo com medicamentos, pois na idade o Scooby ele não recomenda cirurgia.

    O que eu devo fazer para tratar a orelha do Scooby Doo ?

    Aguardo seus comentário

    Fabiana Barbosa

  • Cícero

    17 de dezembro de 2009, 15:16

    A orelha da minha cadela está bchada, como se tivesse com água dentro, estava lendo na net que pode ser otite.
    Será?
    Quanto está a consulta na UFPA? O tratamento é demorado e caro?

  • Julio Fernandes

    2 de dezembro de 2009, 19:36

    Olá Patrícia, boa noite!

    Provavelmente é um quadro de otite sim, mas como informado na matéria,
    não dá para chegar a um diagnóstico baseado no tipo e cor da secreção
    oriunda da orelha da Jinny! E sem diagnóstico, o problema pode piorar. O
    que eu sempre indico é a procura o mais rápido possível de um médico
    veterinário, que irá examinar seu animal, chegar ao diagnóstico e
    prescrever um tratamento correto.

    Espero que tenha ajudado e boa sorte!

  • patricia

    29 de novembro de 2009, 12:50

    a minha cachorra(jinny) esta com a orelha com um gosseiro de cor amarelo a qual ela cosa muito pode ser otite o que eu posso passa