Um cuidado adicional com ossos de couro

Apesar de popular, para ajudar no hábito de roer dos cães, o osso de couro para cachorro traz um perigo. Saiba qual é e como evitá-lo.

Dobermann roendo osso

Ossos de couro escondem um perigo (foto: invalid_argument / Flickr)

Ossos de couro são uma conhecida solução para o hábito de roer dos cães e também um brinquedo eficaz que pode distraí-lo por muito tempo. Além de direcionar seu comportamento, o osso de couro para cães também ajuda na limpeza dos dentes, na remoção do tártaro e da placa bacteriana. Porém é importante saber que existe um perigo:

Seu cão pode arrancar pedaços grandes dele, mas que ainda caibam em sua boca, e tentar engolí-los de uma só vez. Isso também pode acontecer no caso do osso roído ficar pequeno o suficiente para passar em sua garganta.

Pedaços como estes podem causar sérias obstruções gastrointestinais e até problemas mais sérios. Por isso, sempre que o pedaço arrancado, ou o osso inteiro, estiverem em um tamanho que caiba totalmente na boca do seu cão, jogue-o fora e compre um novo. Pelo bem do seu amigo.

Tags: ,

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

4 comentários para “Um cuidado adicional com ossos de couro”

  1. Simone

    Olá, bom dia!

    Sou criadora de cães de várias raças, e todos eles gostam muito dos ossos sintéticos e defumados.
    Ofereço a eles regularmente, por isso gostaria de saber do que eles são feitos e como é o processo de fabricação. Vocês podem me ajudar?
    Agradeço antecipadamente a atenção do retorno.

    Simone

  2. Fernanda Martins

    O processo de fabricação desses ossos é muito variado e depende do produto em questão. Geralmente, os ossos defumados são ossos naturais esterilizados e submetidos à defumação. Um outro tipo bastante comum é aquele osso “branquinho”, que é feito de couro e os cães costumam gostar muito. Minha dica é avaliar o rótulo dos produtos pois normalmente ele contém os ingredientes e a forma com que foram fabricados.

  3. Elaine

    Eu posso dar um osso desses ao meu cãozinho de 13 anos? Será q os dentes dele aguentam??

  4. Leonardo Vilella

    Então apesar de não ser a minha área eu trabalho num Pet (sou Aquarista) mas os ossos de couro são basicamente feitos com couro moído e fécula de mandioca… não é comum acontecerem problemas com isso mas eles eventualmente acontecem sim. Normalmente os cães perdem o interesse pelo osso quando ficam moles então não costumam chegar a ficarem pequenos o suficiente pra isso (segundo relato de clientes). O ideal é comprar uma marca boa e sem corantes assim diminuindo chance de alergias e do tamanho compatível com o animal (não economizem em alimentação… é burrice). Mas para tártaro tem coisas melhores que eles por exemplo, os palitos da linha C.E.T. da Virbac ou os petiscos da Hill’s pra gato. Não é minha area mas espero ter ajudado. Abraços.