Cães com olhos verdes nas fotos

O efeito de olhos amarelos, verdes e azuis nas fotos dos cachorros e outros animais é comum. Veja a causa e como evitá-la.

Cães com olhos coloridos - efeito flash

Cães com olhos coloridos – reflexo do flash (foto: Tony Alter / Flickr)

O fenômeno dos olhos coloridos dos cães nas fotos, que acontece também com outros animais, é similar ao que ocorre quando uma pessoa sai com os olhos vermelhos em uma fotografia. Ele acontece quando tiramos uma foto com flash em um local de baixa luminosidade.

Nos humanos a luz forte do flash penetra no balão ocular e se reflete na parede posterior do olho – que é intensamente irrigada por vasos sanguíneos - dando à luz refletida uma cor vermelho-alaranjada, proveniente da irrigação do sangue.

Nos animais, como o cachorro, existe uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que age como um espelho refletindo qualquer intensidade de luz e fazendo com que ela passe duas vezes pela retina. Esse processo permite que os animais enxerguem melhor do que nós em locais de pouca luminosidade pois dá a retina 2 oportunidades de absorção da luz. É isso que provoca o fenômeno de olhos brilhantes, ao se iluminar o rosto de um cão com uma lanterna no escuro, por exemplo.

No momento do flash, uma das luzes refletidas pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e se reflete para fora das pupilas. Como o Tapetum Lucidum é brilhante, o brilho pode ter cores diferentes como verde, amarelo ou azul.

Quem quiser tentar evitar este efeito, pode utilizar câmeras que tenham o mecanismo chamado de ‘redutor de olhos vermelhos’. Ele permite que o flash faça um pré-disparo retraindo a pupila antes do disparo oficial para não mostrar o reflexo.

Engenhoso, não?

Tags: ,

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

Um comentário para “Cães com olhos verdes nas fotos”

  1. biah

    bem interessante!! não sabia disso =D