A inteligência dos cães

Qual é a raça mais inteligente? Veja uma lista com o ranking das principais raças e como a inteligência canina pode ser medida.

Border Collie

Border Collie, o primeiro da lista (foto: Matlock / Flickr)

Quem tem cachorro em casa, sabe o quanto esses animais são inteligentes e afetuosos. Além de reconhecer o dono, são capazes de aprender diversos truques. Só falta falar, dizem os donos. Quem se lembra da collie Lassie e do pastor alemão Rin-tin-tin sabe que esses animais podem realizar feitos incríveis. Isso sem falar nos formidáveis cães-guia, capazes de guiar cegos pelas caóticas grandes cidades.

Mas, você já parou para pensar em qual é a raça canina mais inteligente? Foi pensando nisso que o professor de psicologia da Universidade da Columbia Britânica, treinador e especialista em comportamento canino, Stanley Coren resolveu fazer um ranking com as raças mais inteligentes. O resultado está em seu livro, ‘A inteligência dos cães’, publicado pela Editora Ediouro.

Mas, antes de ver essa lista e descobrir em qual posição se encontra o seu melhor amigo, é preciso saber que inteligência, para Stanley Coren, é a inteligência de obediência e a capacidade de trabalho. Ou seja, a capacidade de responder prontamente aos comandos do dono ou adestrador. Os cães classificados como menos inteligentes apenas não seriam bons em receber ordens.

Para realizar este trabalho, Coren formulou um questionário que foi respondido por 208 juízes especializados em provas de obediência e de trabalho. O autor de ‘A inteligência dos cães’ fez as seguintes observações sobre a classificação dos cachorros (em uma ordem dos mais inteligentes para os menos inteligentes, segundo Corey):

Graduações de 1 a 10 – Correspondem aos melhores cães em termos de inteligência e trabalho. A maioria dos cães destas raças começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter esses comandos. Eles obedecem à primeira ordem dada pelo dono ou treinador em cerca de 95% dos casos, e, além disso, eles costumam obedecer a esses comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.

Graduações de 11 a 26 – São excelentes cães de trabalho. Treinamento simples de comandos depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram destas ordens muito bem, embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em casos de comandos mais complexos, é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes comandos. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder se seus donos ou treinadores estiverem fisicamente distantes.

Graduações de 27 a 39 – São cães de trabalho acima da média. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, em média vão precisar de 15 a 20 repetições antes que eles obedeçam de formas mais imediata. Os cães desse grupo se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento, principalmente no começo da aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, geralmente eles retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que eles costumam responder no primeiro comando em 70% dos casos, ou ainda melhor que isso, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento deles. A única coisa que os separa dos melhores cães em obediência é que eles tendem a demorar um pouco mais de tempo entre o comando dado e a resposta. Além disso, eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando, na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do dono ou treinador, maior o grau de obediência desta raça.

Graduações de 40 a 54 – São cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária. Durante o aprendizado, eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente, estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial de aprendizado. Na verdade, se este esforço inicial não for aplicado, no início do treinamento, o cão parecerá perder rapidamente o hábito de aprender. Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irão depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Ele também poderá responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças em níveis mais elevados de inteligência.

Graduações de 55 a 69 – São cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é apenas razoável. Às vezes é preciso cerca de 25 repetições antes que eles comecem a mostrar algum sinal de entendimento do comando novo e provavelmente serão precisas outras 40 a 80 repetições antes que eles se tornem confiáveis em tal comando. Ainda sim o hábito de obedecer ao comando pode parecer fraco. Se eles não forem treinados várias vezes, com dose extra de persistência, estes cães irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço são necessárias para manter a performance do cão num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o “normal” para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Esses cães parecem estar sempre distraídos e obedecem apenas quando eles assim desejam.

Graduações de 70 a 79 – São as raças julgadas como as mais difíceis, com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Durante o treinamento inicial, podem precisar de 30 a 40 repetições de simples comandos antes de mostrarem algum sinal de que fazem idéia do que se trata. Não é raro que esses cães precisem executar mais de 100 vezes um comando antes de se tornarem confiáveis na sua performance.

Veja abaixa uma lista com as raças de cães mais inteligentes (segundo Stanley Coren):

1º – Border Collie
2º – Poodle
3º – Pastor Alemão
4º – Golden Retriever
5º – Dobermann
6º – Pastor de Shetland
7º – Labrador
8º – Papillon
9º – Rottweiler
10º – Australian Cattle Dog
11º – Welsh Corgi (Pembroke)
12º – Schnauzer Miniatura
13º – Springer Spaniel Inglês
14º – Pastor Belga Tervuren
15º – Pastor Belga Groenland, Schipperke
16º – Collie, Keeshond
17º – Pointer Alemão de Pêlo Curto
18º – Cocker Spaniel Inglês, Flat-Coated Retriever, Schnauzer Standard
19º – Brittany
20º – Cocker Spaniel Americano
21º – Weimaraner
22º – Pastor Belga Malinois, Bernese Mountain Dog
23º -Spitz Alemão
24º – Irish Water Spaniel
25º – Viszla
26º – Cardigan Welsh Corgi
27º – Yorkshire Terrier, Chesapeake Bay Retriever, Puli
28º – Schnauzer Gigante
29º – Airedale Terrier, Bouvier de Flandres
30º – Border Terrier, Briard
31º – Welsh Springer Spaniel
32º – Manchester Terrier
33º – Samoieda
34º – Field Spaniel, Terra Nova, Terrier Australiano, American Staffordshire Terrier, Setten Gordon, Bearded Collie
35º – Setter Irlandês, Cairn Terrier, Kerry Blue Terrier
36º – Norwegian Elkhound
37º – Pinscher Miniatura, Affenpinscher, Silky Terrier, Setter Inglês, Pharaoh Hound, Clumber Spaniel
38º – Norwich Terrier
39º – Dálmata
40º – Soft-Coated Wheaten Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier Pêlo Liso
41º – Curly-Coated Retriever, Irish Wolfhound
42º – Kuvasz, Pastor Australiano
43º – Pointer, Saluki, Finnish Spitz
44º – Cavalier King Charles Spaniel, Pointer Alemão de Pêlo Duro, Black & Tan Coonhound, American Water Spaniel
45º – Husky Siberiano, Bichon Frisé, English Toy Spaniel
46º – Tibetan Spaniel, English Foxhound, Otterhound, American Foxhound, Greyhound, Wirehaired Pointing Griffon
47º – West Higland White Terrier, Deerhound Escocês
48º – Boxer, Dogue Alemão
49º – Daschund, Staffordshire Bull Terrier
50º – Malamute do Alasca
51º – Whippet, Shar-Pei, Fox Terrier Pêlo Duro
52º – Rhodesian Ridgeback
53º – Ibizan Hound, Welsh Terrier, Irish Terrier
54º – Boston Terrier, Akita
55º – Skye Terrier
56º – Norfolk Terrier, Sealyham Terrier
57º – Pug
58º – Bulldog Francês
59º – Griffon de Bruxelas, Maltês
60º – Greyhound Italiano
61º – Chinese Crested
62º – Dandie Dinmont Terrier, Pequeno Basset Grifo da Vendéia, Terrier Tibetano, Japanese Chin, Lakeland Terrier
63º – Old English Sheepdog
64º – Cão dos Pirineus
65º – São Bernardo, Scottish Terrier
66º – Bull Terrier
67º – Chihuahua
68º – Lhasa Apso
69º – Bullmastiff
70º – Shih Tzu
71º – Basset Hound
72º – Mastino Napoletano, Beagle
73º – Pequinês
74º – Bloodhound
75º – Borzoi
76º – Chow Chow
77º – Bulldog
78º – Basenji
79º – Afghan Hound

Tags:

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Visite seu site | Leia outros artigos de admin



Comentários





Comentários

2 comentários para “A inteligência dos cães”


Trackbacks

  1. Qual é a raça mais inteligente? | DogQuestions
  2. Qual é a raça mais inteligente? | DogAsk

Comente!

Mas antes de escrever tenha em mente 2 coisas:

1. O melhor lugar para pedir informações é no nosso Fórum www.dogforum.com.br. Ele é gratuito e serve exatamente para isso.
2. Para ter uma foto ao lado do seu comentário, cadastre-se gratuitamente no Gravatar e use o mesmo email usado no cadastro, para comentar.

Tanto o Gravatar quanto o Fórum possuem cadastros fáceis, rápidos e gratuitos. Aproveite!