Um cuidado adicional com ossos de couro

Apesar de popular na ajuda contra o hábito de roer dos cães, o osso de couro para cachorro traz um perigo. Saiba qual é e como evitá-lo.
Osso de couro cachorro DogDicas

Ossos de couro trazem um perigo (foto: Alan Levine / Flick)

Ossos de couro são uma conhecida solução para o hábito de roer dos cães e também um brinquedo eficaz que pode distraí-lo por muito tempo. Além de direcionar seu comportamento, o osso de couro para cães também ajuda na limpeza dos dentes, na remoção do tártaro e da placa bacteriana. Porém é importante saber que existe um perigo:

Seu cão pode arrancar pedaços grandes dele, mas que ainda caibam em sua boca, e tentar engolí-los de uma só vez. Isso também pode acontecer no caso do osso roído ficar pequeno o suficiente para passar em sua garganta.

Pedaços como estes podem causar sérias obstruções gastrointestinais e até problemas mais sérios. Por isso, sempre que o pedaço arrancado, ou o osso inteiro, estiverem em um tamanho que caiba totalmente na boca do seu cão, jogue-o fora e compre um novo. Pelo bem do seu amigo.

DogDicas

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Ver outros
7 Comentários
  • Juliana

    7 de julho de 2014, 18:18

    O meu gosta muito desses branquinhos tbm….porém nos lugares onde compro todos são vendidos separadamente e não tem rótulo nem nada escrito. Também gostaria de saber a composiçao pq o cheiro é bem forte e ruim, parece até amônia….

  • Ana Maria

    20 de junho de 2013, 12:47

    Olá!!!
    Dei um ossinho tipo twister fino da Petisção para meu malamute do alaska e apesar de restar desenrolado ele engoliu inteiro. Eu até o momento não vi pedaços do ossinho nas fezes, fiquei com medo dele estar entalado em algum lugar.
    Ele está comendo normalmente, não tem febre e não notei nada em seu comportamento, não vomitou , confesso que ainda estou preocupada com ele e com a vira lata pois eu nunca tinha dado este tipo de produto para meus cães e não achei que eles iriam engolir inteiro.

  • Rosmari Tesser

    18 de junho de 2013, 15:46

    Boa Tarde!
    Li a questão dos ossos para cães, e tem um outro problema que gostaria de deixar registrado. Não é somente o problema do osso ficar em pedações pequenos e o cão engolir, aconteceu com meu cão o seguinte, o osso amolece com a saliva do animal e vai desenrolando o nó, o meu cão engoliu um bom pedaço da parte mole, permanecendo o resto do osso ainda para fora da boca, por sorte eu estava em casa e consegui com muito cuidado retirar a parte que ele havia engolido, pessoal tinha mais de vinte centímetros dentro da garganta do animal. A partir desta data eu só deixo ele com o osso quando estou supervisionando.

  • Leonardo Vilella

    11 de abril de 2013, 23:42

    Então apesar de não ser a minha área eu trabalho num Pet (sou Aquarista) mas os ossos de couro são basicamente feitos com couro moído e fécula de mandioca… não é comum acontecerem problemas com isso mas eles eventualmente acontecem sim. Normalmente os cães perdem o interesse pelo osso quando ficam moles então não costumam chegar a ficarem pequenos o suficiente pra isso (segundo relato de clientes). O ideal é comprar uma marca boa e sem corantes assim diminuindo chance de alergias e do tamanho compatível com o animal (não economizem em alimentação… é burrice). Mas para tártaro tem coisas melhores que eles por exemplo, os palitos da linha C.E.T. da Virbac ou os petiscos da Hill’s pra gato. Não é minha area mas espero ter ajudado. Abraços.

  • Elaine

    27 de outubro de 2009, 21:18

    Eu posso dar um osso desses ao meu cãozinho de 13 anos? Será q os dentes dele aguentam??

  • Fernanda Martins

    20 de outubro de 2009, 22:55

    O processo de fabricação desses ossos é muito variado e depende do produto em questão. Geralmente, os ossos defumados são ossos naturais esterilizados e submetidos à defumação. Um outro tipo bastante comum é aquele osso “branquinho”, que é feito de couro e os cães costumam gostar muito. Minha dica é avaliar o rótulo dos produtos pois normalmente ele contém os ingredientes e a forma com que foram fabricados.

  • Simone

    13 de outubro de 2009, 13:09

    Olá, bom dia!

    Sou criadora de cães de várias raças, e todos eles gostam muito dos ossos sintéticos e defumados.
    Ofereço a eles regularmente, por isso gostaria de saber do que eles são feitos e como é o processo de fabricação. Vocês podem me ajudar?
    Agradeço antecipadamente a atenção do retorno.

    Simone