Escovação de dentes

Leitor pergunta sobre a importância da escovação de dentes para seu yorkshire, como ela deve ser feita e se a pasta pode ser engolida.

Tenho um Yorshire e gostaria de saber sobre a importância da escovação de dentes. Como deve ser feita? Ele pode engolir a pasta (pois ele lambe tudo)?
(Rafael Cassaro – médico – São Roque do Canaã / ES)

Rafael, a escovação deve ser iniciada quando o cão ainda é filhote e assim que os dentes decíduos (de leite) já estão à mostra. Dessa forma ele pode se habituar com esse importante procedimento, que previne e retarda o aparecimento da placa bacteriana e tártaro (causadores de mau hálito e de outros problemas de saúde no cão, como a endocardite).

O creme dental a ser usado deve ser especialmente formulado para animais (cão / gato), pois o cão não consegue “cuspí-lo” no ato da escovação e o creme dental humano possui componentes abrasivos que podem causar problemas gástricos nos animais.

Há no mercado pet diversas marcas de cremes dentais com sabor para cães, assim como escovas de dentes adaptadas ao dedo e também as comuns – próprias para a arcada dentária do cão.

A escovação deve ser diária. Você pode começar apenas manipulando a boca do cão e  evoluir até ter uma escovação completa, incluindo os dentes molares (aqueles que ficam atrás na boca).

Uma dica importante é fazer com que esse momento seja prazeroso e não traumático. Para isso eu recomendo que o cãozinho seja acostumado desde cedo e que tudo seja feito num clima de brincadeira.

Fernanda Martins

Fernanda Martins é médica veterinária formada pela UFRRJ (CRMV-RJ 7783) e especializada em pequenos animais.

Ver outros
1 comentário