5 dicas para o banho do seu cão

Condicionador no banho? Algodão nos ouvidos? Veja alguns cuidados sobre o banho no seu cachorro e como tornar esse momento mais agradável.
cachorro golden retriever banho DogDicas

Condicionador somente se o cão tiver pelos longos (foto: Autri Taheri / Unsplash)

1. Shampoo e condicionador no banho

Use shampoo e condicionador para cães, não para pessoas. Apesar de existirem bons produtos feitos para pessoas sensíveis (como shampoos para bebês), há uma diferença entre o PH dos produtos humanos e os produtos para cães. De modo geral o PH dos produtos humanos resseca o pelo do cachorro. Usar condicionador? Somente se o seu cão tiver pelagem longa. No caso de cães com pelo baixo, usar apenas o shampoo é suficiente. Para os dois casos uma dica é diluir o shampoo ou o condicionador com água (por exemplo, três partes de água para uma do produto). Isso ajuda a espalhar melhor e impede que ele se acumule na raiz dos pelos.

2. Algodão correto nos ouvidos

Não permita que entre água nos ouvidos do seu cão. Essa é uma das causas mais comuns de otite e outros problemas. Para ter certeza de que seu cão está protegido, use algodão nos ouvidos. Mas atenção! Use o algodão certo. O algodão comum absorve a água e encharca, vazando para o outro lado (dentro do ouvido). Para evitar isso, use algodão parafinado. Mas lembre de usar em tamanhos grandes o suficiente pra não entrar no canal auditivo, causando um problema ainda pior. E claro, não esqueça de retirá-los no fim do banho.

3. Comece o banho por baixo

Pra evitar um desconforto e tornar a experiência do banho mais agradável, comece por molhar seu cachorro pelas patas e pernas e só depois comece a subir. Evite começar pela cabeça; essa é uma dica importante, principalmente se o banho for de água fria.

4. Lave as patas!

Não negligencie o cuidado com as patas do seu cão, ele passa muito tempo sobre elas. Além disso as patas estão  sujeitas a machucados ou feridas por objetos afiados no chão, além dos próprios arranhões e escoriações de cada tipo de piso. Verifique os pés de seu cão para saber se está tudo bem e retire com as mãos qualquer objeto que esteja entre os dedos ou entrelaçado no pelo. Uma boa dica é lavar as patas com uma escova macia pra remover qualquer corpo que esteja entre os pelos das patas.

5. Recompense!

Uma ótima ideia é associar o banho com algo agradável. Por isso, ao final do banho, que tal dar um petisco ou ao uma boa dose de brincadeiras e carinhos?

 

 

DogDicas

A DogDicas possui uma equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, criadores e profissionais web.

Ver outros
1 comentário
  • gilmara

    10 de abril de 2015, 12:02

    oi tenho um cão Pug macho, mais ele solta muito pelo tipo muito mesmo oque eu posso fazer pra amenizar esta situação? me ajudem por favor