Tenho uma cadela Shih Tzu e gostaria de saber se é normal ela ficar mais agressiva depois de uma certa idade. A minha vai fazer 2 anos e está começando a morder.
(Caroline Morgado – Estudante – Rio de Janeiro / RJ)

Caroline, os Shih Tzus são cães de companhia extremamente dóceis e não são conhecidas mudanças de comportamento com a idade (veja uma tabela com a idade dos cães aqui).

O que pode ocorrer nesses casos é o cão estar insatisfeito com algo, como por exemplo, ficar preso durante muito tempo e não se socializar (isso pode gerar agressividade), estar com algum tipo de desvio de comportamento, ciúme de outro cão, ou algum tipo de dor, e por não falar, morder.

O mais indicado é levar seu cão ao seu médico veterinário para que ele avalie sua saúde e descarte qualquer patologia. Se o problema for somente comportamental, o adestramento costuma resolver.

Enquanto isso, vai uma dica: toda vez que ele morder alguém, borrife água nele (vc pode usar spray para molhar planta). Assim ele vai se assustar e parar. Essa medida não tem contra-indicação, pois como sabemos, água não faz mal a ninguém.

Fernanda Martins

Fernanda Martins é médica veterinária formada pela UFRRJ (CRMV-RJ 7783) e especializada em pequenos animais.

Ver outros
14 Comentários
  • lucasdaniel

    2 de abril de 2012, 12:20

    estou com um shih tzu de 5 meses
    há chances dela ficar agressiva?

  • Lilian

    15 de maio de 2011, 20:03

    Olá, tenho um Shitzu de 2 anos e desde que ele se assutou com um caminhão, quando ele tinha 8 meses, começou a morder toda vez que alguém pega ele no colo, isso inclui eu que sou a dona dele que dou todo carinho, com o meu marido ele rosna até quando ele faz carinho no chão. Fico preocupada pois estou me planejando para ter filho daqui um tempo e tenho medo da reação dele. Percebi que todos estão reclamando da mesma coisa e acredito que você como profissional deve ter alguma sugestão, uma luz no fundo do poço para nos dar, o que você aconselha a ser feito? O meu cachorro já fez todos os exames em veterinário e nem ele sabe explicar, pois na hora da tosa e banho eles colocam fucinheira para não correr o risco.

  • Lilian

    15 de maio de 2011, 20:02

    Olá Fernanda, tenho um Shitzu de 2 anos e desde que ele se assutou com um caminhão, quando ele tinha 8 meses, começou a morder toda vez que alguém pega ele no colo, isso inclui eu que sou a dona dele que dou todo carinho, com o meu marido ele rosna até quando ele faz carinho no chão. Fico preocupada pois estou me planejando para ter filho daqui um tempo e tenho medo da reação dele. Percebi que todos estão reclamando da mesma coisa e acredito que você como profissional deve ter alguma sugestão, uma luz no fundo do poço para nos dar, o que você aconselha a ser feito? O meu cachorro já fez todos os exames em veterinário e nem ele sabe explicar, pois na hora da tosa e banho eles colocam fucinheira para não correr o risco.

  • Daniela Lobato

    14 de março de 2011, 10:37

    Bom Dia, Fernanda preciso muito da sua experiencia, pois estou ficando preoucpada, encontrei um shitzu aproximadamente 01 a 03 anos não sabemos exatamente, porém com uma pelagem linda cheias de nós mas linda…dentes branquinhos e limpos e novos…ja levei para o Veterinario e ele disse que esta em perfeito estado e que é um legitimo shitzu mesmo, porem tive que leva-lo em um oftalmo pois quando encontrei ele estava com o olho bem machucado, enfim ele perdeu uma visão devido a chutes ou paulada que recebeu na rua o tempo que ficou perdido, mas mesmo assim quero ele em casa, tenho duas cadelas no quintal e ele se socializou muito bem com elas, porém o que me preocupa é que ele esta agressivo, quando pegamos ele no colo ele rosna se não colocar no chao ele morde…dependendo de carinho ele tbém rosna…assim moro em uma chacara ele desce…passea…fica com as outras cachorras …dentro de casa se comporta muito bem…fica deitadinho no nosso meio late apenas quando ouve barulhos e nem é todos….dormiu super bem a noite…quando vê a guia dele fica doido querendo passear…adora passear de carro tbém…se saio e deixo ele…ele fica no portão até chegar…e pede para fazer xixi tbém pois fica na porta olhando pra fora…e olhando pra gente…quando abrimos a porta ele sai correndo desce as escadas e vai fazer suas necessidades no quintal…mas o que me assusta é ele estar rosnando sempre e avançar, tenho meu filho de 10 anos que esta bem assustado pois rosna pra ele tbém, na verdade ele rosna pra todos, mas não sempre….não sei se devido o tempo que ficou perdido…se apanhou ou se o dono abandonou ele devido ele ter mudado a estetica dele (cego) pois nao esta parecendo que ficou muito tempo na rua não…esta com uma pelagem muito linda porém com diversos nós, agora to com medo de leva-lo para tosar e banho devido essa agressividade dele, gostaria que me desse uma dica…o que posso fazer para ele melhorar e entender que queremos é dar carinho a ele…

  • RENATA

    10 de março de 2011, 00:09

    Olá,
    Também tenho um Shitzu com dois anos e meio, sempre foi um cão doce, brincalhão, nem um pouco ciumento e de uns meses para cá temos percebido mudança em seu comportamento. Tem ficado agressivo. Algumas vezes qdo vamos pegar ele no colo, ele rosna e chega a avançar em nós, nunca foi assim! Qdo está no meu colo e alguem vai fazer carinho ele rosna e avança de forma muito agressiva, coisa que nunca fez! Não sei o que pode estar acontecendo, fiquei bastante preocupada.

  • Fernanda Martins

    21 de janeiro de 2010, 17:59

    Olá, Fernanda

    doenças dermatológicas podem ter inúmeras causas e para cada uma, um tratamento. Para identificar a causa da doença o exame clínico do animal é indispensável.

    Uma outra questão que você deve ficar atenta é que a pelagem é um fator hereditário, e, se os pais possuem esse tipo de pelagem, ela também terá e não haverá nenhum problema dermatológico, somente um tipo de pêlo diferente.

    Minha dica é que você consulte o médico veterinário que acompanha sua cachorrinha para que ele a examine e prescreva o tratamento mais adequado, se ele for necessário.

    Abs

  • Fernanda Mendes

    12 de janeiro de 2010, 14:09

    Boa Tarde Fernanda,

    Tenho uma shitzu fêmea, e é umas das cachorras mais dóceis que já conheci…em questão de comportamento é perfeita, mas a pelagem dela é diferente dos padrões de shitzus….é um pêlo mais curto e também mais grosso..estou dando cortizona para ela parar de se coçar mas o efeito colateral é grande..

    o que poderia me ajudar?

    Abçs Fernanda

  • Fernanda Martins

    8 de janeiro de 2010, 13:10

    Pois, é, Michelle… Alguns proprietários têm relatado casos de agressividade da raça, mas creio que ñ chegue a ser uma mudança de padrão de comportamento. Como diz Cesar Millan “os cachorros só refeltem a instabilidade dos humanos”. Acho que maus comportamentos podem ser “consertados” com paciência e amor.
    Quanto às “gotinhas de limão”, ñ acho adequado, pois pode provocar algum tipo de irritação nos olhos e focinho. Coloque somente água e seja firme com ele. Novamente citando Millan, “seja calma e acertiva”
    Abraços

  • Michelle

    6 de janeiro de 2010, 15:52

    Meu Shit zu já está com 11 meses e já me mordeu quando mandei ele parar e isso aconteceu com meu irmão também. Acredito que esta raça não é mais dócil como era antes. Já fiz o chocalho com as moedas mas não funciona mais para ele recuar. Vamos tentar as borrifadas de água. Acha que posso colocar umas gotinhas de limão para arder um pouco? – Att. Michelle

  • Aline

    10 de agosto de 2009, 20:21

    Olá!
    Estou muito preocupada pois a minha tem apenas 2 meses e é muito agressiva, toda brincadeira ela acaba rosnando e se continuarmos perto dela, morde pra valer, essa semana ela tirou sangue do meu dedo. Espero que seu temperamento mude com o tempo.

  • Fernanda Martins

    4 de agosto de 2009, 12:16

    Olá, Ivana

    todos os casos de agressividade, principalmente a repentina, devem ser avaliados por um profissional para identificar as causas e escolher qual a medida mais adequada a ser aplicada. E cada caso é um caso, que merece ser estudado com muita atenção.
    Desvios de comportamento geralmente são bem resolvidos com adestramento. Também já vi bons resultados com o uso de Florais de Bach, mas como seu cão não os ingere, creio que essa não seja a solução.
    Recomendo que você procure o médico veterinário que atende o seu cão para que , após um exame clínico, ele lhe indique qual a medida mais adequada a ser tomada, ou lhe indique um profissional de adestramento para resolver o problema.
    De qualquer forma, enquanto isso você pode usar as borrifadas de água para assustar e ele não causar nenhum transtorno.

  • Ivana Fidelis Silveira

    3 de agosto de 2009, 22:01

    Tenho um shi tzu de 2 anos e meio. Estou completamente desesperada porque ele se tornou extremamente agressivo, avançando, rosnando e mordendo. Eu e meu marido damos a ele todo o carinho, sempre estamos com ele nas praças, viajamos para sítios e ele nunca havia nos dado problemas. Ocorre que de uns tempos pra cá ele tem reagido de maneira muito estranha. Tenho um filho de 20 anos e a convivência dos dois é a pior possível; minha empregada já está com muito medo dele; estou ficando com receio de dar uma simples volta no quarteirão porque ele não pode encontrar com nenhum cachorro. Procurei uma especialista em florais de Bach, mas não consegui fazer com que ele ingerisse a dose recomendada. Então passei a pingar as gotinhas na água e ele rejeitou a água, chegando a ficar sem beber. Me dê uma luz, por favor, porque eu preciso encontrar uma solução o mais rápido possível. Obrigada pela atenção.

  • fernandamartins

    29 de julho de 2009, 00:09

    Olá, Gisela

    como eu disse anteriormente, Shih Tzu não é uma raça agressiva. Mas cada cão tem um tipo de temperamento que depende, em grande parte, do tipo de vida que ele leva (socialização, exercícios, rotina em casa e etc).
    Pelo que entendi, seu cão parece ser assustado. Isto pode ser gerado pela dor na coluna ou por estranhar barulhos e ruídos altos, usando o ataque como defesa.
    Lembrando que o modo como as pessoas o pegam no colo pode estar errado gerando algum tipo de desconforto.
    Florais costumam agir muito bem em problemas comportamentais, se este for o caso.
    Orientações mais precisas, medicamentos e correções devem ser feitas por um médico veterinário após um exame clínico completo, pois pode ter havido alguma mudança no quadro clínico do seu cão.

  • Giesela

    28 de julho de 2009, 21:20

    Olá, tenho um Shih Tzu macho que vai completar 4 anos, de uns tempos para cá ele tem se mostrado muito agressivo, eu já estava ficando preocupada mas mantive ele sempre distante de crianças que correm na direção dele pois é um cachorro pequeno e muito fofo e também com pessoas que falam alto pois ele se assusta e avança, o problema que agora ele esta ficando agressivo comigo que lhe dou extremo carinho, trabalho o dia todo mas sempre dou bastante atenção para ele, ele tem um problema na coluna lombar, mas não acredito que seja uma atitude de dor pois com a minha filha ele fica bem, não estou entendendo, fiquei muito assustada pois ele me atacou e me mordeu as 2 mãos com força, sofri muito com esta atitude e estou dando floral e vou começar a borrifar água quando ele atacar, mas qual seria a melhor atitude a tomar?