Ivermectina – o que é?

Como o uso da Ivermectina é diversificado e existem vários mitos que cercam esse medicamento, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito dela.

Na rotina clínica, frequentemente uso a Ivermectina para tratamento de algumas parasitoses. Como seu uso é diversificado e existem vários mitos que cercam esse medicamento, muitos clientes ficam em dúvida a respeito dele. Algumas coisas ditas sobre ela são verdadeiras e outras não. Portanto, meu objetivo é esclarecer o que é Ivermectina, para que deve ser usada e quais as suas contra-indicações.

A Ivermectina é uma substância produzida por um fungo chamado Streptomyces, e é usada em animais e em humanos. Ela atua contra alguns vermes (anti-helmíntica) e contra ectoparasitas (ácaros, carrapatos, larvas de moscas e piolhos). É comercializada com diversos nomes e usada sob a forma injetável e oral. Seu uso é prático, eficaz e a duração dos seus efeitos é relativamente longa, permanecendo por certo tempo no organismo do animal. Geralmente uma dose se mantém efetiva por duas a quatro semanas.

A Ivermectina pode causar intoxicação. Isto pode ocorrer quando a dose é grande o suficiente para penetrar na barreira hemato-encefálica, ou seja, ultrapassar a barreira que protege o sistema nervoso central (encéfalo) de certas substâncias que estão circulando no sangue do animal. Filhotes com menos de 6 semanas de vida e cães idosos são mais sujeitos à intoxicação do que os adultos. Algumas raças são predispostas à intoxicação por Ivermectina, como Collie, Pastor Alemão, Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Setters, Old English Sheepdog e seus cruzamentos. Isto se deve à deficiência de uma enzima que atua limitando a concentração da droga no sistema nervoso. Nessas raças a Ivermectina pode causar ataxia, tremores, desorientação, hiperestesia, hiperreflexia, hipersalivação, midríase, depressão, cegueira, coma e morte do animal.

Indicação da Ivermectina

A indicação para o uso de Ivermectinas inclui o combate a:

  1. Ácaros: sarna demodécica, sarna sarcóptica, sarna notoédrica (felina), otocaríase (sarna de ouvido);
  2. Nematódeos: Toxocara sp (larva migrans visceral e ocular em humanos), Ancylostoma sp (larva migrans cutânea);
  3. Infestações de carrapatos;
  4. Larvas de moscas (miíases ou “bicheiras”);
  5. Alguns piolhos;
  6. Profilaxia e tratamento de dirofilariose (verme do coração de cães) – aprovado pela FDA (Food and Drog Administration) – os cães devem ser testados para Dirofilaria antes de começarem o uso da ivermectina.

Lembrando que o seu uso deve sempre ser feito sob prescrição do médico veterinário, que irá ajustar a dosagem e determinar a freqüência de aplicação da droga de acordo com o caso clínico e as condições do animal.

Fernanda Martins

Fernanda Martins é médica veterinária formada pela UFRRJ (CRMV-RJ 7783) e especializada em pequenos animais.

Ver outros
150 Comentários
  • Eduarda Cristina

    4 de outubro de 2014, 10:01

    Olá Dotora,
    MInha cachorrinha de raça pinscher teve cria de 5 filhotinhos, um deles uma femea com 18 dias esta com bicheira no anus.Ja jogamos o esplay mata bicheira e tiramos com uma pinsa e tem mais la no fundo oque fazer estou desesperada.
    Obg!
    Abraços!

  • andreia

    25 de setembro de 2014, 09:38

    ola!!! bom dia doutora…queria uma ajuda sua ,estou dando o ultimo comprimido de 4 de mectimax 3 mg ,para minha cachorrinha pinscher ela tem 3 anos ,so que as fézes dela esta saindo vermes vivos,queria saber se isso é normal,ou teria que sair mortos,sera que preciso continuar dando mas comprimidos?? desde ja agradeço..

  • Alessandro

    21 de setembro de 2014, 10:36

    Doutora tudo bem? Tenho um shitizu e um boxer e que estão com carrapatos …quero dar Ivermequitina pra eles em comprimido.Para o shitizu dou metade ?

  • Chrystina

    15 de setembro de 2014, 11:28

    Também perdi minha shih tzu de dois anos por conta de uma reação neurológica ao medicamento METICMAX. Depois de duas a três horas de tomá-lo, começou a vomitar muito, trançar as patinhas, ficou cega. Levamos correndo ao veterinário e lá ela teve convulsões. Ele fez de tudo para reverter: soro, atropina, enfim… ela já tinha perdido a visão e a coordenação. INFELIZMENTE, 15 HORAS DEPOIS DE INGERIR ESSE MEDICAMENTO, ELA MORREU. O triste é que ela estava apenas com um tipo de frieira entre os gomos da uma das patinhas traseiras… uma bobagem que a levou para sempre. Fica o alerta para donos e veterinários… existe uma mutação de genes em algumas raças que provocam essa intoxicação neurológica. Verifiquem a lista das raças confirmadas … apesar de que o Shih Tzu não estava entre elas… ou seja, era realmente imprevisível… uma tristeza…

  • Amanda Angélica

    8 de setembro de 2014, 11:02

    Doutora… Tenho um cãozinho (SRD) que o catei na rua. Ele hoje deve estar com mais ou menos 5/6 meses. Quando o pegamos ele estava bem, porém apresentava alguns caroços na pela. Pensamos ser picada de pulgas, infestação, alguma coisa do gênero. Porém os pêlos começaram a cair. Levamos em vários veterinários, e recomendarama Ivermectina. Administramos o remédio cerca de 7 dias, a quantia de 1/4, pois ele era bem pequeno. Retiramos os panos da casinha dele e passamos a deixá-lo dormir em jornal e caixa de papelão, que era trocada diariamente. Utilizamos sabão tiuram e os pelos voltaram a nascer.
    Porém, após melhorar um pouco e diante do frio que está fazendo na nosso cidade voltamos com os paninhos e cortamos o sabão tiuram.
    Os pelos voltaram a cair e a pele dele está bem vermelha e “pelancuda”. Produz muitas casquinhas (uma espécie de escamação).
    Estou muito triste de vê-lo assim. Ele chora muito especialmente por causa da coceira. E até se machuca de tanto que coça. Ele não sai de casa, pois a terceira dose da vacina e a anti-rábica foram dadas anteontem (sábado). Queria levá-lo para passear, para ver se ele se anima um pouco. Mas o que eu queria mesmo era uma solução para o caso dele. Choro bastante por não conseguir tratar ele de uma vez po todas.
    Ah sim, vale ressaltar que um veterinário disse que ele está com uma bactéria que se instalou na pele de forma violente e se tornou resistente. Disse também que o caso se tornou crônico. Me desesperou ainda mais…
    Me ajude.

  • Maria Lúcia

    7 de setembro de 2014, 21:12

    Oi Dra. Fernanda, moro em Fortaleza e tenho un cocker spaniel americano que quase nunca sai de casa, visto que aqui é sempre quente e sempre que vai a rua volta com carrapato, o que eu não entendo, já que aplico todo mês frontline, coleira scalibu e vermifugo de 3 em 3 meses com endogarde. Vacina em dia e vacina contra doença uma vez por ano.
    Como devo fazer para protegê-lo e a mim também dos carrapatos. Ele não sai de casa, como pode ter carrapato? É aquele tipo que parece um caroço de feijão amarelo.
    Ele apresentou um pouco de diarréia e dei probiotico e coloquei abobora na ração dele. Pode ter sido do carrapato?
    Não me sinto segura dos pet daqui e por isto eu mesmo dou banho nele. Não sei mais o que fazer para protege-lo. Poderia, por favor, me orientar.

    Agradeço antecipadamente,

    Maria Lúcia

  • Marcio

    31 de agosto de 2014, 08:42

    Ola Dra. Fernanda!
    Tenho um Dalmata, ele tava com problemas de pele, ferimentos levei a várias clinicas, ja foram feitos tudo que exames e nada de saberem e realmente ele tem.
    A ultima vez que levei ao veterinário a 20 dias atraz, a veterinária passou umas injeções anti-inflamatórias, Mas eu prolonguei o tratamento mesmo não tento sucesso. e resolvi dar um ml de Dectomax. Ai ele amanheceu com as patas muito inchadas ao ponto de não poder se deitar. Por favor mi der uma dica, ja gastei absurdos com clinicas e nenhuma resolve…
    Já faz um ano que tento acabar com o sofrimento do meu cão.
    obrigado.

  • nilda

    30 de agosto de 2014, 13:14

    olá ,por favor me ajude eu apliquei dectomax ou dectamax ,para tratar carrapato sarna pulga em minha cadela “MOCINHA” vira com pit bul e agora ela anda cambaleando,mal consegue ficar em pé esta com os olhos dilatados foi aplicado 2 ml ,o que faço me ajude por favor estou desesperada,ela vai morrer vai ficar aleijada me ajude dizem que a mesma coisa que ivomec esse remedio e que faz muito mal,oque eu faço???????????????????

  • Julia Kely

    7 de julho de 2014, 13:03

    Olá eu gostaria de saber se o invermectina ajuda a controlar a sarna

  • Rayane Stiehl

    30 de junho de 2014, 17:48

    Boa tarde.
    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo dar o vermitril para meu cão?? ela é um labrador pesa mais ou menos uns 10kg
    E ela está tipo com uma irritação na garganta parece que vai vomitar mas não vomita e isto passou para as outras duas que tenho, oq seria???
    Obrigada

  • Sandra Almeida

    26 de maio de 2014, 15:00

    Ola Dra. tenho uma cadela de 5 meses da raça labrador preta!
    E descobri carrapatos nela vermelho enorme nela e minha casa estar em
    construção imagine minha aflição quando li que eles os carrapatos podem se esconder e minha casa é um ótimo lugar para isso….
    como eu posso fazer para combater esses bichos?
    estou precisando muito de sua ajuda!

  • Adson

    20 de maio de 2014, 08:52

    O pessoal ta comentando muito sobre carrapatos. Minha cadela,estava infestada deles e utilizei Frontline spray no pelo dela e o resultado obtido foi otimo. Mais de um mes sem carrapatos ou pulgas. O medicamento é caro, pous paguei paguei em 300 reais em frasco, contudo valeu a pena. Os medicamentos veterinarios sao todos muito caros. Ter animal de estimaçao custa muito, ainda mais quando nao recebem os cuidados preventivos necessarios.

  • ingridlorrainy

    24 de março de 2014, 21:42

    Dra. minha cadelinha apresentou uma cegueira após a aplicação de ivomec. Essa cegueira é irreversível? Ela é uma pincher pequena.

  • Marina Nogueira

    11 de março de 2014, 13:48

    Boa tarde! Ajudo a animais abandonados e a vários pedidos de amigos que possuem abrigos, recentemente recebi um pedido de ajuda que me deixou muito triste pela situação; Existe um filhote de 6 meses de pitt bull com sarna todo em carne viva, quase sem pêlos, o tratamento que eu pensei em dar a ele seria invermectina, banho com Triatox 2x por semana, e ração Golden Frango, mas como ele é novinho, porém pesado, deve ter uns 20 kilos , fiquei com medo de piorar o estado dele, posso medicá-lo desta forma ou existe algo melhor , mais em conta ou mais fácil, pensei também em dar um Capstar …o animal não ficará comigo.Desde já muuito obrigada 🙂

  • REGINA SANTOS

    14 de fevereiro de 2014, 14:59

    OI BOA TARDE ! GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO DAR O IVERMECTINA AO MEU CAO PINCHER Nº 01 ELE TEM 06 ANOS DE IDADE !!

  • Andressa

    6 de janeiro de 2014, 15:19

    Olá doutora, boa tarde!
    Estou com um grave problema aqui em casa, tenho uma cachorrinha poodle chamada Bellinha de porte pequeno e ela é um animal de dentro de casa, sendo assim, ela sobe nos sofás, deita em tapetes, enfim, ela fica aonde quiser. Porém agora com quase 7 anos de vida, ela começou a ter pulgas (não sei se foram pegas no pet, ao tosa-la, ou talvez em outro lugar, não sei), só sei que, essas pulgas tomaram uma proporção que não sei mais o que faço, já tentei de tudo, de remédios para passar no corpo (parte externa) e também colocar coisas naturais na casa, como laranja fervida e borrifar pela casa toda, e nada, nada da certo. Pensei em utilizar da Ivermectina porque quem sabe dá certo, mas não tenho certeza, e tenho medo de que faça mal pra ela, você pode me ajudar?

  • SERGIO SILVA

    29 de novembro de 2013, 14:26

    Ola Doutora, tenho um chow chow de dois anos ha uns dois meses percebo que ele nao vem se alimentando muito bem, esta perdendo peso, antes ele comia duas vezes ao dia cerca de 300kg agora so como uma unica vez e a noite. Ele tem carrapado as vezes vejo alguns subindo a parede de casa, o que devo fazer estou preoculpado?

  • Gesmiel

    19 de novembro de 2013, 06:50

    Olá, Dra.! Muito bom dia!
    Temos uma gata siamesa. Esta deu à luz dois filhotes (primeira cria). O primeiro nasceu morto. O segundo, nasceu bem e completou 1 mês de vida, mamando e brincando com a mãe.
    Ocorre que apareceu nas axilas do filhote, algo como sarna.
    Levamos ao veterinário e este lhe receitou um sabonete e lhe aplicou uma injeção. A gatinha começou a perder os movimentos das pernas, e já faz 2 dias que ela está deitada, sem movimentos e com os olhos abertos. Levamos de volta ao veterinário e ele tentou uma desintoxicação. Nos ligou ontem para a retirarmos e novamente a levarmos hoje às 9:00h. Seu quadro continua o mesmo. É como se ela estivesse em coma… O que pode ser isso? Será que ela vai sobreviver?

  • carlos helliezer gouvea

    13 de novembro de 2013, 20:52

    ivermectina serve para tratar bichos e pé em caes por favor me ajuda doutora!!!!

  • Gabriel

    26 de outubro de 2013, 21:45

    Doutora, pretendo que o veterinário aplique Ivermectina em meu cão que está com babesia, é contra-indicado? Depois que eliminar os carrapatos, qual remédio injetável serve como prevenção?

  • erick lima

    25 de outubro de 2013, 03:31

    tenho um casal de pasto alemao com fila… e quero saber ate que idade eles crescem ??

  • alessandra de freitas

    17 de setembro de 2013, 15:38

    edileia a minha cachorrinha esses dias teve entoxicaçao uma bolhas de pus na barriga e ficou muito tristinha ai comprei um remedio chamado mercepton e otimo antitoxico dei 20 gotas por 3 dias foi exelente ..

  • Leidiane Terra Cabral

    11 de setembro de 2013, 20:22

    o que devo dar para o meu cachorro pequeno que esta com fraqueza e vomito

  • tiago

    8 de setembro de 2013, 14:11

    ola td bem
    gostaria de uma informação tenho um chow chow de 2 meses e ele esta cheio de carrapatos minusculos e bichos de pe gostaria de saber qual medicamento e a dose poderia a ele para amenizar este problema e quanto tempo demoraria para começar a ter os resultador.

  • Sílvia

    7 de agosto de 2013, 13:01

    Ola Doutora,Tenho uma box com 4 anos e ela tem sarna negra,Qual o tratamento e medicação necessária, Já que está doença não tem cura,Me ajude por favor.

  • Eloá

    3 de agosto de 2013, 13:01

    olá!
    Minha Labrador teve 6 filhotinhos, e agora estao com 1 semana .E percebi que tem uns filhotinhos estavam com o ânus sagrando e estava enchado e tinha vermes .
    O que faço?

  • claudio

    28 de julho de 2013, 21:09

    dei ivermectina ao meu cachorro na segunda dosagem um lado da pata traseira inchou muito atingindo o os culhoes dele e pito tb ele e da raça fila, sera q esse inchaço e do remédio?

  • Rosana Conti

    21 de julho de 2013, 13:31

    Boa tarde Dra. Tenho uma Pug de 2 anos e pesa paroximadamente 5kg, foi diagnosticada com sarna demodésica, e começou a fazer um tratamento na cidade de SP com injeções que ela não me dz o nome, só que está muito difícil para eu levá- la 2x por semana toda semana durante 4 meses, moro na cidade de Registro a 200 km. Poderia me dizer que injeção seria ou se tenho como tratá-la com remédios, ela não apresenta lesões grandes, apenas poucos pontos perto da cabeça e nas patas da frente, mas tem muito plurido.
    Ela para nós é muito importante a amamos muito.
    Agradeço desde já.

  • Francielle

    16 de julho de 2013, 18:06

    Boa tarde Drª

    Resgatei das ruas um pit bull em estado deplorável, magérrimo, com um ferida de bicheira enorme, com um abscesso na pata, parece berne, e com o rabo sem pelo, qual o tratamento mais indicado para ele?

  • maria elizete

    12 de julho de 2013, 16:55

    boa tarde tenho uma vira lata com fila brasileiro tem 6 meses portanto tem muito carrapato já usei frontylli ivermectina por fim estou usando barragem mesmo com os vetérinarios deser q não pode mais nada resolve.o que mais posso usar?

  • Denise

    4 de julho de 2013, 17:29

    Olá..
    Dei um comprimido de ivermectina para uma pit bull adulta, depois de 04 dias a cara dela começou a ficar inchada, gostaria de saber se é por causa do remédio e se for que devo fazer, pois já fazem 03 dias que ela está inchada, porem come e brinca normalmente.
    obs: a embalagem com dois comprimidos consta 6mg dei apenas um comprimido
    Laboratório Neo Quimica

  • kelly

    29 de junho de 2013, 09:28

    DOUTORAAAAAA MEU GATINHO TOMOU O REMEDIO MECTIMAX 3 M TODO ,O REMEDIO CAIU E ELE FOI ENCIMAAAA…. ELE VAII MORRERRR????

  • michel

    23 de junho de 2013, 15:38

    Ola doutora preciso de ajuda, tenho uma cachorrinha que esta com sarna e deu cria a tres filhotinhos, essa sarna esta passando para os filhotes. tenho algum remedio que eu possa dar para ela ou alguma coisa para passar neles? Eles se coçam se choram muito eles estao completando um mes hoje 23/06/2013 e eles ainda mamam. me ajude por favor.

  • rodrigo

    11 de junho de 2013, 12:03

    minha cachorra ta co bicheira o que faço?

  • helder santos

    25 de maio de 2013, 12:28

    Olá, comprei o ivermectina para o meu cachorro de 4 meses, uma dose de 1 ml com o objetivo de eliminar os carrapatos e a pessoa que me vendeu, recomendou ao invés de aplicar, eu poderia colocar no shampoo próprio para o cão (Previm) que combate os carrapatos etc, misturar e dar banho nele normalmente, que daí iria entrar pelos poros do cachorro e em seguida eliminaria os carrapatos. Mas nos ultimos tempos, ta caindo muito pelo, só come ração e eu gostaria de saber se tem algo a ver o modo de aplicação, se foi correto ou qual seria o melhor procedimento. Espero respostas!

  • Paulo

    2 de maio de 2013, 01:01

    Dr. se o bicho geografico entrar na circulação sanguinea no homem, teria algum problema?

  • jackson

    21 de abril de 2013, 16:39

    tenho uma gata que esta com umas manchas amarelas no corpo nao conseque ficar em pe e nao pisca oque pode ser por favor me respondee ela e filhote.

  • simone

    20 de abril de 2013, 22:14

    doutora dei um comprimido inteiro de ivermectina 6mg para meu pinther de 1 ano agora estou desesperada oque pode acontecer

  • Bianca

    15 de abril de 2013, 10:40

    Achei um coelho e estou tratando, mas a orelha dele esta cheia de cascas grosas e esta avermelhada, gostaria de saber se posso passar ivermectina em pomada, mas ao mexer na orelha ele parece estar sentindo dor… o que posso fazer para tentar resolver o problema dele, sem ter que levar ao veterinario.

  • Carlos Paim

    13 de abril de 2013, 23:23

    Boa Noite Doutora!

    A Imvermectina pode ser utilizada para infestação de pulgas? Se não, qual me indicaria?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Carlos Paim

  • HELTON

    3 de abril de 2013, 09:01

    BOM DIA DRª. É A SEGUNDA VEZ QUE TENHO UM CACHORRO DA RAÇA POODLE E É A SEGUNDA VEZ QUE TENHO PROBLEMAS COM CARRAPATOS, GOSTARIA DE SABER SE É UMA PRÉ – DISPOSIÇÃO DA RAÇA EM ATRAIR TAL PARASITA E SE O TRATAMENTO COM A IVERMECTINA É REALMENTE EFICAZ.

  • elisa

    25 de março de 2013, 18:44

    olá doutora tenho uma beagle de 4 meses, que chegou em casa a mais ou menos uma semana e ja veio com sarna e uma anomalia nas duas orelhas…nao cresceram e como se estivessem atrofiadas e em cada orelha tem uma bolha de ar ou sangue sei lá o que…gostaria de saber se as orelhas ainda podem crescer e como faço para sanar todos estes probleminhas…posso dar ivermectina a ela seria metade do comprimido?e tem que poerar as orelhas?
    elisa

  • sandra

    9 de março de 2013, 22:28

    olá, tenho um cachorro mistura de rotivale com pastor ele ta cheio de carrapato o que eu faço e temos um pudo ele que contraiu essas pragas e passou para o meu outro cachorro porfavor me ajude.

  • Alana Urani Lima

    5 de março de 2013, 17:51

    Olá Doutora, Tenho 2 Shih tzu e mais 4 vira-latas , tenho uma área grande q é cimento e por mais que lavamos e passamos remédios as pulgas e carrapatos não acabam. Oque devo fazer? E qual remédio posso dar ao shih tzus para acabar de vez com as pulgas e carrapatos?

  • luzia

    1 de março de 2013, 18:23

    Olá tenho uma criança de 5 anos que pegou piolhos na escola já usei varias vezes um shampoo deltalab mais nada então um farmceitico indicou, usei como dose unica uma vez acabou mais vltou e comecei a usar novamente estou aguardando, eu também posso usar estando gravida de 3 meses, pois tmb peguei pelo contato com ela.

  • priscila luz

    25 de fevereiro de 2013, 14:44

    doutora fui hj ao médico e levei meu filho pq está aparecendo uns tipos de caroço sob a pele ele passou alguns medicamentos informanado que é um tipo de verme causada do cachorro porém eu não possuo cão ele passou ivermectina para ele mas gostaria de saber uma segunda opinião tem como diagnosticar sem exames ??? é seguro dar este medicamento ???pq ele só tem 8 anos

  • ramon araujo

    24 de fevereiro de 2013, 12:48

    Ontem, 23/02/2013 perdi meu cachorro (SRD) com intoxicação por Mectimax 3mg. Ele tinha 6,0kg e ingeriu 1/4 de comprimido, após 3 horas da ingestão começou a ficar mole e não levantava, após 6 horas levamos ao plantão (madrugada) e ficou internado, seu sangue estava “aguado” e não coagulava, após 10 horas veio a óbito. Triste, tenham muito cuidado com este medicamento, se possível não usem, queria ter visto esta postagem antes =/

  • fernanda

    21 de fevereiro de 2013, 21:22

    Ola Dra! Foi administrado VERMITRIL para meu cachorro em junho de 2012 e, desde entao o canino vem apresentando varios sintomas que estao se agravando, como perda das patas posteriores, dilataçao de pupila e tremores.Gostaria de saber qual o tratamento ou o antidoto especifico e se esse quadro tem reversao, caso seja intoxicaçao por ivermectina.Tambem gostaria de saber se essa intoxicação pode durar e evoluir por todo esse tempo? obrigada.

  • Amanda Miryelle

    13 de fevereiro de 2013, 15:47

    Tenho um poodle com maltes acabei de me mudar e minha vizinha tem cachorros empestados de carrapatos e o meu cachorro nunca teve nenhum carrapato. O que faço para que ele não seja infestado de carrapato pelo outro animal? logo quando trouxe meu cão para cá comecei a ver um monte de carrapatos vindo da casa vizinha em direção ao meu cachorro que é limpo e tem tudo em dia para se manter assim já que ele vive dentro de casa e convive com meu filho que é pequeno.já estou preocupada e com medo que o meu cão pegue carrapato do cão do vizinho e adoeça.me ajuda pelo amor de deus.

  • RAQUEL SILVA PIRES ARAÇATUBA SP

    1 de fevereiro de 2013, 11:38

    BOM dia DOUTORA ..TENHO UMA CACHORRINHA FOX ,ELA JA TEM 19 ANOS ,E AGORA ELA VIVE COM CARRAPATOS ,EU TIRO , DO BANHO , COM CARRAPATICIDA , MAS NÃO TEM JEITO .COMO ELA É BEM VELHINHA , TENHO MEDO DE DAR ALGUMA COISA MAIS FORTE E ELA NÃO AGUENTAR …ME AJUDE …OBRIGADA

  • E. Coelho

    30 de dezembro de 2012, 12:40

    Dra. Fernanda, por dsespero em vêr uma quantidade grande de carrapatos em um dos meus filhotes que dei aos filhotes 1/4 de comprimido/ ivermectina. Resultado: Estão passando pelos efeitos leves da ivermectina. Agora queria saber que antibiótico u posso dar para suspender ou diminur o efeito do medicamento.

  • Cintia

    26 de dezembro de 2012, 19:59

    Olá doutora!! Tenho 2 poodles, e eles estao infestados por carrapatos.. gostaria de saber qual remedio devo aplicar neles para que os carrapatos acabem, e outro remedio para jogar no local onde eles circulam!! desde já agradeço a atençao!

  • Rina bat Avraham Ve Sarah

    23 de dezembro de 2012, 11:11

    Drª uso ivermectina em minha cadela e sempre foi bem aceito, li em seu esclarecimento sobre o assunto e gostaria de saber qual o intervalo entre uma dose e outra do medicamento, já que fica até 4 semanas no organismo, aplicar mensalmente seria correto? Tenho uma ship dog mestiça.

  • Jennifer

    24 de novembro de 2012, 10:49

    Olá Dr.Fernanda,o meu cachorro está muito sonolento e vomitando,queria saber se isso poderia ser vermes?
    Você me ajudaria muito se me responde-se!
    Grata pela a atenção!
    Abraços!

  • amarildo

    22 de novembro de 2012, 23:17

    ola Dra
    o medicamento ivermectina, pode esterilizar as femias filhote?
    alguns criadores de coelhos, para n ter concorrencia, vendem filhotes esterlizados e ouvi dizer que é este medicamento que é usado.

    obrigado

    se puder me responda tb no e-mail

  • Pamela

    31 de outubro de 2012, 15:15

    ola tenho uma chow chow de 6 anos, dei Mectimax 12mg p ela e ela amanheceu vomitando com tremedeira, salivando e nao come nada so toma agua,ja estou desesperada.

  • karynne

    30 de outubro de 2012, 19:57

    Olá doutora !!estou com uma cachorrinha shich-tzu e nao sei como acabar com os carrapatos .ela tem 4 messes e estou com medo de dar esse remédio ”IVERMECTINA”.ela está com 960g e nao sei see é adequado dar esse remédio para acabar com os carrapatos !!entao nao sei se posso dar esse remédio pra ela !!!E o que me diz ??

  • Costalonga

    20 de outubro de 2012, 09:24

    Bom dia doutora tenho uma fêmea de Pastor Alemão de pelagem longa, ela tem 11 meses e de 5 meses pra cá ela vem apresentando queda muita queda de pelo, todo dia escovo o pelo e tiro muito, mais muito pelo mesmo, não esta ficando com falhas no local, mas a queda é constante, tenho uma Boxer de 5 meses e há 2 meses ela estava com sarna, fui a uma casa agropecuária da minha cidade e me indicaram o Dectomax, ela sarou e até o pelo melhorou e não tem nada de queda de pelo na Boxer, gostaria de saber se o Dectomax serve tb para queda e se posso aplicar em minha Pastora para esse fim, obrigado.

  • Manoela

    10 de outubro de 2012, 16:27

    Boa tarde Dra.
    Posso dar Ivermec para a minha lhasa de 1 ano,
    a veterinaria medicou 1 comprimido por 4 semanas … mas, li na bula q é 1 comprimido pra cada 15 k, minha lhasa pesa 4kg.

    obrigada

  • Walvyker de Souza

    24 de setembro de 2012, 21:55

    Olá Doutora.
    Meu cão é um mestiço com Valmarangue, de porte médio e já tem uns 18 anos de idade humana. Há 7 meses ele tem estado com a sarna canina, tanto no corpo quanto no ouvido, e já está com as juntas das patas e cotovelos bastante afetadas, inclusive com sangramentos. Dou banhos semanais com BUTOX e uso algodão embebido em TIURAM nos ouvidos. Já usei a IVERMECTINA via oral, mas o processo ão regride. ele sofre muito com as coceiras e já não sei mais o que posso fazer. Os dois veterinários que me inndicaram os medicamentos também não me apresentam solução melhor. Será que poderia me ajudar a ajudar o meu cachorro. Lhe fico muito grato.

  • jeniffer

    24 de setembro de 2012, 18:18

    por faavor minha filha esta com fitiriase palpebral e elaso tem 1 ano por favor m,e ajude

  • Crystina Pacheco

    17 de setembro de 2012, 11:17

    Ola Doutora. Sou Crystina, e tenho um chow chow de 5 meses.
    Eu levei ele no veterinario e diagnosticaram que ele tava com sarna. E o veterinario me indicou Mectimax Ivermectina 3mg, e ele ainda esta tomando, so que de uma semana pra ca ele nao quer comer a racao, e nem aquelas carninha em pacotinho.. e eu to estranhando muito pq ele sempre foi esganado e agora noa quer comer, a racao que eu dou é a royal.
    O que poderia ser?
    Se pudeeer me ajudar fico muitoo agradecida!
    Obrigada desde ja!

  • lontra

    14 de setembro de 2012, 17:20

    A Doutora abandonou o barco há muito tempo!!!!!

  • Renê C. Souza

    11 de setembro de 2012, 12:12

    Boa tarde Dra. Tenho um cão labrador,ele é muito agitador. etá com muito carrapatos e não deixe tirar.Existe algum medicamento que posso dar p/ eliminar ou algum medicamento p/ o cão dormir e p/ poder tira-las?mande resposta p/ gmail. Aguardo atenciosamente.Obrigado

  • Nerilson Denevides Liers

    30 de julho de 2012, 16:43

    Boa tarde! Há várias ivermectinas no mercado com promessas de 6.8 , 4.8 , etc. O que há de verdade nesses percentuais? O governo tem o controle ao ponto de se saber que aquelas promessas estampadas nos rótulos são verdadeiras ? Como deve o consumidor escolher produto com o melhor custo/benefício? Obrigado

  • Roberto J C

    12 de julho de 2012, 11:38

    Olá Dra., como encontrei algumas sugestões na internet que este seria o remédio adequado para tratar bicho de pé em cachorro, encontrei aqui que teria algumas restrições por causa de raça. Quando a raça é indefinida teria outra medicação mais adequada para comprar e aplicar?

    Tenho um casal de cachorros sem definição de raça com aproximadamente 2 a 3 meses que foi abandonados frente a minha residência.

    Comprei CAPSTAR mais foi mal indicação acho da agropecuária pois pesquisei que ela é somente para pulgas.

    Aguardo sua ajuda.
    Obrigado.

  • jose maria santos santana

    11 de julho de 2012, 00:09

    boa noite doutora
    eu tenho uma filhote de rotweller, ta com 11 meses.
    mas ela ta cheia de carrapatos , nao sei o q fazer pra acabar e controlar esses carrapatos
    O devo fazer ?
    obrigado

  • Bruna

    9 de julho de 2012, 22:27

    Boa noite,
    Preciso de um favor:
    Minha cachorrinha tem quatro anos de idade e eu nao sei mais o que fazer, ela nao para de ter carrapatos. Ja passei butox no local e ja dei banho de butox nela. Mas eu acho que o problema esta no sangue dela. Porque ela esta tendo muitos carrapatos grandes e nao sei mais o que fazer….me ajude!!!

    Grata

    Bruna

  • paulo h

    21 de junho de 2012, 17:15

    oi doutora tenho uma poudol ela esta se cosando muito e acaba se ferido toda qual medicamento vc mim em dica pr eu da pr ela
    ]obrigado fica com deus

  • GISELE

    18 de junho de 2012, 21:19

    Tem realmente eficácia contra os piolhos ?
    Na escola da minha filha as crianças estão numa infestação do cacete ,realmente é bom?

  • carina

    18 de junho de 2012, 16:27

    Dei ivermectina para minha gata ,no dia seguinte ela apareceu babando e com os quartos caidos ,não está comendo e não consegue ficar em pé .Não sei se é do remedio ou se ela comeu algum veneno ,pois meu cachorro tbm tomou o remedio mas está bem .desde já obrigado

  • Andréia

    17 de junho de 2012, 10:47

    Bom dia Drª. Tenho a indicação para usar 1/4 de ivermectina para sarna otodécica em gatos. Mas estou com medo, pq vi vários artigos dizendo que ela é contraindicada para gatos. Essa informação procede ou não?

  • Shirley Lemos

    15 de junho de 2012, 11:37

    Bom dia Dra,
    Existe algum estudo para uso em aves? Tenho um amigo criador de pássaros e costuma medicá-los com a substância e sugeriu q eu dê ao meu Papagaio de 13 anos…

  • Luciana Oliveira

    11 de junho de 2012, 08:09

    Tenho dois filhotesd poodle, e eslhes receberam ultima dose da vacina e o vermifugo no mesmo dia, desde então os dois não querem comer, estão tristes, a agoracomeçaram a fazer coco mole, o que poder ser? Estou muito preocupada, é a primeira vez que eles ficaram assim.

  • janet

    10 de junho de 2012, 20:01

    Desejo saber se a doutora Fernanda ainda respomde no site, pois estou anciosa e vejo pelas mensagens anteriores que não tem havido resposta. Como estou insegura sobre o tratamento com Ivermectina fico acompanhando para ver se houve resposta a minha preocupação Grata Janet

  • janet

    6 de junho de 2012, 00:33

    Boa noite doutora, estou cm duas cadelas com diagnóstico de micro filária em recente exame de sangue. estão sendo cuidadas por veterinário e o procedimento é o seguinte . diariamente um comprimido de doriciclina de 200mg, que vão tomar de 0 semana até 34 semana com intervalos semanais. Mucofan 2ml de 12 /12 horas e ivermectina 0,5ml semanalmente por 39 semanas. e 2ml de complexo b de 12 em 12 horas . Estou insegura quanto aos efeitos colaterai e quero saber se estou no caminho certo . grata pela orientação Janet

  • Diogo

    3 de junho de 2012, 15:38

    Ola doutora , eu estava removendo uns carrapatos do meu labrador e por acidente um acabou me mordendo , eu nao sabia que nao podia pucha-lo e acabei removendo ele , mas após nao tive nem coceira e nem nada no meu corpo.Voce teria alguma recomendação sera que eu precisaria ir ao medico ?

    E posso aplicar algum remedio no meu cachorro ? ele tem 03 meses

  • antonio

    31 de maio de 2012, 16:43

    ola doutora meu nome é antonio tenho um pastor alemao femea ela pegou sarna de um caxorro visinho ela tem 5 anos e esta bem fisicamente oq me aconselha a medicar ela com qual remedio

  • fabiano souza

    30 de maio de 2012, 08:59

    ola! sou do piaui e meu cão esta com carrapatos, existe algum remedio que seja ministrado via oral? qual é o nome?

  • luana

    24 de maio de 2012, 01:43

    poxa mmin diz ai qual e o melhor remédio pra conbater o carrapato do meu cachorroo menos butox por favor

  • Goyya

    22 de maio de 2012, 13:54

    Oi Doutora, estou cursando Vet tb. Meus professores disseram que nos casos de bicho-geográfico, o indicado é o uso do Albendazol. Será que eu entendi errado? Qual a diferença dos dois medicamentos? Estou bem no comecinho do curso, desculpe-me se minha pergunta foi tola. Abraços.

  • tatiana carla

    17 de maio de 2012, 10:23

    Bom dia, meu irmão tem 4 pudos todos com carrapatos, é tanto que estar espalhando por toda casa, até en cima da cama ele já encontrou, a minha preocupação é porque ele tem 2 filhas que corre o risco de ser contaminada pela sangue dos carrapatos, pois elas são muito agarradas com os cachorros,a minha pergunta é se posso comprar o médicamento ivermectina e carrapaticida.

  • Marcelo

    14 de maio de 2012, 15:04

    BOA TARDE DOUTORA TENHO UM ROTWEILLER PURO , ESTA QUASE FECHANDO 1 ANO DE IDADE , O QUE EU GOSTARIA DE SABER É SE POSSO DAR DECTOMAX PARA ELE COMO VERMIFUGO E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO. UM AMIGO MEU TEM UM CAO DESTA RAÇA TEM 5 ANOS , E ELE SO DA ESTE MEDICAMENTO O QUE A SENHORA ACHA. OBRIGADO

  • wellingto moreira

    9 de maio de 2012, 11:00

    Bom dia, Dra
    minha cadela teve um problema de queda de pelo, ficou totalmente sem pelo estou tratando com sarnatil mas ate agora nao melhorou, a uns dois dias apareceram nela umas feridas na parta da cabeça descendo para as orelhas es estou ficando cada dia mais intrigado, estou tratando e começou a sarar, mas hj pela manha notei que os ouvido e as orelhas dela esta inchados. o que devo fazer pois onde moro o veterinário mais próximo ica as 150km.

  • sanny dos anjso

    19 de abril de 2012, 23:47

    Boa noite,DRA. meu cachorro e um rotwale e esta com a doença do carrapato do coração nao sei o que fazer tem cura? e qual remedio eu poderia dar para combatelo? aguardo sua resposta desde ja agradeço!!

  • claudiene

    17 de abril de 2012, 21:40

    Fiz uma pergunta no site e ha dias aguardo retorno e hoje voces alem de nao responderem excluiram do sistema.
    grata pela atencao

  • renata

    17 de abril de 2012, 18:45

    ivermectina combate as pulgas, se nao o que posso fazer para eliminar a infestaçao.

  • Suellen

    17 de abril de 2012, 14:04

    Este remédio pode ser utilizado em Husky Siberiano ? Tenho três e nenhum remédio está adiando para acabar com esta praga, estou procurando recursos para exterminar de vez.

  • helenice

    14 de abril de 2012, 19:57

    Urgente. Preciso do nome d um remédio ou veneno q eu possa colocar no chão ou no cachorro pra carrapatos´pois estão enfestados de carrapatos e na minha casa tem 3 cachorros e todos eles estão com carrapatos..
    M ajudem por favor, amo demais meus cachorros ñ quero perde-los..

  • claudiene dias carvalho

    10 de abril de 2012, 22:13

    Boa noite doutora, gostaria que me ajudasse estou desde o dia 22/03/12 fazendo tratamento no meu york de 1 ano e 3,4 kg o veterinario detectou seborea oleosa disse ser cogenita , pois ele tb cuida do pai . o meu cao esta perdendo os pelos das costas esta com caspas branca e um cheiro bem forte. foi indicado alcort durante 15 dias reduzindo 2 comp ao dia depois 1/2 2x ao dia ate 1/4 2x ao dia junto com pelo e derme 750mg e shampoo dr club sebotrat o banho 3 vezes por semana. ja voltei ao veterinario, ele disse que melhorou muito, mas continua caindo muito o pelo. o pai do meu cao chegou a cair todos os pelos e teve que ficar internado durante 1 mes e mesmo assim a sua pele e grossa e o pelo ficou ralo e em alguns lugares nao nasceu mais. Bom fui a uma casa de racao e o dono me disse se injetar Ivermectina 3vezes nao me recordo a dosagem e continuar com os banhos de 2 em 2 dias logo ele estara curado o meu veterinario disse que isso nao procede, mas tive outras colegas que usaram em seus york Ivermectina e banharam com timbaco e creolina tb raspou o pelo no lugar que estava com a pelada(parte ficou rala ou quase totalmente sem pelo) e o resultado foi incrivel os pelos voltaram . Por favor me ajude ja fui em 4 veterinarios e so shampoo e pelo e derme nao ta adiantando o que eu faco????

  • gislene aparecida gomes

    10 de abril de 2012, 10:00

    Bom dia Dra!!! tenho um liaza de 9 anos e ele esta tendo uns tremores nas patas trazeiras e fica muito agitado qndo tem esses tremores e depois passa ,o que pode ser isso!!! desde de ja obrigado

  • jaqueline

    9 de abril de 2012, 23:10

    ola dra!preciso de ajuda.tenho um golden retrivier de 5 meses ja tem um mes e pouquinho q pegou sarna,e passei o triatrox dei 9 banhos nele qndo ja estava sicatrizando apareceu em outro lugar ou seja nao adiantou.me falaram do ivermectina comprei o remedio dei um pra ele mas teve diarreia tah bebendo muita agua.gostaria de saber se pode dar algum problema pois ele estava usando outro remedio q era o triatrox e dei o comprimido.me falaram que n tinha problema mas fiquei com medo de ficar intoxicado pq dei o ultimo banho a um dia a traz e hoje dei o remedio pq esta muito feio o local com lesao.

  • victor

    8 de abril de 2012, 23:49

    doutora por favor preciso da sua ajuda!

    uma cachorrinha “pudow” ( não sei como se escreve) que eu achei na rua ela tava infestada de carrapatos apliquei uma vacina nela de ivermectina cuja dose foi 0,7ML ela após 2 dias começou a espirrar algumas gotas de sangue. oque faço???????????????? eu sempre apliquei nos meus cachorros, eu tenho 3 sem contar com ela, e nunca tive problemas. ela tem a idade um pouco avançada por favor me ajuda!

  • Fernanda

    24 de março de 2012, 10:32

    Dra., tenho um filhote de 11 meses da raça Shitzu que esta cheio de carrapatos, a uns 3 ou 4 meses a veterinaria passou um remedio no pescoço dele mas n resolveu muito, gostaria de saber qual remedio usar para combate-lo e para a limpeza do ambiente.
    Agradeço a atenção.

  • edileia

    16 de março de 2012, 19:31

    Dra; eu tenho uma lhasa apso de 6 meses desde desembro,que ela vem sofrendo,com umas bolinhas levei no veterinário,ele disse que era intoxicaçao fiz o tratamento como ele receitou mas depois,de uma semana os carosos voltou e ela se cossa muito dei antibiotico e nada ela se cossa tanto q até se fere,me falarão do ivermectina será q posso dar a ela? está parecendo sarna

  • wagner lopes

    15 de março de 2012, 04:24

    ola doutora
    na minha casa no quintal tem muito areia
    sera que eu teria que acimentar um canto só para meu cachorro
    para ele ficar.
    esta lotado de carrapato não sei mais o que fazer.
    me ajuda?

  • Monica

    5 de março de 2012, 09:36

    Olá Dra, meus gatinhos de 4 meses estão com sarna, cocam muitos o corpinho, orelhas e já estão começando a ficar sem pelos, nos dedinhos,minha filha foi contaminada e tratei ela com permetrina loção, e as gatinha tbm, mas agora voltou para as gatinhas, estou com medo que passe para minha filha outra vez. qual melhor medicamento para as gatinhas?

  • Eliana dos Santos da Silva

    1 de março de 2012, 19:23

    Olá,Dra tenho uma cadelinha e ela ta muuuito feinha coitada,ta caíndo muito pelo e ela se cossa bastante,já dei o banho com sabonete de enxofre mas eu acredito que ela se intoxicou com ele pois ela tava babando muito,eu sei que não é legal dar leite p cão mas na situação tive q misturar um pouco com água,depois q ela bebeu graças a Deus teve uma certa melhora,mas agora a minha bichinha se cossa muito dai eu dei um pequeniníssimo pedaço de ivermectina p ela me ajude ela ta com sarna.Desde já eu agradeço!!!!

    Abraços!!!!!!!!!!!

  • Michel

    24 de fevereiro de 2012, 00:12

    Olá, Doutora!
    Boa noite!

    Gostaria que me ajudasse.
    Fui a um Pet Shop e pedi remédio para combater carrapatos do meu cachorrinho de 5 meses.
    O vendedor me deu o remédio Mectimax, com vermectina 12mg.
    O cão tem de 8 a 10 kg.
    O vendedor orientou que desse um comprimido por dia ao animal, num total de 4 comprimidos.
    Hoje, no terceiro dia o cão apresentou moleza e sinais de cegueira, esbarrando nos móveis.
    Só amanhã o veterinário poderá avaliá-lo.
    No entanto não confio muito na qualidade e capacidade dos veterinários daqui da cidade.

    Gostaria de saber se posso fazer algo para combater a infecção do remédio ou se existe a possibilidade de minimizar a cegueira iminente do animal.

    Você sabe bem o quanto estou apreensivo. Agradeço de coração!

  • carlos josé

    30 de janeiro de 2012, 18:36

    DRA.tenho uma dachshund esta com inicio de sarna,ruin para comer e está na época de dar remedio pra verme pra ela.Posso dar ivermectina injetavel nela???ela tem 2 anos e pesa 7 quilos.

  • Emanuelle Lorrayne

    27 de janeiro de 2012, 22:25

    Oi meu nome ,é Emanuelle ,e meu gato esta tomando dois remedios,e um dos dois e esse ivermectina ,e ele não esta se alimentando de jeito nenhum,estou preucupada,porfavor me diga oque fazer .
    Remedios contra SARNA
    Alergovet C
    Mectimax Ivermectina

  • Felipe Lima

    24 de janeiro de 2012, 09:36

    qual remédio para carrapatos devo aplicar na minha pit bull que está gestante, sem prejudica-la??

  • Marcio Mendes

    23 de janeiro de 2012, 10:32

    Bom dia Drª
    Doutora, eu gostaria muito de sua ajuda.
    Eu tenho um cachorro da raça poodle,ele te 4 anos e esta enfestado de pulgas.Já demos varios remédios para ele,mas sem sucesso.
    Ele esta com uma coceira insuportável,que a noite ele não nos deixa dormir.
    Minha mulher vive com lagrimas nos olhos,pois não sabemos mais o que fazer-mos.
    Minha casa é de taco e sempre passamos venenos para acabarmos com as pulgas e nada.
    Gostaria URGENTE de sua ajuda.
    Eu acho que já bateu o desespero na gente.
    Desde já agradeço

  • ROBERTA PATRICIA DE LIMA

    22 de janeiro de 2012, 18:21

    IBUTOX É BOM PARA MATAR O SÓ PARA LAVAR O AMBIENTE QUE O CACHORRO

  • Paula

    5 de janeiro de 2012, 18:37

    ola! tenho 6 cachorros. rottwailers, labradores e SRD. tenho mtoooo medo da dirofilariose e estive vendo os medicamentos indicados p/ prevençao e sao mto caros considerando a qunatidade de caes q tenho. na loja a atendende me sugeriu a ivermectina. posso usa-la? meus caes tem entre 3 anos (incompletos) e 5 meses. a unica q nao sei a idade eh a SRD, uma vez q ela era de rua. gostaria mto de previnir, pois nao gosto nem de imaginar q meus bbs fiquem doentes. ja passei por isso eh mto compolicado. desde ja agradeço a atençao!
    paula

  • marinalva

    1 de janeiro de 2012, 20:21

    ola doutora tenho uma cachorrinha vira lata de um ano e meio q esta doente tudo comesol quando ela entrou no cio,ela tinha uns nove mese,depois diso ela comesol com um desiquilibrio ela estava em pe derepente do nada dava uma fraqueza nas pernas dela q quase caia hoje ela tem um ano e meio mas omenos,nao se esatamente pois achei ela na rua e touxe para minha casa.agora ela esta doente esta com as patas trazeiras inchadas e se afirma muito nas patas da frente logo q comesol era a barriga q estava inchada.agora sao as pernas sera q e a doença do carrapato oq devo fazer me ajude obrigada mari

  • marinalva

    31 de dezembro de 2011, 14:41

    ola doutora,tenho uma viralata d um ano e meio,q ficou no sio com nove mese,depoi diso ela ficou com um seso de tremedeira tipo se tivese fraca e se desiquilibrase.agora ela ta com a barriga inchada hoje acordei,e ela esta com as patas trazeiras enchadas e so fica sentada nao deita,jata ate torta por causa da posiçao frequente;sera q e a doença do carrapato me ajude.

  • Henrique Cesar dos Santos

    26 de dezembro de 2011, 19:42

    Prezada Dra. Fernanda,

    Gostaria muito de sua ajuda, tenho cão da ração teckel de 13 anos ele é muito sadio e com suas vacinas todas desde que nasceu.
    Seu Vet Dr. Belizário Meira Neto,sempre o trata com muito carinho, desde que nasceu ele sempre foi muito alérgico o que venho tratando-o desde pequenino, mais ultimamente ele anda com uma coceira constante, que não apresenta pilgas e nem carrapatos.
    ele já tomou todos os remédios possíveis e impossíveis, desde predinisona, cefa cure, Hyxizine 25, já fiz exames de pele nele e nada, o engraçado é que essa coceira apresenta uma certa caspa que ao dar o banho com selsuns oro shampoo anti caspa ele melhora, agora passei para o alergocort e ele se sente bem.
    Ele faz uso da essa ivermectina comecei ontem com meio comprido e ele está muito bem.
    A minha pergunta se faz no sentido de quando em quando eu posso dar a ele esse meio comprimido?

    Obrigado,

    Henrique Cesar
    Vila Isabel – Rio de Janeiro

  • jamile

    22 de dezembro de 2011, 02:25

    Dra o que faço para mata larva migrans
    já usei a pomada foldan e nada.

  • léla

    20 de dezembro de 2011, 20:05

    minha polldoo esta cheia de pulgas posso usar ivermectina nela ela tem 7kilo

  • Ludmila

    24 de novembro de 2011, 16:06

    Boa Tarde Doutora, gostaria de saber se posso das ivermectina para minha golden?

    Obrigada,

    Ludmila

  • Sônia esmeralda

    22 de novembro de 2011, 18:24

    Boa tarde doutora,já perdi 2 cães com cala ar e o terceiro foi diagnosticado também cala ar estar com 5 meses o veterinário informa que e inicial. Tem tratamento? Pode-se estacionar a doenca ?

  • Prisciliana Fernandes

    21 de novembro de 2011, 20:32

    Tenho uma cofape e há quase 2 anos ela tem crises de espirros e uma tosse que se manisfesta quando ela fica excitada e agitada. Já dei vários antibióticos como doxiciclina, bactrosina e duprancil. Penso que ela tenha “tosse canis”, mas não sei qual é o tratamento.

  • alessandro

    20 de novembro de 2011, 10:11

    ola bom dia ?
    estou com uma cachorra basset e ela esta com sarna demodecica
    e já levei em varios lugares inclusive na faculdade veterinario mas nao teve muito sucesso pois me receitaram invermectina um comprimido por dia e quase matei a cachorra
    dai entrei com advocate pois esse resolveu mas e muito caro dei 3 doses durante 3 semanas sera que agora posso entrar com com o invermectina com uma dose correta ?
    e qual seria a dose pois a cachorra tem 7 kilos
    hoje estou dando para ela toma cefalexina de 12 em 12 horas neo metrodazol 250mg de 12em12 horas mas oleo de peixe mas extrato de coco extra virgem e extrato de propolis uma vez ao dia
    e a cachorra melhorou muito ja esta secando as feridas mas gostaria de estar dando o invermectina uma vez por semana na dosagem correta?
    desde ja obrigado?

  • FRANCIELE

    18 de novembro de 2011, 12:04

    OLÁ,BOA TARDE EU TENHO FILHOTES DE SHIT-ZU E OS ADULTOS JA ESTAO COM UM ANO E MEIO E OS FILHOTES 5 MESES QUASE SEIS FOI A PRIMEIRA NINHADA DA FEMEA E POR SORTE VIERAM SEIS FILHOTINHOS QUANDO ELES INTERAM 4 MESE E MEIO 3 FILHOTINHOS COMEÇARAM A INFESTAR DE TANTO CARRAPATO E INFELISMENTE MORRERAM UMA VIZINHA ME INDICOU O VERMECTIL USADO EM HUMANOS AI DEI PARA TODOS OS ADULTOS E OS FILHOTES UM COMPRIMIDO INTEIRO SEGUNDO A VISINHA EU DEVERIA REPETIR A DOSE COM SETE DIAS PORÉM EM UM DOS FILHOTES APARECEU UMA BOLA VERMELHA EM CADA OLHO PODERIA SER QUE A DOSE FOI MUITO ALEM DO QUE DEVERIA?ESSAS BOLINHAS ESTAVAM CRESCENDO COMEÇEI A LAVAR OS SEUS OLHINHOS COM SORO,COM MEDO EU NAO REPITI A SEGUNDA DOSE NAO LEVEI A UM VETERINARIO ELE ACONSELHOU UMA CIRURGIA,NAO QUERIA ESSE PROCESSO NAO TENHO MEDO,TEM ALGUMA OUTRA COISA QUE POSSO DAR A ELE????POR FAVOR ME AJUDE…SE PUDER ME RESPONDA NO MEU EMAIL…OBRIGADA

  • Luiz

    4 de novembro de 2011, 12:54

    Olá Dr.Fernanda Martins,fico muito grato por suas informações,sempre úteis,claras de fácil compreensão, e de grande valia.

  • Anier Tatiana

    30 de outubro de 2011, 09:45

    olá dra. Estou com uma lhasa apso de 2 anos e maio que estava mancando e levei ao veterinario e ele achou umas verruguinhas em uma pata , depois disso ele me receitou o ivermectina de 3 mg, dei a minha cachorrinha depois disso ela começoau a passar mais mal ,perdendo as fosças nas patas vomitando salivando muito tremendo, levei para o hospital e dai em diante ela teve convulsoes e hj ela se encontra internada a 6 dias em coma ela só tem reflexo muito pequeno em um olho esta com batimento cadiaco de 60 e respirando mais ou menos pq adquiriu uma pneumonia, mas ela ta tentando viver, nao sei o q devo fazer,nao sei se tem cura se vai ter sequelas caso ela saia dessa, me ajude por favor estou desesperada, estao me dizendo para fazer eutanasia( mas nao gostaria) o q faço? me ajude o mais depressa possivel, pois choro todos os dias, e queria saber se posso ter alguma esperança….Desde ja agradeço!
    30/10/2011
    Aguardo resposta!

  • Carlos Pio

    29 de outubro de 2011, 12:19

    Oi Doutora, acabei de lhe escrever sobre as reações do meu Shih Tzu ao Dectomax mas esqueci de dizer que ele parece sentir especial desconforto na região do escroto, na qual houve forte ressecamento das manchas negras causadas pela ação dos fungos.
    Era só isso que eu queria acrescentar ao quadro.
    Obrigado,
    Carlos

  • Carlos Pio

    29 de outubro de 2011, 12:03

    Olá Doutora! Tenho um Shih Tzu macho de 6,5 anos que tem fungos há muitos anos, quase que desde os 2 de idade. Já tentei de tudo, sempre seguindo orientação veterinária, mas o melhor resultado jamais foi a completa cura. Agora, um novo vet, recomendou 10 aplicações de 4 ml de Dectomax, cada uma , em intervalos de 5 dias entre as doses. Aplicamos a primeira e os resultados gerais pareceram positivos, pois as feridas estão ressecadas e houve criação de casca e escamação de alguma delas. No entanto, passados 5 dias, ele começou a apresentar tremores intermitentes, especialmente quando está sentado, com as patas da frente em pé. Antes disso, sua reação era normal, sempre brincando, correndo e se alimentando como de costume. Não observei qualquer um dos outros sintomas de intoxicação.
    Pergunto se devo abortar o tratamento ou se este sintoma, que me parece menor em relação aos descritos nos sites que consultei (em português e inglês), tende a passar com o tempo.
    Obrigado desde já por qualquer ajuda!

  • MARCELO ROCHA

    23 de outubro de 2011, 12:25

    A CEGUEIRA CAUSADA PELE IVERMECTINA ELE E PASSAGEIRA OU PODE SER PERMANENTE ?

  • lisi

    18 de setembro de 2011, 20:43

    preciso de ajuda, resgatei uma cadelinha de umesgoto e minha mãe a adotou mas ela esta perdendo o pêlo, só se coça o tempo todo e tem feridas pelo corpo, já dei banho com matacura, e passei iodo tópico, mas ontem fiz uma injeção de dectomax nela, menos de 1ml, agor aestou apavorada com medo de fazer mal, ela esta bem eu acho, a coceira começou a aliviar mas mesmo assim estou apavorada, nos ajude por favor. obrigada!

  • josericardodasilva

    17 de setembro de 2011, 13:01

    o vinagre em agua morna pode ser aplicado em filhotes ?

  • Márcia Antunes

    12 de setembro de 2011, 14:27

    Dra Fernanda Boa tarde

    Estou desesperada!

    Domingo, dia 11/09/11 meu cãozinho Freddy, meu chow chow de 49 dias ingeriu dois comprimidos de mectimax de 12mg cada.

    O levamos para o veterinário, onde ele está internado desde então. Hoje foi que ele apresentou reação, abriu os olhos e se moveu, porém, a médica vet. disse que o quadro que ele está apresentando agora não vai ser reversível, que a ivermectina que ele ingeriu atinge o sistema nervoso central, ele não vai mais andar, nem levantar. Ele vai comer e beber se a gente der, mas que ela já viu muitos casos e nunca soube de reversão.

    Que ele pode ficar assim para sempre, ter uma pequena melhora ou morrer a qualquer momento.

    E eu gostaria de saber, pela sua experiência se já viu casos como o meu e se com fisioterapia, medicamento há reversão ou melhora significativa do quadro?

    Agradeço desde já a atenção.

  • Marlene Santos Lopes

    10 de setembro de 2011, 04:02

    Não sei como ver sua resposta,por favor me oriente.Obrigada.

  • roseli

    18 de agosto de 2011, 21:09

    Boa noite Drª!minha cadelinha tem quase 7 meses e depois q ela escapou para rua percebi o inicio de sarna, por ignorância, achei q poderia melhorar apenas com banho, ao ver q so estava aumentando e sem condições d leva-la ao veterinário, fui ate uma casa d razão q me indicou ivermectina comprimido para ministrar um a cd 7 dias, apos a ingestão do primeiro, dois dias depois, a cadelinha não levantou mais, seus olhos tem sintomas de conjuntivite, não fica em pé, ficou salivando, e acho q teve febre, por ter visto ela tremendo muito e tbm molhada, mal consigo dar agua com a seringa, ha tres dias ela não come nada, tbm vi q sai muita secreção amarela do anus, e por eu estar desempregada, realmente não tenho nem um recurso, mas não gostaria de deixa-la morrer a míngua…será q ainda tem algo a ser feito?

  • Marlene Santos Lopes

    14 de agosto de 2011, 22:43

    Oi Dra. eu estou sem saber mais o que fazer com minha cadela com sarna demodécica,existe algum novo tratamento mais eficaz do que antibioticos,ivermectina,shampoo de peróxido de benzoíla.Minha cadela era linda está horrível e triste até dificuldade de mastigação ela está tendo,nos ajude….;

  • Marlene Santos Lopes

    9 de agosto de 2011, 02:17

    Oi Dra. eu estou sem saber mais o que fazer com minha cadela com sarna demodécica,existe algum novo tratamento mais eficaz do que antibioticos,ivermectina,shampoo de peróxido de benzoíla.Minha cadela era linda está horrível e triste até dificuldade de mastigação ela está tendo,nos ajude….;

  • patricia

    5 de agosto de 2011, 11:11

    BOM DIA Dª
    MINHA GATINHA PEGOU UMA SARNA E ESTOU USANDO Ivermectina GOSTARIA DE SABER SE É A MEDIDA CORRETA EU USO EM 8 EM 8 DIAS

  • Viuviu

    3 de agosto de 2011, 11:57

    o q posso usar contra carrapatos em cães de 8 meses?

  • brandao

    19 de julho de 2011, 11:28

    Ola’ Doutora,
    Eu peguei uma escambiose que esta’ complicada. Tentei a farmacia toda e so’ piorou. Entao no desespero injetei ivermectina 1ml subcutaneo. Algum perigo?

  • Cynara Martins

    17 de maio de 2011, 15:48

    Olá, Dra Fernanda!
    Tenho um pastor alemão com 10 anos e está apresentando um quadro de otite bem avançado, pois viajei e não deram andamento ao tratamento que estava fazendo(limpar a parte externa da orelha com pomada a base de ‘nistatina’, passando o algodão umido com sabão amarelo, secando em seguida- de3 em 3 dias, e aplicando Otomax 3x ao dia).Infelizmente moro numa região de praia e não há veterinário perto(só a 80km) e sem automóvel fica difícil. Tenho medo de perdê-lo, mesmo sabendo de sua idade avançada, gostaria que quando chegasse a sua hora, fosse mais tranquila. Peço que me responda com urgência, por favor, pois vê-lo desta maneira está me causando muita angústia. Sei que por ética não procede uma indicação medicamentosa feita pela senhora, assim on line, mas ele está muito triste. Irei fazer o tratamento com Canex para combater também as verminoses, pois a última foi a 3 meses. Aguardo ansiosa!

  • Ennelyse

    9 de maio de 2011, 15:12

    Olá dr fernanda gostaria que a sra me esclarecesse uma duvida: tenho uma lhasa apso com 2anos e 10 meses e aproximadamente com 5 klse meio, levo todos os dias ela para passear na praça ao lado do meu apartamento, mais ela de vez em quando aparece com carrapato e pulgas, gostaria de saber qual seria o medicamento ideal e mais duravel contra essas pragas.
    me oriente por favor, desde ja agradeço.

  • LEILA ALVES

    1 de abril de 2011, 07:33

    Ola Bom Dia !!!
    Quero saber como controlar a manifestações de carrapatos???
    Porque nao descuido dos meus animais, mas não consigo controlar os carrapatos, quando penso que acabou começa de novo a manifestação…gasto muito com remédios para elas “as cachorras” e no quintal também lavo todos os dias limpo mas nao tem jeito.

    “O QUE FAÇO PARA ACABAR DE VEZ COM ESSES BICHOS MALDITOS POIS TODOS OS DIAS TORÇO PARA QUE NENHUM INFECTADO DE DOENÇA POSSA PICA LAS,
    OBRIGADA.

  • dante

    3 de fevereiro de 2011, 17:13

    BOA TARDE DRA ,GOSTARIA DE SABER SE A SELAMECTINA PODE SER USADA PARA SARNA DEMODECICA NO LUGAR DA IVERMECTINA .OBRIGADO.

  • Fernando Souza

    1 de fevereiro de 2011, 10:29

    Olá Doutora! Tenho um Pit Bull de 1 ano de idade, apareceram umas bolhas vermelhas que estouram e sangra, por fim ficando pequenas feridas, usando vários medicamentos, consigo evitar que aumentem, depois de levá-lo ao veterinário, ele me indicou a invermectina para o tratamento (além de outros medicamentos no banho), eu gostaria de saber se o Dectomax (Doramectina) agiria com o mesmo princípio ativo.

  • daniel

    4 de janeiro de 2011, 08:17

    Bom dia Dr Fernanda ,

    recebi recomendações para o uso de ivermectina em meu cão, se trata de um ROTTWEILER , com 1 ano e meio de idade , gostaria de saber se realmente esta droga é benefica ao animal quando se trata de uma infestação de carrapatos estrelinha, e aqueles grandes tb.

    um abraço

    grato
    Daniel

  • Elizabeth

    20 de dezembro de 2010, 00:16

    Olá Doutora. Sou de SP e sempre fiquei com minha filhote de podle dentro de casa, ela esta com 4 meses. coloquei por uma semana na minha garagem que é coberta e surpresa . esta infestada de carrapatos . percebi quando dei um banho e ja tinha alguns entrando em casa inchado. retirei todos com pinça por volta de 25 e queimei todos. Me recomendaram lavar o hambiente com Butox. e como é novinha nao sei se uso o frontline nela e ainda nao foi feito tosa. O pelo esta enorme. e foi dificil remover os carrapatos estou preocupada pois ficou dentro de casa esses dias durante algumas horas somente e tenho tres crianças pequenas. O que fazer?

  • Fernanda Martins

    28 de abril de 2010, 13:28

    Olá, doutora!
    Felizmente nunca lidei com sinais de intoxicação com o uso de Doramectina. Penso que o tratamento de suporte e sintomático para as manifestações neurológicas são os melhores procedimentos nesses casos.
    Mande-me notícias sobre os resultados do tratamento!
    Abs

  • IONE

    11 de abril de 2010, 13:13

    olá Doutoura !
    Estava fazendo aplicaçoes com a doramectina em caes, tive vários sucesso, mas quinta feira fiz aplicaç{ao em um pinscher e o outro dia num york, e estao muito complicados, ficaram com os sinais de intoxicaç{ao. Entao gostaria saber se já fez alguma terapia suporte em relaç{ao a este caso, tiveram tremores, desorientação, hiperestesia, hiperreflexia, hipersalivação, midríase, depressão, cegueira, entao gostaria de saber em terapia, pois estou fazendo soroterapia, protetor hepático, antiémetico, vitamina b12.
    Sou veterinária no Rio Grande do Sul, cidade de Caxias do Sul
    obrigado pela ate4nç{ao, agradeço
    ionemazzo@yahoo.com.br

  • Fernanda Martins

    9 de fevereiro de 2010, 20:32

    Olá, Alexsandro
    na matéria “Carrapatos – como combater e controlar” eu explico tudo que é necessário fazer para acabar de vez com os carrapatos. Se você ficar com alguma dúvida, estarei aqui para esclarecer.
    Abraços

  • Fernanda Martins

    9 de fevereiro de 2010, 20:29

    Olá, Franklin
    os medicamentos devem ser prescritos por um médico veterinário após um exame detalhado para detecção da causa da dermatopatia. Minha dica é procurar o veterinário que acompanha sua cadela para que ele avalie o quadro e aplique o tratamento correto.
    Abraços

  • FRANKLIN

    4 de fevereiro de 2010, 15:36

    DRª FERNANDA
    TENHO UMA SHARPEI QUE ESTA COM FUNGOS NA PELE, E ME INDICARAM O USO DE DECTOMAX,SERA QUE NAO SERIA TOXICO PARA ELA?
    OBRIGADO PELA ATENÇAÕ!!

  • ALEXSANDRO DOS SANTOS RIBEIRO

    29 de janeiro de 2010, 11:38

    BOM DIA DOUTORA
    Fernanda Martins

    ESTOU COM UMA NINHADA DE 5 FILHOTINHOS DE DOG ALEMÃO, E ELES ESTÃO ENFESTADOS DE CARRAPATOS MACHOS O QUE DEVO FAZER?

  • Fernanda Martins

    7 de dezembro de 2009, 13:55

    Olá, Pablo

    A Doramectina é uma alternativa ao uso da Ivermectina sim, mas, em bula, ela não é recomendada para cães (somente para bovinos, suínos e ovinos). Alguns estudos foram feitos com o uso da Doramectina em cães e os resultados foram satisfatórios e não houve relato de toxicidade, porém eu desconheço algum estudo que tenha usado alguma das raças susceptíveis à intoxicação. Na rotina de clínica, eu não utilizo a Doramectina para essas raças. Para elas, uso a Selamectina, que é uma alternativa e é a única citada em literatura como segura para essas raças.

    Espero ter esclarecido.
    Abraços,

    Fernanda Martins

  • Pablo Martins

    7 de dezembro de 2009, 10:22

    Doutora, o Dectomax (doramectin) injetável poderia ser uma alternativa para essas raças? Eu tenho lido depoimentos de outros donos que tiveram sucesso com o usos do Dectomax.

    Saudações.